Vendas

Venda consignada: vantagens para quem vende e quem fornece

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 4 mins de leitura

Venda consignada: vantagens para quem vende e quem fornece

Você já pensou em vender produtos em consignação na sua empresa e ampliar o faturamento sem correr tantos riscos? Se você não sabe exatamente o que é e como isso funciona, pare por alguns minutinhos e confira como fazer a revenda de produtos em regime de consignação e ganhe muito mais em seu empreendimento! Pronto para alavancar suas vendas? Acompanhe.

Afinal de contas, o que é venda consignada?

A consignação, também chamada de contrato estimatório, é um procedimento de venda por meio do qual o vendedor ou fornecedor deixa seus produtos a cargo de outra empresa ou pessoa, a fim de que sejam expostos para seu público consumidor, encarregando-se de sua venda. Se o artigo for vendido, quem fechou o negócio recebe uma comissão, na devida proporção e como foi previamente combinado, claro. Simples, não?

Quais as vantagens da venda consignada?

Existem muitas vantagens no processo de venda por consignação tanto para os fornecedores quanto para os vendedores diretos. Para quem coloca os produtos em consignação, o essencial é ter a chance de vender mais e espalhar seus produtos no mercado, deixando-os disponíveis para cada vez mais possíveis clientes.

Para quem está recebendo as mercadorias consignadas para colocar à venda em seu estabelecimento, há menos responsabilidade e gastos com relação a estoque, já que poderá devolver o que não foi vendido. O principal benefício é que dono da loja não tem que arcar com os custos do que não teve saída — ou seja, não é preciso investir muito para ter produtos diferenciados no inventário ou à mostra no interior de sua loja. Em contrapartida, o fornecedor continua sendo proprietário daqueles produtos, recebendo de volta o que não for comercializado para fazer o que quiser com o saldo.

Outra vantagem da venda consignada para o empreendedor varejista é que o preço que será repassado ao fornecedor pelos produtos vendidos já está devidamente acertado. Contudo, isso não impede que o dono do estabelecimento venda a mercadoria pelo valor que desejar, colocando o preço que achar mais interessante para sua clientela. Essa é mais uma forma de ganhar mais dinheiro e adequar o negócio à conveniência e à demanda de seu público-alvo! Se você não sabe como precificar os produtos, temos um infográfico para te ajudar nisso.

Qual a sua importância?

Para quem vende, o regime de consignação é ótimo, porque diminui os riscos do negócio e possibilita comercializar bons produtos para seu público consumidor sem ter que se desdobrar em vários investimentos. A verdade é que se você tem bons produtos em seu estabelecimento, seus clientes ficam mais satisfeitos e você aumenta o faturamento da empresa, certo? E se é possível ter essas vantagens sem gastar quase nada — a não ser emprestar seu espaço para expor os produtos —, por que não fazê-lo?

O acerto com o fornecedor é feito em uma data marcada, ocasião em que será repassado a ele o dinheiro correspondente pela quantidade de itens vendidos e descontado desse montante sua respectiva comissão.

Como fazer uma venda consignada?

Se você pretende aproveitar as vantagens de um contrato estimatório ou de consignação com a venda de determinado nicho de produtos, pode buscar no mercado fornecedores que trabalhem com vendas consignadas a fim de ajustar com eles um compromisso. Esses fornecedores entregarão as mercadorias no tempo combinado e retornarão em uma data futura, também determinada, para que você preste contas das vendas feitas, devolva o que restou e pague somente por aquilo que foi comercializado. Vale ressaltar que, em geral, o período de venda e coleta dos produtos é de um mês.

E aí, já se convenceu a aproveitar as vantagens desse procedimento de vendas em seu negócio? 

 

Só não se esqueça de voltar aqui para nos contar o que achou da dinâmica do processo, OK? Compartilhe suas impressões conosco e participe da conversa!

Leia também