Gestão de Pessoas

Quando é necessário aumentar o salário dos funcionários?

Karin Von Hartenthal Karin Von Hartenthal | Atualizado em: 07/07/2023 | 5 mins de leitura

Quando é necessário aumentar o salário dos funcionários?

Criar uma empresa inovadora e lucrativa exige que você tenha um time com os melhores profissionais. Em tempos em que parece cada vez mais difícil contratar, é preciso ter alguns cuidados para reter seus melhores colaboradores.

Um dos cuidados mais básicos é saber se o salário pago está de acordo com o nível do trabalhador. Muitas empresas acabam desvalorizando seus profissionais para tentar economizar ou por não considerar a realidade do mercado. Isso acaba gerando uma desmotivação nos funcionários e uma tendência a trocar a empresa por outra que ofereça melhores condições de trabalho.

Mesmo assim, é preciso saber qual o melhor momento para conceder um aumento de salário e quando ele pode ser substituído por outro tipo de benefício.

Salários abaixo do mercado

Um dos grandes males para as empresas é não entender que quem define o valor dos salários é o mercado, não a própria empresa. É impossível ter os melhores profissionais oferecendo salários abaixo do que outras empresas do mesmo setor costumam pagar.

Dessa forma, procure estar por dentro de quanto os seus concorrentes estão pagando para os funcionários dele. No Brasil, há várias pesquisas feitas pelo Ministério do Trabalho que ajudam o empresário a entender como está o cenário dos trabalhadores.

Com esses dados em mãos, analise se os seus funcionários estão ganhando a média salarial. Caso a resposta seja negativa, veja se é possível dentro do faturamento da empresa dar um aumento salarial. Ignorar esses números pode criar o risco da saída de profissionais.

Aumento do trabalho

Muitos empresários acreditam que seu time pode dar conta de um número maior de obrigações sem precisar aumentar o número de pessoas. E o que é pior, sem aumentar o valor do salário ou pagar horas extras.

Então, se sua empresa está demandando mais dos seus empregados do que de costume, tome o cuidado de considerar um aumento salarial. Além de mostrar valor pelos profissionais nessa boa fase da empresa, você não corre o risco de perder os seus melhores profissionais para a concorrência.

Concorrência na disputa

É muito comum no Brasil, e no resto do mundo, que empresas concorrentes façam investidas nos melhores funcionários umas das outras. Apesar de parecer uma tática antiética, este assédio é até aceitável entre as empresas.

Para não correr esse risco, tente manter um diálogo aberto com os seus funcionários sobre propostas externas. Se alguma empresa o procurar, peça para que ele apresente a você a proposta e veja se vale a pena cobri-la. Além de estabelecer uma relação de confiança mútua entre a sua empresa e os seus funcionários, você mostrará a eles o quão importantes são para o negócio.

Troque o aumento por benefícios

Mesmo que você perceba que está pagando abaixo do mercado, que o trabalho aumentou ou que a concorrência entrou na jogada, algumas vezes um incremento financeiro não é a melhor ideia. Algumas empresas preferem oferecer benefícios para os seus empregados, como folgas remuneradas, prêmios, viagens, auxílios (combustível, creche, etc) e outras vantagens que se somam ao salário.

Essa estratégia é uma excelente forma de criar uma cultura de recompensa na empresa sem, necessariamente, praticar um aumento de salários. É importante lembrar que aumento de salário significa aumento de impostos, logo, mais custos. Dessa forma, oferecer benefícios pode gerar uma economia para a empresa e, ainda assim, manter seus funcionários felizes e trabalhando.

Outro tipo de benefício muito comum em empresas de tecnologia, e que funciona muito bem, é oferecer parte de ações da empresa. Isso não implica em dinheiro propriamente para o funcionário, mas quando ele sair da empresa ou se aposentar, terá um pequeno fundo para aproveitar. Essa prática já está ganhando adeptos por aqui.

Manter seu time trabalhando e engajado passa por muito mais do que apenas um salário alto. Passa pelo entendimento do colaborador que reconhece estar fazendo parte de algo maior. Porém, isso não significa que ele queira ganhar menos que seus colegas de profissão ou que queira trabalhar mais apenas por estar “vestindo a camisa”.

Invista tempo e procure saber como o mercado está tratando os profissionais e como a concorrência o faz. Também converse com o seu time sobre a preferência pelos benefícios e vantagens. Procure construir uma relação de confiança com todos. Dessa forma, salário não será a maior preocupação de ninguém.

Leia também