Experiência do Cliente

[Planilha] Questionário de satisfação do cliente

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 4 mins de leitura

[Planilha] Questionário de satisfação do cliente

Um alto nível de satisfação do cliente leva uma maior retenção e lealdade dos mesmos, fato que influencia diretamente nas vendas e na possibilidade do seu cliente trocar de fornecedor, ou seja, comprar do seu concorrente. Uma das ferramentas que pode ajudá-lo a atingir maior nível de satisfação é o questionário de satisfação do cliente.

Esta ferramenta ajuda a alinhar as expectativas do cliente em relação ao seu produto e o que de fato a sua empresa entrega. Por isso, trouxemos neste artigo um questionário de satisfação do cliente exclusivo para você usar na sua empresa.

Mas afinal, como fazer pesquisa de satisfação de clientes?

1º Passo – Identificar público alvo

Reúna o cadastro de todos os seus clientes e organize uma lista de e-mail onde você vai enviar a pesquisa. Também é interessante deixar a pesquisa no ponto de vendas da empresa e treinar seus funcionários para que eles apliquem a pesquisa com os visitantes.

2º Passo – Elaboração do plano de pesquisa

É o planejamento de ações do plano de pesquisa. Nesta etapa será decidido quem irá montá-lo e quando irá aplicá-lo junto aos clientes.

3º Passo – Elaboração do formulário

É uma das etapas mais importantes, por isso vamos dar algumas dicas mais avançadas sobre o assunto no fim deste artigo.

4º Passo – Pré-teste

Aplique a pesquisa primeiro em um grupo de amigos ou familiares. Nesta etapa, você vai avaliar como está a recepção das pessoas em relação à pesquisa: se está grande demais, confusa ou se os espaços para preencher as questões abertas estão pequenos.

5º Passo – Distribuição

Qual é o lugar em que os seus clientes mais interagem com sua empresa ou serviço? É no ponto de vendas? É dentro da empresa deles mesmo? É online ou offline? Com estas respostas, você definirá um plano de onde e como divulgar a sua pesquisa de satisfação de clientes.

Dicas essenciais para formular perguntas sobre satisfação do cliente

  • Aborde questões relacionadas às principais atividades da empresa. Em uma padaria, por exemplo, as questões podem estar relacionadas à qualidade do pãozinho, os horários que saem o pão quente do forno e ao atendimento dos funcionários. Já em um escritório de contabilidade, podem relacionar-se à cobrança e a qualidade do serviço prestado;
  • Simplifique o questionário. Não crie perguntas muito extensas ou com palavras difíceis de se compreender. Atente-se para não fazer perguntas confusas ou que deixem qualquer duplo sentido;
  • Opte por perguntas de marcar X ou poucas perguntas abertas. Quanto mais simples e curto for o questionário, mais vontade e disposição os clientes vão ter de o responder. Por isso, também é importante sintetizar as perguntas e reunir apenas as mais importantes;
  • Inclua um espaço para observações e sugestões. Nesta etapa, você pode tem a chance ganhar uma consultoria grátis de seus clientes mais atentos e exigentes sobre aquilo que mais os incomodam dentro da sua empresa.

Espero que tenha gostado do nosso artigo sobre pesquisa de satisfação de cliente. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe na seção de comentários. Teremos o prazer em ajudar!

Leia também