Gestão de Pessoas

Quando dar aumento de salário para seus colaboradores?

Karin Von Hartenthal Karin Von Hartenthal | Atualizado em: 07/07/2023 | 6 mins de leitura | ← voltar

Quando dar aumento de salário para seus colaboradores?

O crescimento de sua empresa está diretamente ligado ao empenho e qualificação dos seus funcionários. Em um mercado cada dia mais competitivo, encontrar e manter bons colaboradores têm se tornado uma tarefa difícil para os empresários. Os profissionais mais capacitados estão sempre em busca de melhores condições de trabalho, por isso, para mantê-los, muitas vezes, o aumento de salário é a solução.

É importante lembrar que a sua empresa tem a função de gerar lucros e que o seu crescimento não implica necessariamente em pagar mais aos funcionários. Por outro lado, o aumento de salário, quando bem aplicado, é uma forma de mostrar reconhecimento e é um incentivo ao trabalhador que está atendendo as expectativas da empresa, agrega credibilidade e traz mais segurança para sua equipe.

Nesse guia, reunimos as principais dicas e informações que você precisará saber para encontrar o momento certo e saber como agir na hora de dar aumento salarial a um colaborador.

O que um aumento de salário representa?

Você deve estar ciente que o custo de um trabalhador vai muito além do salário que é pago a ele. Um aumento de salário causa reflexos em todas as verbas trabalhistas pagas direta ou indiretamente ao seu colaborador e devem entrar no cálculo do salário.

Antes de tudo você deve saber se o que paga aos seus colaboradores está adequado aos valores de mercado. Analise os valores pagos em outras empresas, se possível de tamanhos parecidos e mesmo ramo de atividade. Assim poderá saber se o caixa de sua empresa suporta o aumento mantendo a lucratividade dos negócios.

Como distinguir um colaborador que merece um aumento de salário?

Não é difícil identificar dentro de uma empresa aqueles funcionários que se destacam dos demais, seja nas relações com os colegas, seja no empenho profissional. Mas para merecer um aumento salarial é necessário algo além. Geralmente, os funcionários merecedores são aqueles que se tornam peças essenciais para o funcionamento de sua empresa e que seriam difíceis de serem substituídos.

Você deve observar a relevância do trabalho do colaborador, sua qualidade técnica, vontade de crescer na empresa, sua educação pessoal e, principalmente, o valor de mercado de seu trabalho. Assim você identifica os talentos dos funcionários que podem estar desvalorizados com o baixo salário, para não correr o risco de perdê-los.

Qual a melhor forma de aumentar o salário de um colaborador?

A melhor forma de aumentar o salário de um colaborador é dando a ele uma promoção. Se você aumenta o salário de apenas um funcionário, os outros que exercem a mesma função podem se sentir injustiçados e requerer judicialmente a equiparação salarial.

Promover um funcionário não é apenas mudar a designação de seu cargo. É necessário que sejam atribuídas novas funções a ele, exclusivas da nova colocação para que o diferencie dos demais. Geralmente, as empresas atribuem funções de gestão e supervisão a esses funcionários.

Ter um plano de cargos e salários bem estruturado não deve ser exclusivo das grandes empresas. As pequenas e médias também devem elaborá-lo como forma de manter sua equipe motivada e sempre em busca do desenvolvimento profissional.

Outro método muito utilizado para valorizar um funcionário, sem implicar necessariamente em um aumento salarial, é o fornecimento de benefícios por parte da empresa. Desde férias prêmio, viagens e até oferecer parte das ações da empresa para o funcionário são formas criativas de aumentar o valor do trabalho sem comprometer o caixa de sua empresa.

O que fazer quando um colaborador pede um aumento?

Quando o seu colaborador resolve pedir um aumento de salário é um momento bem delicado da relação profissional e deve ser tratado com muito cuidado, mesmo que ele realmente mereça o acréscimo na remuneração. A seguir, três importantes dicas para lidar com essa situação:

  1. 1 – Escute com atenção todos os motivos que o levaram a pensar que merece ganhar mais: São vários os motivos que podem levar o seu funcionário a pedir um aumento de salário, desde fatores pessoais como o nascimento de um novo filho, ou pela dinâmica do mercado, acreditando que pode receber mais em outro lugar. Em todo caso, você deve deixar que ele fale livremente os seus motivos, sem questioná-los a princípio. No momento do pedido de aumento, o trabalhador pode estar sob profunda pressão psicológica, muitas vezes argumentar com ele nesse momento pode ser entendido como desvalorização de seu trabalho.
  2. 2 – Não dê uma parecer precipitado, diga que irá analisar o pedido e responderá em breve: Ao analisar os argumentos do seu colaborador com calma, você poderá verificar se ele realmente merece aquele aumento, se a sua empresa pode concedê-lo naquele momento e até mesmo se o valor é justo.
  3. Na maioria das vezes, quando os argumentos do colaborador se referem às questões pessoais, o aumento de salário não é recomendado. Se for concedido dessa forma, sempre que tiver algum problema, ele irá pedir aumento novamente. Em todo caso, o que deve ser analisado é se o salário que aquele colaborador está recebendo está de acordo com o que sua função representa para empresa.
  4. 3 – Agende uma reunião com o funcionário: Concedendo ou não o aumento, é extremamente importante que seja dada uma resposta ao funcionário. Se não for o caso de aumento de salário, diga ao colaborador que aquele não é o momento adequado para um aumento, mas que poderá recebê-lo futuramente. Esse é um bom momento para dar dicas ao colaborador do que sua empresa espera dele. O importante aqui é mostrar para o funcionário que a empresa valoriza o seu trabalho e quer que ele cresça, mas que ainda não é o momento para isso. Assim, mesmo não recebendo o aumento desejado, seu colaborador ficará motivado a se desenvolver e a crescer.

Tenha em mente o objetivo de manter uma relação harmônica de confiança com seus funcionários, para garantir a estabilidade e progressão de seus negócios.

Mas e você, já passou por uma situação difícil relacionada a um pedido de aumento de salário de um funcionário? Compartilhe conosco a sua experiência!

Leia também