Controle Financeiro

Planilha de custo de produção: baixe grátis!

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 5 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Uma planilha de custo de produção permite um controle maior dos gastos da empresa, facilitando a precificação;

  • Esse documento agiliza a gestão financeira e o registro dos lançamentos;

  • Desenvolvemos uma planilha de custo de produção em Excel grátis, para qualquer segmento ou tamanho de empresa.Continue a leitura e baixe agora!


Experimente grátis a Conta Azul!

 

Ainda é muito comum que as empresas mantenham seus processos no modo manual. Isso leva a dificuldades no controle da lucratividade e na estratégia de preços. Logo, usar uma boa planilha de custos de produção torna essa gestão muito mais rápida e assertiva.

Controlar esses valores é importante para verificar quanto você realmente está gastando por mercadoria produzida. Isso leva a identificar possíveis gargalos, como compras acima da necessidade e precificação pouco rentável. Encontrar boas oportunidades e montar promoções inteligentes são outras vantagens.  

Na prática, a planilha de custo de produção grátis é fundamental para maximizar os seus lucros e indispensável para a gestão financeira. Para ajudar neste desafio, montamos um modelo grátis deste documento. Continue lendo e veja como baixar o seu! 

Homem mexe no notebook em frente a uma janela de um escritório

Como uma planilha de custo de produção ajuda na precificação

O custo de produção é o valor base para calcular o preço do seu produto. Cobrar muito caro não garante lucro e, barato demais, pode levar a prejuízos. Por isso, sua precificação só pode ser feita após você entender quanto realmente gasta por mercadoria produzida.

A planilha permite que você enxergue em detalhes tudo que está sendo usado nessa produção. Logo, o empreendedor saberá quanto custou cada elemento para chegar no produto final. 

Ainda, a planilha de custo de produção gratuita é essencial para as simulações de custos de produção. Dessa forma, caso o dono do negócio deseje alterar alguma etapa neste processo, terá como fazer projeções reais. 

Leia também: Tudo sobre mapeamento de processos para seu negócio

Principais conceitos relacionados ao custo de produção 

Ganho de margem de lucro e eficiência de produção são grandes motivos de comemoração em qualquer negócio. Por isso, a planilha de custos é tão importante: ela ajuda a melhorar a saúde financeira da empresa. 

Para aproveitar esse documento da melhor forma, é interessante relembrar alguns conceitos utilizados na planilha. Confira:

Produção

É tudo o que se produz dentro da empresa em medidas físicas (100 parafusos, 300 pães ou 500 chaves). É basicamente um número que expressa uma quantidade.

Entender este conceito é uma forma também de repensar nos seus processos. Você está produzindo o suficiente para suprir as demandas? Ou está sobrando mercadoria? Seu estoque e o armazenamento estão garantindo a qualidade dos componentes do seu produto? 

Custos

Existem dois tipos de custos:

  • Direto: aquele que pode ser avaliado diretamente em relação a cada produto, como o custo de matéria-prima;
  • Indireto: é o inverso, ou seja, todo aquele que não pode ser avaliado diretamente, como a manutenção e custo de estoque.

Esses números são variáveis e precisam ser atualizados com frequência. Inflação, deflação, alta e baixa do dólar, seca, crises comerciais: tudo isso pode aumentar ou diminuir o custo de produção.

Um centavo de custo a mais pode não parecer muito, mas um centavo por produto, quando se produz mais de 100 mil, já é um valor expressivo. 

Produtividade

É a relação entre o que se produz em determinado tempo. Por exemplo: quantos pães uma equipe de dois padeiros produz por hora? Ou quantos pães são produzidos por hora em uma máquina automática de fazer pães?

Isso será usado para calcular a eficiência produtiva. Assim, você enxerga necessidade e oportunidades para melhorar sua cadeia de produção. Não existe processo que não possa ser melhorado.

Inclusive, se quiser enxergar melhor os passos desse processo, use um fluxograma aliado a essa planilha de custos.

Baixe sua planilha de custo de produção em Excel grátis 

Você já sabe que uma planilha eletrônica de custos é importante para a sua empresa. No entanto, fazer uma do zero pode levar muito tempo. É preciso levantar todas as necessidades dos cálculos, aprender as fórmulas, dentre outros passos.

Só que você não precisa passar por essa dor de cabeça. Nós da Conta Azul desenvolvemos uma planilha de custos de produção eficiente, completa e funcional. E ela está disponível de forma 100% gratuita.

Para ter acesso ao material, é só clicar no banner abaixo e preencher o formulário, que você receberá o link para download no e-mail cadastrado.

Leia também