Marketing

Redes sociais para empresas: quais são, como gerenciar e principais vantagens

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 31/01/2024 | 12 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • O mercado e a sociedade estão cada vez mais digitalizados, e as redes sociais são protagonistas nesse novo contexto;
  • Conhecer as principais redes sociais para empresas e como geri-las do jeito certo é indispensável para gerar mais oportunidades e não ficar atrás da concorrência;
  • Além de alinhar marketing e vendas, integre as áreas do seu pequeno negócio e automatize as tarefas mais importantes. Faça tudo isso com o ERP Conta Azul, um sistema prático e intuitivo, alinhado às suas principais necessidades.

Experimente grátis a Conta Azul!

As redes sociais para empresas são muito importantes atualmente. É por meio delas que você cria conexões e estreita laços com o público da sua marca. Com a revolução digital, basta olhar à sua volta para perceber como as pessoas não desgrudam mais dos seus celulares. E é nessa interface que você precisa estar, compartilhando conteúdo de valor com o seu potencial cliente para se fixar na memória dele.

Se você está começando a empreender e ainda não sabe como posicionar o seu negócio na internet, esse artigo com certeza vai te ajudar!

A seguir, vamos explicar porque as redes sociais se tornaram indispensáveis para o seu negócio, quais plataformas merecem a sua atenção, dicas para usar essas mídias do jeito certo e os benefícios que a sua empresa terá com isso. Acompanhe:

Qual é o papel das redes sociais para empresas? 

Não dá para ignorar a importância do universo digital. Cada vez mais, nos comunicamos, relacionamos, trabalhamos, compramos e divertimos por ele. Praticamente tudo pode ser feito através de uma tela.

Para as empresas, essa é uma grande oportunidade para reforçar a posição no mercado, pois os usuários valorizam as interações que vivem dentro das redes sociais. Com a abordagem certa, as chances de conquistar e fidelizar clientes são elevadíssimas. 

As redes sociais para empresas são fundamentais atualmente, mas não é só para criar relacionamentos que servem. Vale lembrar que elas podem ser decisivas em termos de vendas.

Quais são as vantagens das redes sociais para empresas? 

Com esse tipo de mídia, você tem inúmeras oportunidades para agregar mais valor ao seu negócio. Os benefícios são inúmeros e incluem pontos como: 

  • Geração de mais oportunidades para que as pessoas conheçam a sua marca;

  • Ampliação dos seus canais de atendimento;

  • Acompanhamento de resultados mensuráveis nas plataformas;

  • Engajamento do seu público em redes focadas em interações;

  • Visualização de comentários dos clientes sobre sua satisfação;

  • Maior conhecimento sobre a audiência da sua empresa;

  • Fidelização do público, ou seja, consumidores mais fiéis;

  • Criação de campanhas alinhadas ao seu orçamento.

Como gerenciar contas de redes sociais para empresas?

Agora ficou fácil, pois de rede social todo mundo entende. É só ir lá, fazer uns posts, colocar umas fotos com frases legais e pronto: um monte de fãs e sucesso. Engano de quem pensa assim. 

Administrar uma rede social precisa de um pouco mais de cuidado, pois ela não pode ter conteúdo de menos a ponto das pessoas esquecerem, mas também não pode entupir a timeline das pessoas causando enjoo e antipatia.

O comportamento na rede social virtual deve ser o mesmo daquele que você tem na rede social física. Isso mesmo, a sua forma de falar, de se relacionar com as pessoas pela internet deve ser a mesma da reunião da associação dos microempreendedores da sua região. 

Sim, uma rede social não significa necessariamente que ela tem que ser virtual. Se há um grupo com interesses comuns, que trocam informações e cooperam entre si, isso é uma rede social. A diferença da rede física com a virtual, é que na internet você vai lidar com pessoas que nunca viu pessoalmente.

Enfim, as redes sociais devem fazer parte do planejamento estratégico de marketing, sim, mas sempre de acordo com o perfil da empresa. Você pode até “ousar” na construção de uma página, mas não pode fugir do que a sua empresa é, da essência do seu negócio.

Principais redes sociais para empresas 

Antes de entender como usar as redes sociais para divulgar sua empresa, é importante que você fique atento às mídias mais populares e que podem gerar oportunidades para o seu negócio.

Veja quais não podem faltar na sua estratégia: 

1. Facebook

O Facebook é líder absoluto em número de usuários. São mais de 2,85 bilhões de pessoas presentes na rede social em todo o mundo. Só no Brasil, somos 130 milhões, segundo um relatório da Hootsuite e We Are Social.

Dentro da plataforma, é possível divulgar praticamente todo tipo de mídia, desde fotos até textos e vídeos. Além disso, sua empresa pode alcançar mais clientes e aumentar o destaque das suas publicações com uma ferramenta de anúncios: o Facebook ADS.

Podemos dizer que o Facebook é, hoje, a rede mais importante e quase sempre deve ser usada junto das demais, graças ao seu alto número de usuários e à sua flexibilidade para publicações. 

2. Instagram

Por sua vez, o Instagram também tem números impressionantes. São mais de 1,39 bilhão de usuários globais e 110 milhões de brasileiros. 

Grande parte da sua popularidade se deve ao apelo visual. Além de ter um feed mais “limpo” e bem organizado, os usuários usam filtros da própria plataforma e recursos de mídia para criar publicações interativas. 

Essa é uma rede social dinâmica, excelente para postar conteúdos de bastidores e outros materiais que humanizam a sua empresa. Além disso, o Instagram Shop funciona como uma boa vitrine para seus produtos. 

3. WhatsApp Business

Com 2 bilhões de usuários no planeta e 120 milhões no Brasil, o WhatsApp também disponibiliza uma modalidade específica para lojas, comércios e negócios em geral. 

No WhatsApp Business, você pode criar um perfil para a sua empresa e simplificar seu contato com os clientes. Também é possível disponibilizar um catálogo para exibir seus produtos, responder perguntas enquanto as pessoas compram e obter estatísticas sobre suas mensagens.

Entre os recursos mais úteis, está a possibilidade de programar respostas automáticas, como mensagens de saudação ou ausência e de enviar respostas rápidas para perguntas recorrentes. 

4. LinkedIn

O Linkedin não tem números tão expressivos quanto outras redes sociais para empresas. Porém, é a maior rede corporativa do mundo, com 768 milhões de usuários. 

Ele é recomendado para reforçar o profissionalismo da sua empresa e até mesmo para a sua divulgação pessoal como empreendedor. Seu foco é conectar gestores, profissionais e até candidatos especialistas nas áreas de atuação.

Nos perfis, é possível mostrar a experiência do seu currículo e qualidade do seu negócio. Outra possibilidade é publicar artigos que gerem discussões no seu nicho e até mesmo divulgar vagas para encontrar os melhores talentos. 

Nesse momento, você deve estar se perguntando: “qual a melhor rede social para minha empresa?”. Infelizmente, não há uma resposta certa. Tudo depende dos seus objetivos, lembrando que o recomendado é trabalhar de duas a três mídias para que você atinja públicos diferentes em simultâneo.

Como usar as redes sociais para empresas? 

Gerenciar contas de redes sociais para empresas é algo que exige conhecimento sobre o assunto e boa capacidade de planejamento. Pode parecer desafiador no começo, mas é fácil pegar o jeito quando os resultados aparecerem aos poucos.

Ainda que não exista uma fórmula mágica para ter sucesso nas mídias, alguns cuidados são indispensáveis. Nesse sentido, o melhor ponto de partida consiste em:

Crie um bom planejamento

Um erro comum dos empreendedores é achar que o uso de redes sociais para empresas é tão simples quanto o pessoal. Isso não pode ser feito de um jeito aleatório. É preciso refletir bem sobre o perfil da empresa e planejar a sua comunicação na internet. 

Pense nos seus principais serviços, público-alvo e diferenciais em relação à concorrência. Dessa forma, se torna mais fácil definir que tipo de conteúdo deve ser postado.

Liste quais são os assuntos ligados ao seu negócio, quais as dúvidas e necessidades dos seus potenciais clientes, quais as dicas que podem ser úteis e assim por diante. 

Nessa primeira etapa, o foco é criar uma boa base para gerar conteúdo. Com as ideias na ponta da caneta, você pode partir para o cronograma de posts. 

Faça um cronograma das publicações

Depois de planejar os temas dos posts, tente não comprometer parte do seu tempo diário para criar o conteúdo. O ideal é criar um cronograma e deixar tudo pronto de uma vez para ser postado. Você pode fazer isso semanalmente ou mensalmente.

É claro que, se surgir uma notícia interessante ou um aviso de última hora, você pode fugir do cronograma. Mas, por norma, ele facilita e acelera o uso diário das redes. 

Com seus temas bem definidos, crie as imagens e os textos que irão para a timeline da sua empresa. Quanto mais interativos forem os conteúdos, mais o público será atraído. Por isso, não deixe os vídeos e GIFs de fora!

Se comunique com o público

Tenha em mente que o benefício das redes sociais para empresas está na interação e na proximidade que elas geram com o público.

Isso significa que você não deve simplesmente postar o seu cronograma de publicações e parar por aí! Se os conteúdos forem bons, as pessoas vão deixar comentários, elogios, dúvidas e participar de várias formas possíveis.

Não deixe de responder a cada interação. Isso melhora a visão que a audiência tem da sua empresa e ainda impulsiona o alcance da sua página. O mesmo vale para as críticas. Procure recebê-las bem e ter jogo de cintura para responder e criar melhorias a partir delas. 

Invista em conteúdo e anúncios

Caprichar nos conteúdos e manter uma boa frequência de postagens é excelente para o alcance da página. Porém, muitas vezes você vai precisar de um empurrãozinho para que a sua mensagem chegue a mais pessoas, o que pode ser feito por investimentos em publicações patrocinadas ou anúncios.

Essas ferramentas podem ser usadas de um jeito muito prático dentro das redes sociais. A melhor parte é que você tem total controle sobre o seu orçamento e sobre as pessoas que vão receber o conteúdo. Isso porque é possível fazer anúncios conforme o dinheiro que você tem disponível e checar quantas pessoas serão atingidas por eles.

Tudo pode ser segmentado para impactar apenas quem é relevante para o seu negócio. Ou seja, você consegue selecionar as divulgações de acordo com gênero, localização, idade, escolaridade, preferências, entre outras características da audiência. 

Acompanhe seus resultados

Assim como os anúncios pagos, é muito simples usar as redes sociais para acompanhar os resultados das suas publicações.

Em cada plataforma, um painel fica disponível para você gerar relatórios que lhe ajudam a entender o seu público e o desempenho do seu conteúdo.

Os indicadores disponibilizados são diversos. Você pode ver quais posts tiveram mais likes, comentários e compartilhamentos, por exemplo. Além disso, é possível ver quais as principais características da sua audiência e os padrões de conteúdo que mais geram engajamento para a sua empresa. 

Como todo empreendedor, você sabe que uma decisão não pode ser baseada apenas em achismos, não é mesmo? As redes sociais para empresas são ótimas nesse sentido, já que elas disponibilizam dados para orientar o seu planejamento atual e futuro.

Bônus: Anuncie vagas para contratação

Você, assim como todo empreendedor, deseja contar com os melhores talentos na sua equipe, certo? O problema é que nem sempre é fácil encontrar as pessoas ideais para o seu negócio.

Uma possibilidade adicional das redes sociais para empresas é anunciar suas vagas e reforçar sua imagem como uma boa contratante.

Como explicamos anteriormente, o LinkedIn é a rede social mais recomendada para isso. Contudo, nada impede você de trabalhar esta frente em outras mídias, segmentando o público de acordo com o perfil profissional desejado. 

A Conta Azul é a parceira ideal para o crescimento do seu negócio

Agora que você já conhece as principais vantagens das redes sociais para empresas, que tal gerar ainda mais oportunidades para o seu negócio com um sistema de gestão que simplifique os seus recebimentos e integre diversos setores?

Com o ERP da Conta Azul, você tem as melhores funcionalidade para aliar seu controle financeiro à gestão de vendas, cobranças, estoque e contabilidade.

Agora que você já sabe tudo sobre redes sociais para empresas, descubra como a Conta Azul pode ajudar o seu negócio, na prática. Clique aqui e teste grátis!

Leia também