Gestão de Pessoas

Questionário de clima organizacional

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 3 mins de leitura

Questionário de clima organizacional

Como anda o ânimo e a motivação dentro da sua empresa? Trouxemos para você um questionário de clima organizacional exclusivo e algumas dicas para te ajudar a aplicá-lo e manter sua equipe sempre motivada.

Conceito clima organizacional

A preocupação pelo desempenho nas organizações levou os cientistas da administração a buscar maneiras de melhorar o ambiente dentro das empresas e a relação entre os funcionários. Nesta busca, eles chegaram no termo clima organizacional, que se resume em atuar constantemente nas questões que influenciam a motivação e o envolvimento dos funcionários de uma empresa.

Um bom gerente prioriza a criação de um ambiente onde todos possam trabalhar para o bem comum, reconhecendo as competências e as funções de cada colaborador. Seja aplicado por um departamento de RH ou pelo próprio gerente de uma unidade na companhia, avaliar o clima organizacional nas empresas afeta diretamente na produção e nos resultados da empresa. Afinal, quem é fica mais produtivo quando vai para um trabalho chato e tedioso?

Dicas para aplicar questionário de clima organizacional

  • Reúna a sua equipe e explique em detalhes como vai ser o questionário;
  • Afirme que a busca por clima mais agradável é o objetivo de todos e nenhuma resposta do questionário será usada para colocar os colaboradores em uma situação ruim:
  • Envolva a equipe também no processo pós-questionário, divulgando de maneira geral quais são as áreas da empresa que precisam de mais mudanças;
  • Crie um plano de melhoria do clima organizacional e compartilhe com os colaboradores, nesta etapa podem surgir sugestões e interessantes e criativas;
  • Faça o possível para que os colaboradores participem de todo o processo, os resultados se o plano de melhorias for aplicado diariamente de forma colaborativa

Esperamos que tenham gostado do questionário de clima organizacional. Qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar na seção de comentários.

Leia também