Gestão do Negócio

Questionário de pesquisa de mercado

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 4 mins de leitura

Questionário de pesquisa de mercado

Por falta de conhecimento ou ansiedade, muitas pessoas começam uma empresa sem ao menos conhecer o tipo de cliente que está entrando em contato ou se o mercado em que vai atuar é propício para o crescimento e fortalecimento desta empresa. Trouxemos neste artigo um modelo de questionário de pesquisa de mercado para guiar sua empresa a montar seu próprio questionário e entender um pouco mais sobre os diversos fatores que circundam o dia a dia da sua organização. Confira:

A importância da pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado pode ser utilizada antes mesmo de se abrir uma empresa ou na etapa onde o empreendedor já decidiu em qual mercado vai atuar, já abriu CNPJ, inscrição estadual da empresa e etc. Em ambos os momentos, existem 5 cenários básicos que a pesquisa de mercado pode te ajudar a esclarecer, são eles:

1. Produto:

Dentro do campo das ideias, um produto/serviço pode funcionar de inúmeras maneiras mas quando as ideias saem do papel tudo pode mudar. Será que seus clientes estão prontos para consumir este produtos? Será que o produto resolve o problema destes clientes ou será que os clientes vão usar seu produto da maneira que você imagina?

2. Preço:

O preço definido por você é suficiente para atrair seus clientes? Qual é a sensibilidade com estes clientes em relação ao preço? Será que eles vão achar o produto muito caro ou será que vão achar ele muito barato? A definição de preço de um produto pode guiar toda a estratégia de sua empresa em relação ao seu público alvo. Empresas como a Apple, colocam seus preços nas alturas para dar mais valor ao produto, enquanto empresas como a Amazon brigam por preços sempre mais baixos, afim de vender a maior quantidade possível.

3. Comunicação:

Este fator pode parecer simples, mas quando não é levado em consideração, guia muitas empresas inovadoras para a falência. Será que suas campanhas de marketing explicam exatamente o que o seu produto faz? Será que suas campanhas estão atingindo as pessoas certas? Um questionário de pesquisa de mercado também deve analisar como está a comunicação da sua empresa e trazer dados palpáveis para que você tome decisões precisas à respeito dos canais que você veicula a comunicação do seu produto.

4. Distribuição:

Vamos tomar como exemplo que você queira comprar pacotes de fruta para comer no trabalho e ter uma vida mais saudável. Qual será o local mais fácil de você ter acesso à estes pacotes de frutas:

  • a) No supermercado próximo à sua casa?
  • b) Entregue na sua casa antes de você ir para o trabalho?
  • c) Entregue no seu trabalho em um horário próximo de suas refeições?

Não sei vocês, mas com certeza eu ficaria com a opção c) e até pagaria um pouco mais para ter as frutas entregues no meu escritório. Os canais de distribuição devem ser levados em consideração pois determinam uma grande parte da experiência de consumo dos seus produtos/serviços. Será que você está no caminho certo ou será que seus clientes preferem consumir o que você oferece em outro lugar ou de outra maneira?

5. Mercado Alvo:

Você sabe o quanto o mercado alvo da sua empresa está crescendo? Conhece exatamente quantos, quem são e como atuam seus concorrentes? Sua estratégia dentro deste mercado será por preço, por atendimento ou por custo benefício? Entender seu mercado alvo é para as empresas de hoje como ter um mapa do tesouro. O mercado alvo indica quais são os caminhos que você deve traçar para criar novos produtos, diferenciar-se da concorrência e manter-se em constante evolução para que a empresa cresça e se consolide à médio e longo prazo.

Espero que vocês tenham gostado do modelo de pesquisa de mercado que disponibilizamos! Qualquer dúvida ou sugestão de melhorias é só deixar na nossa seção de comentários. Teremos o prazer em atendê-los 🙂

Leia também