Marketing

3 passos para o anúncio do seu escritório contábil fazer sucesso no Google

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 8 mins de leitura | ← voltar

3 passos para o anúncio do seu escritório contábil fazer sucesso no Google

O Google é um dos sites mais visitados do mundo e para onde todos “correm” quando precisam buscar informação sobre qualquer assunto. Por isso, a empresa adota uma estratégia bastante elaborada para conseguir mostrar exatamente o que a pessoa busca no momento da sua pesquisa.

“Se existe…tá no Google!”

Segundo a pesquisa global da Serasa Experian (empresa líder mundial em serviços de informação de crédito), divulgada em julho de 2015, o Google é a principal fonte de visitas nos sites das empresas. Isso quer dizer que a procura por um assunto começa nesse buscador e não mais pelo boca a boca. Portanto, é muito importante que seu escritório de contabilidade apareça na busca, afinal, o Google já deixou de ser um mero buscador e hoje é a principal vitrine de negócios, com baixo custo e ampla visibilidade. Não à toa, muita gente costuma brincar, dizendo que “Se existe, está no Google!”.

Existem duas maneiras de trabalhar o marketing para o escritório contábil e figurar nas primeiras posições da página de pesquisa: você pode oferecer um conteúdo atraente em seu site, seguindo as premissas que o profissional contábil e palestrante, Anderson Hernandes, explicou aqui, ou você pode ser um anunciante. Se optar por atuar das duas formas, terá ainda mais visibilidade!

O Google AdWords (como é chamada a publicidade do Google) é acessível para todos os tamanhos de empresas e pode trazer ótimos resultados para o seu escritório. Conheça as principais vantagens de anunciar neste canal:

  • Baixo investimento: o pagamento só acontece quando a pessoa clica no seu anúncio (não quando apenas visualiza) e é você quem define qual será o valor máximo a ser pago por clique (Custo por Clique – CPC).
  • Segmentação precisa: para direcionar melhor seu anúncio, é possível segmentar a divulgação por perfil de público-alvo, dia da semana, horário, cidade e assim por diante.
  • Flexibilidade: você consegue pausar, redefinir as palavras-chave escolhidas e reiniciar a campanha a qualquer momento, sem custo. Então, caso a demanda aumente muito, você pode interromper o anúncio até estabilizar o envio das propostas, mantendo o trabalho no seu ritmo.
  • Mensuração de resultado: a ferramenta permite acompanhar, em tempo real, quantas pessoas viram seu anúncio e a porcentagem que efetivamente clicou nele. Além disso, o Google envia mensalmente uma lista de todas as principais estatísticas e números importantes.

Como funcionam os anúncios pagos?

Os links patrocinados, ou anúncios pagos, aparecem nas três primeiras posições da página de resultados e também ao lado direito da página. Veja o exemplo abaixo:

img1-1

Mesmo com ótimas vantagens e todo o destaque, a campanha do escritório de contabilidade no Google precisa seguir cuidados importantes para ter sucesso na campanha, seguindo com atenção as etapas a seguir:

Fluxo da criação de uma campanha no Google AdWords

Mesmo com ótimas vantagens e todo o destaque, a campanha do escritório de contabilidade no Google precisa seguir cuidados importantes para ter sucesso na campanha, seguindo com atenção as etapas a seguir: Fluxo da criação de uma campanha no Google AdWords

1. Planejamento da campanha

A primeira definição da sua campanha deve ser o objetivo que pretende atingir: novos clientes, conquistar um nicho de mercado específico ou ampliar o faturamento são exemplos possíveis. Sem um objetivo claro, será difícil avaliar se está obtendo sucesso. Então, um bom ponto de partida é definir que no anúncio do Google seu escritório vai oferecer serviços de abertura de empresa para MPEs em Ribeirão Preto, por exemplo.

É importante destacar que, quando você decide divulgar um anúncio do escritório de contabilidade, precisa estar preparado para o aumento de contatos e elaboração de propostas que ele pode trazer. Se o volume de contatos superar suas expectativas, lembre-se que é possível pausar a campanha a qualquer momento.

Outro ponto fundamental no planejamento do contador 2.0: a questão ética. Certifique-se de fundamentar sua campanha no Código de Ética Profissional do Contador divulgado pelo CRC, evitando a concorrência desleal.

2. Escolha bem as palavras-chave

Outra maneira de otimizar os resultados do anúncio é identificar os termos que levarão seu potencial cliente a encontrar seu escritório. Para identificá-los, coloque-se no lugar de quem realiza a busca e faça uma lista das palavras-chave ou frases que poderiam ser usadas para descrever seus serviços. Seja bem específico, porque palavras-chave muito genéricas dificultam o alcance de clientes em potencial. Ao invés de “Escritório de Contabilidade”, escolha algo como: “Escritório de Contabilidade em Ribeirão Preto”, “Abertura de MPE em Ribeirão Preto” ou “Contabilidade para abertura de empresa em Ribeirão Preto”. O próprio Google pode ajudá-lo na tarefa de escolher as melhores palavras-chave, com a ferramenta “planejador de palavras-chave”.

3. Acompanhe os resultados

Se notar que o número de visitas ao site aumentou, mas esse movimento não refletiu nos objetivos traçados, é preciso entender o motivo. Você também pode avaliar em quais dias da semana (e horários) que seu anúncio conquista mais cliques ou ainda a taxa de rejeição, que é quando a pessoa entra no site e sai em seguida, sem interagir na página. Isso pode significar que o que chamou a atenção dela no anúncio, não estava retratado na primeira página do site, levando à desistência. Nesse caso, você deve reavaliar as palavras-chave escolhidas, pois elas podem estar afetando o desempenho da propaganda.

Essa análise permite que, principalmente nos primeiros meses, você possa testar seu anúncio até encontrar o mais eficiente. O ideal é fazer mais de um anúncio, com palavras-chave diferentes para comparar sua eficácia.

O Google AdWords também oferece relatórios avançados para mais informações sobre como os clientes interagem com seu anúncio.

Depois de iniciar uma campanha, você pode criar regras automatizadas para pausar seus anúncios ou palavras-chave com desempenho insatisfatório, por exemplo.

Conheça a estrutura visual de uma conta no Google AdWords, com exemplos práticos para fazer sua  propaganda de contabilidade:

3 passos para o anúncio do seu escritório contábil fazer sucesso no Google

Feitos esses passos, veja exemplos de anúncios prontos no Google AdWords:

img4

Uma outra forma de otimizar sua campanha é anunciando em redes de display Google. Funciona da seguinte maneira: mais de um milhão de site são parceiros do buscador e oferecem espaço para divulgar sua propaganda quando as palavras-chave estiverem relacionadas ao conteúdo deles. Você pode definir quais sites (ou páginas de sites) deseja aparecer, grupos demográficos, entre outras segmentações de seu interesse.

img5

Estar na primeira página do Google não precisa ser um sonho distante para o seu escritório de contabilidade e o AdWords é a prova. Já pensou em se capacitar ou eleger um colaborador para entender melhor como a tecnologia funciona? O próprio Google oferece treinamento para que você tire o melhor proveito dessa ferramenta. Aproveite!

Seguindo as dicas deste artigo, certamente o marketing do seu escritório contábil conquistará ótimos resultados!

Leia também