Controle Financeiro

Planilhas financeiras: como se livrar delas?

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura

Planilhas financeiras: como se livrar delas?

Atualmente, micro e pequenos empresários contam com diversas ferramentas de auxílio na administração de pessoal, de mercadoria e, também, de finanças. O mercado tem se diversificado, de forma que cada empreendedor tenha interesses múltiplos e necessidades comerciais variadas.

Em um contexto econômico e financeiro crescentemente complexo, é necessário buscar mecanismos adequados de gestão e controle financeiro. Planilhas no computador, anotações em um caderno, atualizações de pessoas diferentes, notas fiscais e outros documentos cada um em um lugar: todos esses itens precisam de um bom gerenciamento para que não aconteçam erros e até perdas financeiras. Dessa forma, tantas funções relacionadas às movimentações de dinheiro na empresa não podem depender das planilhas e seus problemas.

Que tal começar a usar sistemas inteligentes e deixar a rotina mais simples e dinâmica para fazer a gestão da empresa? Abaixo, os quatro passos necessários para se livrar das planilhas financeiras.

1. Utilize um sistema de controle financeiro

Atualmente existem softwares financeiros e sites especializados nesse tipo de atividade. Esses mecanismos financeiros de conciliação e análise bancária funcionam por meio da comparação entre as movimentações e lançamentos em uma conta bancária e os correspondentes no controle financeiro da empresa, de forma automática. Bancos e sistemas de gestão online oferecem esses serviços, que são confiáveis, práticos e seguros, além de facilitarem muito a rotina do empreendedor. Eles são de fácil utilização e capacitação, o que otimiza o controle de dados, portanto devem ser o primeiro passo para que você deixe de usar as planilhas financeiras.

Encontre uma opção de sistema de gerenciamento online com suporte técnico que consegue personalizar rapidamente as atividades de conciliação bancária de acordo com as necessidades de seus negócios. Além de integrar processos na empresa e manter as informações seguras e fáceis de serem visualizadas. Por ser um serviço automatizado, é mais simples e menos custoso do que a contratação de auxílio contábil individualmente, sendo recomendado para empresas de todos os portes.

2. Unifique operações financeiras em uma plataforma eletrônica

Os avanços tecnológicos permitem completa integração entre sistemas internos de sua empresa e os sistemas bancários, por meio da importação de extratos nos principais bancos. Isso ocorre através de um procedimento fácil, feito pela internet, que otimiza a gestão do negócio e reduz a probabilidade de erros contábeis.

Além disso, ao unificar todas as informações referentes a sua empresa, sejam elas bancárias, sejam elas internas, o micro e pequeno empreendedor poderá analisar de forma completa seu orçamento, planejar seus investimentos e controlar melhor suas operações. Esse terceiro passo já garante inúmeras possibilidades que a planilha não oferece, como maior organização, fim de somas e demais cálculos duplicados, erros e relatórios inconsistentes.

3. Aproveite recursos de análises financeiras e relatórios

A automatização de processos financeiros elimina a necessidade de planilhas individuais para controle de estoques, de vendas, de pagamentos de recursos humano. Por meio de softwares de controle financeiro, é possível a criação automática de relatórios e gráficos analíticos sobre seus negócios. Em uma mesma plataforma, encontram-se todas as informações essenciais da gestão comercial de sua micro e pequena empresa.

 

4. Passos dados, hora de caminhar com segurança!

Ao adotar processos eletrônicos de controle financeiro, micro e pequenos empreendedores terão a seu dispor uma série de vantagens de gerenciamento. Entre elas, está a automatização de funções cotidianas de sua empresa, como o pagamento de fornecedores e de despesas, o recebimento de clientes e o controle de estoque.

Já começou a abandonar as planilhas financeiras em troca de um sistema que automatiza muito a rotina do empreendedor? Não perca tempo!

Leia também