Inovação

4 atividades de contabilidade que a tecnologia atual facilita

Gabriel Manes Gabriel Manes | Atualizado em: 26/03/2024 | 7 mins de leitura | ← voltar

4 atividades de contabilidade que a tecnologia atual facilita

Você deve notar que a tecnologia avança com muita rapidez. Aliás, ela já chegou há tempo às rotinas das empresas contábeis. E é justamente para falar sobre as atividades de contabilidade beneficiadas por isso que construímos este artigo. Está na hora de pensar em como seu negócio pode se favorecer desse movimento.

O avanço da tecnologia nas atividades de contabilidade

Sabe aquela antiga imagem do contador, fechado em uma sala de escritório? Pois é, esse modelo de contabilidade cada vez mais perde espaço.

Os antigos profissionais buscavam seus clientes batendo de porta em porta para oferecer seus serviços. Isso tudo mudou bastante. Atualmente, a melhor forma de captar clientes é por meio do marketing digital.

Da mesma maneira, diversos serviços estão ganhando terreno com o mundo online — e o contador também pode se beneficiar dele. Isso aparece de forma clara nas atividades de contabilidade do cotidiano, em situações diversas.

Quem já instalou um sistema ERP sabe como as integrações eram demoradas. Muitas vezes, a empresa inteira precisava pausar seus trabalhos até que tudo estivesse funcionando.

Mas com o avanço da tecnologia, os sistemas de gestão estão muito mais práticos, além de manterem suas informações em nuvem e permitirem a visualização e a edição dos dados de qualquer lugar que tenha acesso à internet.

Um benefício indiscutível está na possibilidade de integração ao software do cliente. Assim, as informações contábeis são importadas de maneira automatizada. É um ganho de produtividade incrível!

4 áreas nas quais a tecnologia abre portas

Vamos ver agora como a atuação das empresas contábeis pode se modernizar com novos serviços ou novas formas de entregar valor ao cliente a partir daquilo que oferecem.

1. Contador digital

Com toda essa tecnologia, o profissional de contabilidade também teve um upgrade para a “versão digital”. O contador pode estar presente nas empresas de forma online, por meio de reuniões por videoconferência ou mesmo compartilhando a tela do seu cliente e conversando com ele em tempo real.

Além disso, há uma demanda por informações rápidas para agilizar a tomada de decisão de forma assertiva. Isso exige que relatórios possam ser impressos e que dados possam ser entregues de modo mais ágil. Essa é mais uma das atividades de contabilidade que a tecnologia atual permite: ser um contador digital.

As informações online ajudam a melhorar a qualidade e a agilidade da prestação de serviço, gerando ainda um ganho na satisfação dos seus clientes.

2. Contador por demanda

Outra atividade de contabilidade que deve ser levada em consideração é a prestação de serviços contábeis sem um contrato contínuo. A ideia está na atuação por demanda. É algo que especialistas de todo o mundo já estão apontando como sendo uma nova realidade para o ramo.

Isso pode ser feito, por exemplo, se você possui seu próprio escritório de contabilidade, mas deseja ganhar uma renda extra. Nesse caso, pode trabalhar em períodos específicos para atender demandas pontuais de clientes ou até mesmo prestar serviços para outros escritórios.

Seu cliente está trocando o sistema empresarial para uma versão online? Ofereça uma assessoria para parametrizar o sistema contábil e fiscal. Houve alguma alteração na legislação que pode beneficiar seu cliente? Ofereça uma consultoria tributária para analisar como ele pode tomar vantagem dessa nova oportunidade de redução de custo.

3. Consultor

Falando em consultoria, trabalhar especificamente como consultor contábil é uma opção muito promissora para quem deseja iniciar um novo negócio ou alterar o foco do trabalho da sua empresa.

Cada vez mais, os empresários estão vendo o contador como um parceiro de negócios, não somente como o responsável pela entrega das obrigações acessórias. Conforme dados de uma pesquisa realizada pelo Sebrae com empresários, veja o que eles desejam do profissional contábil:

  • 79% gostariam de receber mais recomendações do seu contador para melhorar a empresa;
  • 73% acreditam que o contador possa ajudar a melhorar a gestão financeira;
  • 61% mencionaram que pagariam valores adicionais para que seu contador começasse a prestar serviço de consultoria;
  • 54% estão dispostos a pagar até 20% a mais ao contador consultor.

É visível a grande oportunidade dessa atividade de contabilidade que a tecnologia atual permite. Ela possibilita adicionar valor ao serviço contábil.

4. Professor

Saindo um pouco da área empresarial, mais uma profissão que teve mudanças com a tecnologia atual é a de professor, e dois modelos de atividades de contabilidade nesse meio são:

Professor de faculdade de ensino à distância: O ensino EAD vem ganhando muita força, pois o tempo está se tornando escasso com a vida cada vez mais agitada de todas as pessoas.

A grande vantagem desse tipo de atividade de contabilidade é que as aulas são gravadas em vídeo e você pode fazer isso da sua própria casa. Com a tecnologia atual, basta ter um bom equipamento de filmagem e apoio, como:

  • Câmera ou celular de qualidade;
  • Microfone de lapela;
  • Equipamentos de iluminação;
  • Uma smart TV para apresentar seus slides.

Além do equipamento, também deve ser apresentado um material de qualidade, condizente com o curso que você estará oferecendo.

Professor de curso preparatório para o CRC: Conforme estabelecido pela Lei nº 12.249/2010, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) implementou o exame de suficiência. Com isso, outra possibilidade de atividade de contabilidade online é ser professor de cursos preparatórios.

Assim como o professor de faculdade EAD, basta ter os equipamentos necessários para gravar as aulas, além de entregar dicas especiais para os alunos, como técnicas de memorização e conteúdo contábil.

O futuro na nuvem

Não há como falar em tecnologia nas atividades contábeis sem lembrar de uma das mais poderosas revoluções. Estamos falando das possibilidades abertas a partir de cloud computing, o armazenamento em nuvem, que gera diversos benefícios, como:

  • Redução do espaço físico de armazenamento de arquivos;
  • Possibilidade de trabalhar à distância;
  • Permite sanar dúvidas dos seus clientes a qualquer momento;
  • Maior motivação dos funcionários devido à mobilidade;
  • Maior foco no serviço ao cliente;
  • Possibilidade de trabalhar em home office e reduzir custos com aluguel de escritório.

Seja um contador digital

Como vimos neste artigo, as atividades em geral estão se tornando cada vez mais digitais. A tecnologia trouxe diversas oportunidades e, além de usá-las a seu favor, o contador deve se atualizar para acompanhar as demandas do mercado.

Os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes. Com isso, o profissional contábil pode ser um consultor e um aliado para o crescimento dos negócios. Qualidade no atendimento, uso da tecnologia e agilidade são fatores primordiais que podem diferenciar os contadores de sucesso.

E você, já se considera um contador digital? Deixe um comentário e fale sobre a sua experiência!

Leia também