Gestão de Pessoas

Como os funcionários devem usar redes sociais nas empresas?

Karin Von Hartenthal Karin Von Hartenthal | Atualizado em: 30/08/2023 | 3 mins de leitura | ← voltar

Redes sociais nas empresas

Nos últimos 5 anos as redes sociais cresceram assustadoramente e se tornaram realidade tanto dentro quanto fora das empresas. Algumas já perceberam a importância de ter seus funcionários dentro da rede para difundir seu produto e a cultura organizacional da corporação. Apesar de tudo, existe uma linha tênue entre dar liberdade ou regular o acesso às midias sociais dentro das empresas, afinal, como os funcionários devem usar redes sociais nas empresas?

É preciso deixar bem claro para os funcionários que o uso de redes sociais nas empresas neve ser consciente e intermediado por uma política interna de redes socias, que pode ser montada a partir dos seguintes questionamentos:

  • Será permitido o uso de redes sociais nos computadores da empresa?
  • Com que frequência? Em Quais sites?
  • O funcionário pode comentar sobre assuntos da empresa?
  • Quais informações da empresa ele tem permissão para compartilhar?
  • Quem ele deve consultar se tiver uma dúvida a respeito de qualquer uma destas questões?

Uma ótima dica é chamar seus funcionários para construir este regulamento. Ao mesmo tempo você vai levar a opinião de todos em conta e deixar claro quais são as atitudes que todos os funcionários devem tomar nas redes sociais dentro da empresa.

Se você é um daqueles chefes não entende muito desse negócio de twitter, tumblr, pinterest e facebook delegue a função de criar este regulamento para alguém mais novo, mais aberto com todo o time para dialogar e encontrar as melhores saidas. Não se esqueça que muitas pessoas hoje têm acesso às redes sociais pelo celular, que concorrem com inúmeros outros meios clandestinos de acesso. Por isso, proibir ou regulamentar ao extremo pode ser um erro dos grandes.

No fim das contas, sim, é possível que seus funcionários usem as redes sociais nas empresas com harmonia e produtividade. Fofocas e procrastinação no trabalho já existiam muito antes do computador ter nascido, botar a culpa nas redes sociais é apenas o caminho mais rápido e fácil do que ouvir seus funcionários e construir melhorias em sinergia.

 

Leia também