Gestão do Negócio

Os desafios do empreendedor no Brasil

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 4 mins de leitura | ← voltar

Os desafios do empreendedor no Brasil

Empreender no Brasil é uma tarefa que, normalmente, já exige muito esforço e dedicação, não é mesmo? Nesse contexto, se por um lado o sucesso do negócio depende dos conhecimentos e das habilidades do administrador, por outro, depende das condições do mercado e das facilidades que o governo oferece.

Só por isso já se pode presumir que são muitos os desafios enfrentados pelo empreendedor para conseguir manter seu negócio. E foi pensando nisso que resolvemos trazer, neste artigo, como fazer para vencer cada um desses obstáculos.

Obtenção de crédito

A quantidade de exigências e o processo altamente burocrático para obter acesso às linhas de crédito são uma dificuldade normalmente encontrada pelos empreendedores que estão iniciando seu negócio e até mesmo para quem já atua no mercado. Isso é, muitas vezes, controverso, pois, se por um lado os empreendedores que estão iniciando precisam de crédito para investir e garantir fluxo de caixa para seu negócio, por outro, quem já está mais estabilizado no mercado acaba conseguindo crédito com mais facilidade. Assim, para que o andamento da empresa não seja inviabilizado, procure amigos próximos ou parentes que possam fazer um empréstimo ou procure bancos que ofereçam condições especiais para empreendedores.

Concorrência feroz

Uma das dificuldades do empreendedor em se estabelecer no mercado é o fato de o ambiente ser cada vez mais competitivo. Devido a isso, conseguir um bom posicionamento, com uma boa carteira de clientes se torna uma tarefa extremamente difícil, principalmente quando os concorrentes são grandes empreendedores, já conhecidos no mercado. Mas se você consegue agregar diferenciais ao seu produto ou serviço, buscando sempre melhorar o atendimento e o que é oferecido, já possui uma certa vantagem frente à competição, ficando mais fácil reter e atrair novos clientes.

Taxas de juros e carga tributária

É muito comum encontrar empreendedores que não conseguem incentivo financeiro com taxas de juros baixas. Isso, associado às políticas de crédito, faz com que muita gente acabe desistindo de investir em um negócio próprio. Essa é a hora de contar com a ajuda de um contador de confiança para entender e analisar as tendências do mercado no que diz respeito às taxas aplicadas e ao melhor momento para investir ou captar recursos. Afinal de contas, nada melhor do que a ajudinha de um especialista, não concorda?

Quais impostos e que alíquotas incidirão sobre seu negócio? Saiba, desde já, que isso varia muito de um ramo de atividade para outro e até mesmo de acordo com o porte da empresa. E é por isso que o ideal é, mais uma vez, procurar um profissional contábil para auxiliá-lo em relação ao regime tributário mais adequado a seu modelo de negócio. Modelos como o Microempreendedor Individual (MEI) e o Simples também auxiliam na viabilização da formalização da sua empresa, possuindo uma incidência de impostos totalmente diferenciada. Confira com seu contador se você se encaixa em alguma dessas opções!

Capacitação profissional

Algumas pessoas, quando decidem entrar no mercado empreendedor, contam apenas com a experiência que adquirem ao longo da vida e algumas técnicas de vendas para conduzir seu negócio. Mas fique atento, pois as deficiências do empreendedor em relação a conceitos de gestão e administração podem acabar comprometendo o andamento e a continuidade do negócio. Apesar de o empreendedorismo não fazer parte da grade curricular dos cursos e das escolas, pode-se sempre contar com programas da iniciativa privada e com um profissional contábil para aprender novas habilidades e obter auxílio no direcionamento das ações que contribuirão positivamente para o desenvolvimento do negócio.

Por mais que a tarefa de empreender pareça complicada, esses empecilhos não são motivos para inviabilizar a prática e a abertura do negócio! Basta que o empreendedor tenha determinação, procure sempre se atualizar, adquirindo novos conhecimentos e habilidades, e saiba com quem contar na hora de gerir sua empresa. Não é tão difícil assim, não é verdade?

Quer começar a se capacitar melhor desde já? Baixe gratuitamente nosso guia Como abrir uma empresa, com um passo a passo para tirar as ideias do papel.

Agora comente aqui e nos conte sobre as dificuldades que você enfrenta no dia a dia para gerir seu negócio! Como você faz para superá-las?

Leia também