Marketing

Case de sucesso: veja como a Conta Azul auxilia a Tactus Contabilidade no dia a dia

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 28/07/2023 | 8 mins de leitura

Case de Sucesso: Tactus Contabilidade - Anderson Hernandes

Parceria com o cliente. É dessa forma que a Tactus Contabilidade vem auxiliando pequenas empresas a se tornarem mais eficazes e produtivas, contribuindo para o seu sucesso e longevidade. O escritório é também sinônimo de inovação, pois trabalha quase que exclusivamente de forma online, atendendo a empreendedores em todo o Brasil.

Para contar mais essa história de sucesso, conversamos com Anderson Hernandes, fundador da Tactus Contabilidade e palestrante. Ele contou como tem ajudado diferentes negócios e falou sobre a importância do sistema de gestão online da Conta Azul nesse processo.

Confira no vídeo abaixo essa bela história e, se preferir, leia abaixo a sua transcrição.

Transcrição do vídeo

Uma das coisas que mais me admira na Conta Azul, olhando do ponto de vista do empresário contábil, é justamente a forma como criou a facilidade de ter uma comunicação aberta com os contadores — contadores que se tornam parceiros da Conta Azul.

Aqui na Tactus, há uns anos, nós começamos um processo de reestruturação interna, em que mudamos o nosso mercado de atuação. Nós atendíamos empresas de porte médio e, por uma decisão interna, optamos por atender empresas de porte pequeno. Essas empresas precisavam ter necessidades atendidas de forma diferente. Por exemplo, um atendimento mais rápido, um atendimento mais prático.

Então, a Conta Azul, de certa forma, ajudou muito nesse processo de conexão. Nós tivemos um ganho muito significativo nesse aspecto porque conseguimos ter a mesma lucratividade, tendo uma necessidade de faturamento menor e uma necessidade de pessoas atuando também menor.

Empresas grandes, por exemplo, demandam profissionais mais qualificados, mais caros no mercado, e como mudamos o nosso posicionamento no mercado, passamos a focar mais no processo de tecnologia.

O diferencial da Tactus Contabilidade

Nossa empresa Tactus, como atende os clientes de forma online, nós praticamente não recebemos nenhum cliente em nossa sede, então, tudo que envolve o aspecto de tecnologia e as facilidades dessa tecnologia para esse atendimento que é prestado, nós sempre investimos muito nisso e esse é um dos grandes diferenciais que temos hoje.

O nosso cliente, quando nos procura, nos procura por um serviço onde ele é atendido à distância, de uma forma rápida, de uma forma prática e voltada para as necessidades dele.

Por exemplo, quando nós começamos a atender determinado segmento de mercado, nós estudamos tudo o que aquele segmento de mercado precisa e atuamos exclusivamente naquelas necessidades daquele segmento. Então, nós conhecemos muito bem quais são as principais necessidades dos nossos clientes.

O diferencial da Conta Azul

Quando tive o primeiro contato com o sistema da Conta Azul, eu percebi que ele tinha a facilidade de uso, que é uma coisa assim, incrível. Eu considero como o grande diferencial. Até mesmo uma pessoa que não tem muito conhecimento em aspectos financeiros consegue utilizar com muita facilidade a Conta Azul, e isso é uma maneira que eu vejo que é bem importante para o nosso cliente, porque o cliente quer alguma coisa que possa facilitar a vida dele, e não algo que seja complicado de utilizar.

Eu percebo, por exemplo, que alguns passos que poderiam levar muito tempo em um sistema de ERP convencional, no sistema da Conta Azul fazem de forma bem rápida. O cliente importa as informações, as informações têm uma sugestão automática de determinadas categorias, o sistema vai estudando o que vai acontecendo com o nosso cliente e vai proporcionando uma facilidade nesse uso.

Essa primeira impressão para nós foi muito interessante. Eu reuni as pessoas principais aqui na empresa, demonstrei a Conta Azul e começamos a decidir sobre a utilização desse sistema junto aos nossos clientes. Foi aí que começamos a testar junto aos nossos clientes para que pudéssemos ter a ideia de como o cliente via a utilização do sistema e percebemos que foi muito positivo. Então, isso nos deu um parâmetro inicial para começar a utilizar o sistema junto aos nossos clientes.

Como a Conta Azul facilita a integração contábil

Como a nossa empresa é uma empresa que passa uma visão de modernidade, de inovação no mercado, nós sempre procuramos focar, dentro do nosso processo de comunicação, que nós podemos atender nosso cliente à distância, de forma prática, rápida e atendendo especificamente às necessidades dele.

Hoje, a principal funcionalidade que temos dentro do sistema é justamente a importação das informações financeiras do cliente dentro do nosso sistema contábil. O sistema conversa com o nosso sistema que utilizamos, e fazemos uma importação que já vem parametrizada, e aí validamos esses lançamentos contábeis com os documentos que são fornecidos pelo cliente.

Só que esse processo é muito mais rápido, então, para nós, isso traz um ganho de produtividade muito significativo. Obviamente, nós temos um processo inicial para poder fazer com que o cliente adote esse sistema, mas depois que esse processo começa a andar, aí temos um ganho significativo dentro do nosso processo diário de lançamentos contábeis.

Medindo o ganho de produtividade

Aqui na Tactus nós temos clientes que estão conosco desde o momento em que comecei a empresa, mais de 20 anos atrás. Clientes que estão há 10 anos, há 5 anos, muito tempo antes de começarmos a utilizar a Conta Azul como ferramenta desse processo.

Então, conseguimos mensurar muito bem a diferença que existe de um cliente que utiliza a ferramenta e de um cliente que não utiliza a ferramenta. O ganho no atendimento desse cliente é bem significativo. As informações de um cliente que utiliza a ferramenta permitem, por exemplo, que nós tenhamos praticamente em tempo real essas informações.

Eu posso aqui no meu computador entrar nos meus clientes que estão vinculados à minha empresa e verifico o que o cliente fez na parte de rotina dele. E essa informação, depois que ela está toda pronta, a parte do cliente feita, que é justamente categorizar as suas despesas dentro do seu financeiro, eu consigo trazer essa informação de forma bem prática e rápida para poder fazer o lançamento contábil depois e dar continuidade.

Então, fica bem claro para nós. A equipe consegue enxergar muito bem que o ganho de tempo para atender ao cliente é muito maior. Consequentemente, nos sobra muito mais tempo para que possamos dedicar esse tempo para outras atividades, entre elas dar um assessoramento melhor para o nosso cliente, dar informações, dar uma ajuda melhor para o negócio dele.

Por que indicamos a Conta Azul

Antes de adotarmos a Conta Azul, fizemos a comparação com alguns outros sistemas do mercado. Chegamos à conclusão que a Conta Azul era o sistema que tinha mais atributos que se enquadravam com a forma da nossa empresa pensar.

Então, ao indicar a Conta Azul, estamos dando ao nosso cliente, por exemplo, a indicação de uma ferramenta que vai servir para o negócio dele. Isso já facilita o processo de aceitação do cliente. E conforme o cliente tem essa informação, ele começa a aderir a utilização da ferramenta, e nós vamos ajudando para que possa abstrair as informações que ele precisa para o negócio dele. É aí que ele começa a perceber a grande função da ferramenta, que é justamente poder enxergar o negócio dele.

Eu mesmo como empresário também utilizo a ferramenta na nossa empresa. Por exemplo, diariamente tenho acesso às informações do meu financeiro, não preciso ficar preocupado para as pessoas mandarem as informações, uma vez que elas já estão disponíveis para mim.

Então, utilizo a minha própria experiência para ajudar o cliente a entender como isso é bom para o negócio dele e isso tem trazido bons resultados, porque os clientes que estão utilizando estão vendo esse ganho e, consequentemente, a adesão à ferramenta é muito melhor.

Leia também