Gestão do Negócio

Por que as startups falham? Causas e soluções práticas

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 2 mins de leitura | ← voltar

Por que as startups falham? Causas e soluções práticas

A startup é um conceito que abrange o começo de uma empresa e colocá-la em funcionamento. Uma ou um grupo de pessoas em busca de um modelo de negócios escalável e repetível, atuando em condições de incerteza ao extremo. A startup deve ser escalável, ou seja, crescer sem influenciar no modelo de negócios e ser repetível em outras regiões do pais e do mundo com sucesso.

Uma das principais razões que levam uma startup a não atingir seus objetivos é o de não contar com uma boa avaliação e identificação de riscos. É realmente essencial que o idealizador da startup avalie todos os riscos do negócio, para que o mesmo fique preparado para o que der e vier, e assim recuperar todo o caminho.

Solução: faça uma lista dos principais riscos que seu negócio apresenta. Em seguida, escreva para cada risco uma ação que determine como vai resolver cada situação, se for necessário.

 

Junto a isso existe a falta de capacitação em algumas áreas especificas.

Solução: procure que sua equipe realize cursos online ou presenciais para fortalecer suas habilidades e melhorar de forma continuada sua gestão.

Uma segunda questão importante, é a falta de conhecimento do mercado, e mais especificamente, dos segmentos de clientes para os quais estamos desenhando uma proposta de valor.

Solução: pesquise o mercado, identifique seu público alvo e as respectivas oportunidades e ameaças que provavelmente terá que enfrentar.

Por último, vale citar o assunto do dinheiro (funding) para manter sua equipe focada em alcançar os objetivos e metas propostas. A falta de capital inicial é talvez uma das maiores causas pelas quais as startups falham.

Solução: procure manter uma organização financeira rigorosa e invista em forma inteligente seu dinheiro.

Priorize aquelas atividades que podem gerar lucro e movimentar seu fluxo financeiro.

Lembre-se que falhar é algo inevitável e que pode acontecer com qualquer pessoa, e dependendo da preparação, motivação, e o senso crítico, a reação diante de uma falha depende da forma como você enxerga essa situação. Tente olhar sempre pelo lado do aprendizado, ao invés de ficar achando que um simples erro significa o fracasso total.

E você, quais desafios vem enfrentando na sua startup e o que fez pra solucioná-los? Compartilhe conosco!

Post cortesia de Intelecta Cursos, cursos online com certificado

Leia também