Gestão do Negócio

Planilha de gastos para empresa: monitore todas as contas do seu negócio

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 24/10/2023 | 5 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Monitorar as contas e fazer reduções assertivas são tarefas importantes para o crescimento de qualquer negócio;
  • Sem esse controle é mais desafiador identificar o que é lucro, os custos e tomar decisões estratégicas;
  • Baixe gratuitamente nossa planilha de gastos para empresa e acompanhe melhor o seu financeiro.

Experimente grátis a Conta Azul!

Com uma boa organização financeira, é possível tomar decisões mais assertivas e acelerar o crescimento do negócio. O primeiro passo para isso é ter total controle dos custos e dos recebimentos. Nesse sentido, uma planilha de controle de gastos para empresas pode ajudar.

Afinal, colocar ordem nas finanças é uma importante medida para manter o negócio funcionando. Sem contar que o controle de custos ajuda a identificar despesas desnecessárias e estabelecer ou corrigir a margem de lucro.

Quem está começando a cuidar da gestão financeira empresarial já deve ter percebido que tarefas como monitorar as contas a receber e a pagar, os lançamentos bancários e o fluxo de caixa tomam bastante tempo.

É aí que entra o modelo de planilha de gastos, facilitando o acompanhamento de todas as movimentações financeiras. Desde as despesas mensais até as compras mais simples: tudo pode ser registrado.

Pensando nisso, disponibilizamos neste conteúdo uma planilha de gastos da empresa pronta. É só fazer o download gratuito! Ah, também temos uma super dica sobre gestão financeira para você. Tenha uma excelente leitura!

Planilha de gastos para empresas

Por que é importante fazer o controle de gastos para  empresa? 

Ter o controle dos gastos é fundamental na hora de tomar decisões comerciais, administrativas e operacionais. Saber o que compõe o faturamento e quais são os grandes focos de despesa é essencial neste processo.

Se você quisesse realizar uma reforma na sua loja, por exemplo, teria que checar as finanças primeiro. Assim, conseguiria identificar onde enxugar custos para compensar os gastos com a obra. Tudo isso sem prejudicar a operação e usar o capital de giro.

Conhecendo as entradas e saídas de recursos, as despesas fixas e variáveis, é possível gerenciar o fluxo de caixa de maneira precisa e confiável. Dessa forma, fica sabendo a situação real de suas contas e pode planejar melhor ações de investimentos.

E mais: ter um registro dos lançamentos financeiros ajuda o gestor a determinar se os produtos apresentam uma boa margem de lucro e se as mercadorias devem deixar de compor o estoque. E, ao definir o custo mínimo de um item, o empreendedor consegue estabelecer qual deve ser o preço de venda para ter o máximo de lucratividade.

Baixe agora a sua planilha de gastos para empresas 

Comece agora mesmo a organizar as suas finanças com o nosso modelo de planilha de gastos para empresas grátis!

Com ele, você consegue acompanhar todos os custos e as contas a pagar do negócio. Assim, não perde a data de nenhum pagamento importante e evita multas por atraso, além de ter uma visão geral das movimentações financeiras.

Para fazer o download, clique na imagem abaixo e preencha os dados do formulário:

Banner com link para download de uma planilha de gastos para empresas

Dica importante: nunca misture os gastos da empresa com as contas pessoais

Além de saber organizar os gastos da empresa, também é importante fazer a separação entre contas do negócio e despesas dos donos. É bem comum ver empreendedores que utilizam as mesmas contas bancárias para tudo. Porém, esta não é a melhor atitude para quem quer manter os custos sob controle.

Com essa separação, o empreendedor sabe exatamente qual é o resultado real dos investimentos que realizou e qual é o montante disponível para a divisão de lucros.

Uma boa forma para diferenciar as finanças é adotando uma planilha de custos para empresa e outra dos gastos pessoais.

Embora não seja legalmente obrigatório, também é recomendado ter contas bancárias separadas, inclusive para efeitos fiscais. Assim, todas as despesas domésticas devem ser pagas por meio da conta pessoal, enquanto o pagamento de custos da empresa precisa ser realizado pela conta da pessoa jurídica.

Por fim, é interessante estabelecer um valor a título de salário para os sócios, chamado de pró-labore. Isso impede retiradas de valores sem planejamento e/ou que poderiam ser utilizados para realizar melhorias no negócio.

A utilização de uma planilha de gastos mensais da empresa é a primeira ação para ter mais controle sobre as finanças do seu negócio. Trata-se de uma forma de evitar erros manuais e retrabalho do gestor ou colaborador responsável.

Somada a um bom planejamento financeiro, você conseguirá uma visão ampla dos gastos e lucros. Acompanhar o cumprimento das metas é outra vantagem.

Para continuar otimizando os processos financeiros, confira o artigo sobre como fazer um planejamento financeiro empresarial: dicas e passo a passo.

Leia também