Controle Financeiro

Perfil financeiro: qual é o mais adequado para o seu negócio

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura | ← voltar

Perfil financeiro: qual é o mais adequado para o seu negócio

Para que um empreendedor não sofra com problemas financeiros, não basta simplesmente ter um ótimo controle de seu fluxo e administrar bem os recursos dentro da empresa.

É importante também que ele entenda qual seria o seu perfil financeiro, a fim de tomar as melhores decisões de acordo com seu modelo de negócio. Afinal de contas, como as sazonalidades do mercado e a estrutura econômica externa podem representar grandes desafios para o gestor, quanto mais informações ele tiver, melhores serão as soluções escolhidas. Pois então que tal descobrir qual é seu perfil financeiro e avaliar se ele é o mais adequado para sua empresa? Confira:

O perfil investidor

Se você tem perfil investidor, significa que possui uma reserva financeira e tem lastro para distribuir seus recursos em vários tipos de aplicação. Se em sua vida pessoal você normalmente se mostra desse jeito, é provável que consiga ser um bom administrador, porque é controlado, disciplinado e consegue distinguir o que as opções do mercado podem trazer de bom para você. Sendo capaz de tomar boas decisões financeiras para seu orçamento doméstico, você tem tudo para também tomar boas decisões em relação ao seu empreendimento. No entanto, é vital saber, desde já, que não se deve misturar seu dinheiro pessoal com o capital da empresa, OK? Seja meticuloso em relação a isso também!

O perfil poupador

Essa é a pessoa que consegue poupar dinheiro, mas não a ponto de abrir mão de certos luxos e das alegrias da vida cotidiana para ter uma reserva financeira suficiente para aplicar seu dinheiro. Se esse perfil se tornar um empreendedor, mas não melhorar seus hábitos, poderá ter que recorrer a empréstimos bancários quando surgir a necessidade de investir em mais mão de obra, infraestrutura ou materiais de estoque, por exemplo, uma vez que corre o risco de não conseguir eliminar certas despesas desnecessárias ou otimizar alguns processos dentro da empresa.

O perfil no limite

Esse perfil gasta praticamente tudo o que recebe no mês e, por isso, pode ficar quase que constantemente em dívida. Para essa pessoa, é importante adotar uma atitude mais controlada em relação às finanças pessoais, livrando-se, o quanto antes, dos débitos e mudando sua relação com o orçamento em geral. Caso se encaixe nesse perfil, é bastante provável que o empreendedorismo não seja ainda uma boa ideia para você.

O perfil em apuros

Trata-se da pessoa que precisa fazer novas dívidas, por meio de empréstimos ou outros meios, para conseguir pagar os débitos que já acumulou. Nesse caso, as coisas realmente vão mal. Esse perfil precisa rever todo o seu orçamento mensal, vender alguns bens e cortar muitos gastos para sair do atoleiro em que se encontra. Nesse cenário, renegociar as dívidas é indispensável, assim como adotar um bom controle das finanças daí para frente. Esse definitivamente não é o perfil adequado para quem quer tirar a ideia de investir em um negócio próprio do papel.

Independentemente do perfil que você acha que tem, há pelo menos duas coisas que não pode deixar de fazer: contar com um Contador para auxiliá-lo nessa análise de perfil — já que, muitas vezes, é difícil não se deixar levar pelas emoções ao lidar com o negócio que você mesmo está construindo, não é verdade? — e use um sistema de gestão para micro e pequenas empresas, a fim de não se perder no controle de suas finanças e afazeres do dia a dia. Você vai ser como só essas duas atitudes, super simples, mas extremamente importantes, já farão uma enorme diferença!

Se você está precisando planejar, analisar e controlar sua gestão financeira, baixe gratuitamente nosso Guia de Gestão Financeira para ficar no azul.

E então, você já tem alguma ideia sobre qual é seu perfil financeiro? Comente aqui e divida suas impressões e histórias conosco!

Leia também