Gestão do Negócio

[Post Convidado] Gerenciamento de Projetos: apoiando o sucesso dos negócios

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura

Gerenciamento de Projetos: apoiando o sucesso dos negócios

Todo empreendedor tem como sonho um negócio de sucesso fruto de uma ideia, que com certeza será repleta de desafios para ser colocada em prática. Desde a produção de um novo produto no mercado até a oferta de serviços na internet, o empreendedor deve buscar com clareza todo o passo-a-passo necessário para que o risco de erro seja reduzido. Mas sabemos que para realizar o sonho, além de uma grande ideia, precisamos de capital, pessoas, recursos, tempo, público interessado na ideia. É onde entra o Gerenciamento de Projetos nos negócios.

Gerenciamento de Projetos: apoiando o sucesso dos negócios

Basicamente, quando se gerencia um projeto, o responsável (gerente) deve definir o que pretende e qual resultado espera atingir com o projeto. Para isso, diversos conhecimentos são aplicados com o objetivo de coletar o maior número de informações para o planejamento. As respostas para algumas perguntas começam a ser identificadas: O que eu vou produzir? Quanto eu tenho em caixa? Qual é o meu público-alvo? Qual o benefício do projeto? Quais recursos (materiais e humanos) eu preciso? Quem são os envolvidos (patrocinador, cliente, governo, empresas) que podem influenciar positiva ou negativamente meu projeto? Qual o meu prazo de realização? Onde arrumar financiamento? Quais as atividades necessárias antes, durante e depois da produção? Quais os conhecimentos necessários para produzir meu produto ou serviço? Entre outras tantas perguntas que variam de projeto para projeto, dependendo de sua complexidade.

Alguns podem pensar: quanta burocracia! Mas, principalmente para esses tempos de recursos financeiros escassos, uma gestão eficiente é o primeiro passo para o sucesso do projeto. E onde vou colocar todas essas respostas? Algumas podem compor o seu Plano de Negócios e outras para o seu Plano de Projeto, que apresentará as informações de como você executará seu projeto, todas as regras, definições, atividades e pessoas envolvidas.

Você também precisa prever riscos. Por exemplo: quando você acredita que todas as atividades do seu projeto de criação de um produto/serviço para o mercado foram executadas com sucesso e sua empresa está com a tão sonhada estabilidade, a tecnologia no mercado muda, chega um novo concorrente, seu principal cliente te abandona, uma nova regra nas notas fiscais foi implantada. Ou seja, seu negócio entrou em risco, podendo perder receitas e até fechar. Mas calma! Que tal começar um novo projeto de alavancagem da empresa, listando os principais riscos possíveis, investindo um pouco mais na equipe de vendas, por exemplo?

O conhecimento em Gerenciamento de Projetos pode, assim, ser aplicado na definição de metas para a empresa, juntamente com o passo-a-passo para o crescimento. Se o objetivo for crescer 5% na rentabilidade, que tal criar um novo produto (projeto)? Ou investir em marketing (projeto)? Ou treinar a equipe de vendas? As possibilidades são inúmeras! Mas o empreendedor/empresário não deve confiar apenas na memória e colocar essas atividades no papel, de forma a acompanhá-las e agir sempre que algo começar a sair dos trilhos.

 

Desta forma, a aplicação de conhecimentos de Gerenciamento de Projetos nos negócios, sejam eles pequenos ou grandes, irá adicionar mais confiança no dia a dia do gestor, permitindo-o aplicá-los tanto em projetos de vendas como em projetos de produção. Que tal começar a aplicar esse conhecimento agora?

Leia também