Como oferecer serviços contábeis de alto valor para seus clientes?

Como oferecer serviços contábeis de alto valor para seus clientes?

Muitas vezes visto como um burocrata e gerador de guias de impostos, o papel do contador poderia ser muito melhor aproveitado pelos empresários, principalmente na gestão dos micro e pequenos negócios. Cerca de 70% das micro e pequenas empresas (MPEs) afirmam ter enfrentado muitas dificuldades no primeiro ano de atividade, de acordo com pesquisa realizada pelo SEBRAE em 2014, no Estado de São Paulo. Se estas empresas aproveitassem melhor os serviços de análise financeiras que bons escritórios contábeis oferecem, esse dado seria bem diferente.

Na mesma pesquisa, 39% dos empreendedores contam que não tinham conhecimento sobre o capital de giro necessário para abrir o negócio, 32% não conheciam os aspectos legais envolvidos, e assustadores 61% não procuraram ajuda de um contador para a abertura da empresa.

Esses números provam que para as MPEs, a orientação de um escritório contábil, desde a abertura do negócio, é vital e vai muito além da operação fiscal.  Para que os micro e pequenos empresários se mantenham focados em seus objetivos estratégicos, você deve atuar como um consultor de negócios, contribuindo na toma de decisões.

Então, com quais ações práticas seu escritório pode desempenhar um papel estratégico e ajudar o cliente na tomada de decisão?

Garantir o entendimento das leis

Um emaranhado de termos complexos e muitas referências a outros documentos legais, fazem da divulgação das novas leis fiscais um assunto complicado (e nada interessante) para o empreendedor. Muito relevante é a atuação do contador como um “intérprete” desses documentos, explicando de forma clara e objetiva os impactos práticos das novidades e os procedimentos que devem ser tomados para seu cliente se adequar.  Inclusive, para ajudá-lo a descomplicar este tema, criamos um infográfico com  dicas para o seu cliente organizar melhor os impostos, confira aqui.

As novas regras do Simples Nacional que entraram em vigor no início de 2015 ampliando as possibilidades de enquadramento neste regime, por exemplo, exigem que o micro e pequeno empresário melhore ainda mais sua análise financeira para decidir se vale a pena passar para o regime simplificado ou permanecer no lucro presumido. Esclarecer e orientar sobre este processo contribui para a continuidade do negócio dos seus clientes.

Adicionalmente, você pode mandar e-mails sobre os temas que estão em voga, ou ainda, gravar pequenos vídeos explicativos (com cerca de três minutos de duração) e disponibilizá-lo em ferramentas como o Youtube ou Vimeo ajudando para que ele não seja penalizado por desconhecimento da legislação.

Entregar análises financeiras e recomendações contábeis

Muitos empresários só buscam o apoio do contador quando têm dificuldades de caixa, não é? Para evitar que a situação chegue a esse ponto, Mario da Silva, sócio fundador da Forus Contabilidade, explica que é preciso fazer um processo de aculturamento dos clientes sobre a importância de acompanhar a saúde financeira do negócio.

Assim, o empresário sugere que você prepare periodicamente um sumário executivo contendo os principais indicadores financeiros (como liquidez da empresa, ativos, passivos e nível de endividamento, balanço patrimonial e performance econômica), e reserve um horário para uma conversa pessoal com o empreendedor para avaliação dos pontos de atenção.

Auxilie também na revisão de gastos, fazendo um diagnóstico do ciclo financeiro, avaliando as condições do estoque e a adequação dos prazos de pagamento e recebimento, por exemplo. Sistemas de gestão como o ContaAzul oferecem relatórios que auxiliam bastante nesta atividade.

A análise conjunta desses indicadores permite que seu cliente entenda o cenário em que se encontra, faça correções e melhorias na gestão do negócio e avalie se pode realizar novos investimentos.

Com esse tipo de assessoria, ele terá um respaldo técnico qualificado e se sentirá muito mais seguro para tomar decisões estratégicas que, certamente, vão impulsionar a performance do negócio.

Mostrar organização e agilidade

Ao adotar  sistemas de integração contábil ágeis e seguros, você realiza a exportação da movimentação financeira do seu cliente e importa no seu sistema contábil, reduzindo o tempo dedicado a digitação dos lançamentos e custos com  serviços de envio de documentos. Ao reduzir o uso de papel, a guarda dos documentos é facilitada, gerando excelente organização interna.

O ContaAzul para Contadores é um exemplo de sistema gratuito que faz essa integração contábil.

Soluções como o Dropbox ou Google Drive também estão à disposição do seu escritório para começar o compartilhamento eletrônico dos documentos. O gerenciamento de tarefas do escritório também pode ser feito por meio de ferramentas online e gratuitas que ajudarão você a lembrar dos compromissos e organizar seu dia-a-dia. Confira o comparativo entre 5 ferramentas aqui.

Essa eficiência reflete em maior produtividade para os dois lados, deixando mais tempo para o empreendedor dedicar à análise estratégica do negócio, em conjunto com o escritório contábil.

O contador é “o cara” para fazer prosperar os negócios e afastar os riscos da operação adotando um controle gerencial efetivo nas empresas, que se traduzem em mais produtividade e lucratividade aos negócios de seus clientes.

 

Vinicius Roveda

Sobre o autor do artigo

Vinicius Roveda atua há 15 anos no mercado de tecnologia e internet. Possui formação em Ciências da Computação, MBA em Gestão Empresarial e especialização em Gestão de Produtos. É fundador e CEO da ContaAzul, fornecedora de software de gestão online para MPEs de todo o Brasil. A ContaAzul foi acelerada pela americana 500Startups e já recebeu aportes de diversos investidores mundiais desde 2009.

ContaAzul 100% Gratuito para escritórios contábeis. Saiba Mais!

5 Comentários
ECF: mais uma oportunidade para atuar como um consultor de negócios
21/07/2016 às 17:08h
[…] das informações necessárias. Lembre-se: este assessoramento pode ser mais um serviço com remuneração extra e altamente valorizado pelo […]
Uma real inovação disruptiva no mundo contábil
07/04/2016 às 12:31h
[…] os que já existem. Então, será que está ocorrendo alguma inovação deste tipo no mercado de serviços contábeis? A resposta é […]
Cálculo de custos para definir os honorários do escritório contábil
22/03/2016 às 11:04h
[…] da língua todos os itens que formam seu preço é uma maneira muito interessante de mostrar o real valor do seu trabalho, e permite ser tão convincente como foi o gerente do bistrô, que agora é conhecido e citado como […]
A revolução no modelo de negócio contábil como um diferencial competitivo
30/09/2015 às 15:50h
[…] Como oferecer serviços contábeis de alto valor para seus clientes? […]
Jorge Souza
11/08/2015 às 14:26h
Forma interessante de trabalho, conforme imaginei: o contador consultor.

Deixe seu comentário