Gestão do Negócio

Quanto tempo leva para uma empresa dar lucro?

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura

Quanto tempo leva para uma empresa dar lucro?

Sabemos que os primeiros passos de qualquer empresário podem ser incrivelmente desafiadores em um país como o nosso, sendo necessário muita coragem e determinação para se construir um negócio lucrativo.

Certamente, ter foco e trabalhar em uma boa ideia gera resultados e a empresa começa a lucrar, mas o sucesso é construído dia após dia, com dedicação e paciência.

Muitos empreendedores começam seu negócio esperando a rentabilidade desde o primeiro momento de operação, uma expectativa que está muito distante da realidade das pequenas e médias empresas.

Quanto tempo demora para um empresa dar lucro?

A resposta a essa pergunta não é exata, pois depende de vários fatores, como investimento necessário para a abertura, potencial do mercado em que a empresa está inserida, a prática adotada para retirada dos sócios, entre outros.

Você, provavelmente, já ouviu falar de empresas que nunca amargaram um só dia de prejuízo, mas esses casos são raros. O mais comum é que elas precisem de alguns meses ou até mesmo anos para alcançar o ponto de equilíbrio e começar a ter o retorno de investimento. O importante é saber que o processo leva tempo e que, se ter uma empresa lucrativa fosse fácil, qualquer pessoa seria dona de seu próprio negócio.

Exercite a paciência

Uma rápida pesquisa entre as empresas concorrentes ou similares em seu segmento pode te ajudar a encontrar um período médio em que a rentabilidade costuma ser atingida. No entanto, sua empresa pode alcançar esse objetivo bem antes ou muito depois de seus concorrentes, em função de suas práticas de gestão.
Lembre-se que o retorno do investimento do trabalho em uma empresa é incerto e por isso exige que os empreendedores tenham resiliência. É importante ter bastante paciência nos primeiros meses em que a empresa ainda não é lucrativa: muitos empresários fracassam justamente por não terem esperado mais um pouco para que o negócio desse certo.

Foco nas vendas

Para várias pessoas abordadas por suas estratégias de publicidade, somente algumas irão realmente se interessar pelos produtos e serviços oferecidos. Essa regra é natural e precisa ser compreendida pelo empresário para que ele não se sinta frustrado logo no início.

Por isso, para se ter um negócio lucrativo é importante que as empresas não se concentrem apenas em suas operações internas e se esqueçam de tornar os produtos e serviços acessíveis e conhecidos por meio de ações de marketing e relacionamento. Mostre aos potenciais clientes as vantagens de se comprar na sua empresa, pois são eles que irão te ajudar a transformar o seu negócio numa empresa lucrativa.

Empresa lucrativa tem finanças em dia: a gestão é o segredo para lucrar

A gestão financeira cuidadosa é fundamental para que a empresa atravesse o período de perdas ou escassez de lucro de forma mais tranquila. Um fluxo de caixa bem administrado pode fazer com que a empresa anteveja a falta de recursos e tome as medidas necessárias por meio de empréstimos ou corte de custos.

Além disso, é possível ver até que ponto a empresa pode ir com os investimentos em máquinas, equipamentos e outros recursos que possam levar as vendas a um novo patamar, reduzindo o tempo necessário para que alcance a rentabilidade. Se o empresário está disposto a encarar os desafios necessários para atingir o sucesso, já tem grande parte do problema resolvido quando executa uma gestão de qualidade.

E você? Quanto tempo esperou ou está esperando para começar a lucrar em seu negócio?
Um abraço e até a próxima! 🙂

 

Leia também