Controle Financeiro

4 motivos para usar um sistema de controle financeiro empresarial

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 6 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Um sistema de controle financeiro empresarial otimiza os processos contábeis e financeiros da empresa;

  • Essa plataforma centraliza informações importantes do negócio, emite relatórios e permite que o gestor tenha acesso ao panorama atualizado das finanças;

  • Conheça os principais benefícios de adotar o controle financeiro online e como este recurso simplifica a rotina do empreendedor.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Como empreendedor, você já deve ter sentido que as 24 horas do dia não são suficientes para resolver tudo. E, quando alguns processos são feitos manualmente, como a conferência de caixa, as emissões de notas e a conciliação bancária, realmente não sobra muito tempo – o que pode ser solucionado com um sistema de controle financeiro empresarial. 

Mas, para alcançar o sucesso, é preciso pensar no futuro do negócio. Definir os planos de curto, médio e longo prazo e ter uma visão geral das finanças para tomar decisões assertivas são essenciais para crescer. 

O que viemos fazer aqui não foi listar uma série de afazeres. Vamos mostrar como otimizar sua gestão com um sistema de controle financeiro empresarial. Com essa ferramenta, as rotinas financeiras e contábeis ficarão mais fáceis e seguras. Assim, você terá tempo  para focar nas estratégias de crescimento da empresa. Continue lendo e entenda porque vale a pena apostar nesse recurso. Boa leitura!

Sistema de controle financeiro online

As planilhas ajudam, mas um sistema de controle financeiro empresarial resolve vários desafios 

Um sistema de controle financeiro online é uma plataforma para registro e organização das finanças da empresa. Essa ferramenta também automatiza várias tarefas e centraliza informações sobre faturamento, contas a pagar, fluxo de caixa, vendas e estoque. Tudo isso fica armazenado na nuvem, assim, não há o risco de perder dados importantes. 

O que não acontece com as planilhas. De fato, elas ajudam a organizar as finanças quando a empresa está começando. Mas, com o passar do tempo, este recurso não será suficiente, pois o volume de vendas e demais transações tende a aumentar. 

Sem contar que as planilhas não realizam por si só nenhuma atividade. Um exemplo é o controle das contas a pagar e a receber, onde é necessário que o dono do negócio ou o funcionário que cuida do setor insira manualmente cada informação. 

Já com o sistema de controle financeiro online, por ser uma plataforma integrada, todas as movimentações são atualizadas automaticamente. 

Com isso, o gestor tem um panorama das finanças e pode tomar decisões mais assertivas, com base em dados atualizados. Comprar ou não um equipamento novo, abrir uma filial e contratar mais pessoas são ações que dependem dessa clareza para não prejudicar a saúde financeira do negócio. 

Veja também: Plano de contas: guia para estruturar o seu (com exemplos)

4 motivos para usar um sistema de controle financeiro empresarial

Agora que você viu para que serve o sistema de controle financeiro para empresas, confira os principais benefícios de adotar essa plataforma. Acompanhe!

1.Faça a sua gestão financeira de qualquer lugar

Ter um sistema de controle financeiro online permite que você gerencie as finanças da sua empresa de onde estiver. É possível acessar os dados quando quiser, a partir de qualquer dispositivo (computador, tablet ou smartphone). 

Em sua casa, na fila de um banco, na rua ou do outro lado do mundo, acompanhe as informações financeiras do negócio. Basta ter acesso à internet.

Além disso, este recurso também torna o compartilhamento de dados mais seguro, pois permite o gerenciamento de usuários. Assim, na hora de enviar os relatórios, é só selecionar quem realmente precisa visualizar determinada informação.  

2.Não precisa instalar nada 

Muitos empreendedores têm receio de adotar um sistema de gestão financeira para empresas por achar que será preciso instalar algum programa ou ter um computador muito potente para rodá-lo. Mas, na verdade, para usar essa plataforma, não é preciso baixar nada.

Com apenas um login, senha e internet, você já tem acesso ao sistema financeiro, sem a preocupação de deixar os arquivos salvos no pendrive, no computador ou nos servidores da empresa. 

3.Garante a segurança dos seus dados

Os avanços na tecnologia de redes e servidores permite que você tenha a mesma segurança de dados em um sistema financeiro empresarial que tem na versão virtual de sua conta bancária.

São várias as funcionalidades que reforçam essa segurança. Um outro exemplo é o gerenciamento dos acessos dos usuários, que citamos anteriormente. 

Com uma plataforma de controle empresarial, todos os seus dados serão armazenados na nuvem. Por conta disso, caso aconteça algum imprevisto com o computador, tudo se manterá salvo. 

Mas cuidado nunca é pouco. Então, certifique-se de sempre acessar seus dados a partir de um domínio https://, e  de verificar se aparece um ícone de cadeado na barra de endereços do navegador (como representado na figura abaixo). Esse símbolo indica que você está navegando em um site seguro.

o que é https

4. Emite relatórios para acompanhamento de resultados

A própria plataforma gera relatórios automaticamente, sem que o gestor ou outra pessoa responsável tenha que preencher tabelas ou fazer algum trabalho manual.

Com os relatórios em mãos, é possível fazer uma análise aprofundada das informações e tomar decisões assertivas para o negócio. Assim, a gestão financeira fica mais eficiente e o empreendedor ganha tempo para se concentrar em tarefas mais estratégicas.

Já deu para perceber como o controle financeiro empresarial online torna sua rotina simples. Além da segurança de dados, várias tarefas são automatizadas, como a emissão das notas fiscais e até a conciliação bancária. 

Desse modo, você evita multas por atrasos, não se perde nos recebimentos e ainda monitora todas as movimentações do negócio.

E com a Conta Azul Pro todas essas tarefas ficam ainda mais fáceis. Clique aqui e entenda como otimizar o seu controle financeiro com uma plataforma completa. 

Leia mais

 

Leia também