Marketing

Comunicação visual na contabilidade: uma imagem para crescer

Gabriel Manes Gabriel Manes | Atualizado em: 26/03/2024 | 7 mins de leitura | ← voltar

Comunicação visual na contabilidade: uma imagem para crescer

Em um mercado competitivo, como é a contabilidade, o êxito pode morar nos detalhes. Qual é a cara do seu escritório? Que mensagem a sua logomarca transmite aos clientes? Onde e de que forma a sua imagem está sendo explorada? Se não sabe as respostas, talvez seja a hora de se preocupar mais com a comunicação visual do negócio.

O que é comunicação visual?

Uma empresa não fala com seu público apenas por meio das palavras. Aliás, nem sempre ela precisa de um texto ou de uma voz para ser notada e ficar gravada na memória dos clientes. Quando entender que a imagem faz parte da estratégia de marketing, um escritório de contabilidade está apostando na comunicação visual.

Essa é uma ferramenta que, como o nome indica, trabalha com elementos visuais, de forma a criar uma conexão entre a empresa e seu público. Podem ser fotos, vídeos, desenhos, animações, gráficos ou signos. O que importa é propor peças que funcionem como a identidade do negócio.

Entre todos os elementos de comunicação visual, certamente a logomarca, ou logotipo, é aquele que costuma causar maior impacto. A sua proposta é gerar uma lembrança automática em quem o vê, uma ligação imediata com a empresa que representa. É como se uma imagem substituísse o seu próprio nome, afinal, não precisa de texto algum para promover esse reconhecimento.

Faça um rápido exercício mental e você deve lembrar de diversas marcas que identifica no mesmo instante que põe os olhos em seu logo. As três listras da Adidas, por exemplo, são inconfundíveis, concorda? E o que dizer do M amarelo do McDonald’s? O passarinho azul do Twitter e o coelhinho preto da Playboy são outros ótimos exemplos.

Mas o que essas grandes marcas e empresas têm a ver com seu escritório? Não há dúvidas que você tem muito a se inspirar nelas. Afinal, se elas chegaram a esse patamar, é também porque houve a contribuição da comunicação visual.

O que a comunicação visual pode fazer por você

Não é apenas de um bom e inspirado logotipo que você precisa para fixar a marca do seu escritório de contabilidade. É claro que esse elemento é de grande importância, pois o representará em peças publicitárias, na fachada da empresa, em documentos e em outras situações diversas.

Mas um bom profissional ou agência de comunicação visual pode criar outros materiais que ajudem nesse processo de construção de imagem, gerando a identificação que procura entre a empresa e seus clientes.

A escolha das cores, por exemplo. Não se pode ignorar o que cada uma delas significa, que sensações transmite e que reações provoca nas pessoas, individualmente ou em combinações. O mesmo se refere à tipologia, ou seja, às fontes utilizadas na construção textual (pense no tipo de letra utilizada pela Coca-Cola e perceba como essa também é uma marca da empresa).

Tudo isso pode dar origem a projetos diversos em comunicação visual na contabilidade, como cartão de visitas, fôlderes, panfletos, banners, brindes e, até mesmo, adequações no site contábil e no ambiente interno do escritório. Só depende do orçamento que destinar para isso.

Mas talvez você se pergunte: o que esse investimento todo pode fazer pelo meu escritório? No que ele ajuda meu negócio a crescer e se solidificar no mercado?

Conforme você for lendo sobre o tema, não raro encontrará especialistas defendendo que a comunicação visual é mais efetiva do que a verbal, gerando uma resposta mais rápida das pessoas e com maior poder de persuasão. A razão estaria no apelo emocional proposto pela própria subjetividade dos elementos, seja a imagem, suas cores ou sua disposição.

É interessante citar, embora não se trate da mesma atividade que a sua, a pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), que apontou que melhorias na comunicação visual de estabelecimentos varejistas resultam em um aumento nas vendas entre 12% e 40%.

Veja bem, mesmo com a ressalva de se tratar de um segmento totalmente diferente do seu, é inegável que você pode também usar esse recurso para fazer o seu escritório crescer no mercado, conquistando mais clientes.

Como melhorar a comunicação visual do escritório

Ao conhecer o potencial da comunicação visual, é hora colocar essa ideia em prática. Veja algumas ações importantes para melhorar a maneira como o seu escritório se relaciona visualmente com o cliente.

Foque no público-alvo

Você já leu em algum lugar que precisa conhecer bem seu cliente antes de propor qualquer estratégia voltada a ele? Certamente, sim. E não seria diferente em um projeto para qualificar a sua identidade visual.

Compreender o que o público-alvo deseja e o que agrada a ele é fundamental ao propor uma nova peça, não importa qual seja o elemento trabalhado. Do contrário, será dinheiro, tempo e esforço jogados fora.

Observe leis e normas

Mantenha os pés no chão e lembre-se das limitações impostas pelas normas de contabilidade a ações de marketing e publicidade. A comunicação visual serve até para destacar seus diferenciais, mas seja sutil e jamais passe uma imagem que acabe diminuindo os colegas contadores.

Além disso, verifique o regulamento da sua cidade, como um código de posturas do município, antes de investir em algum tipo de sinalização ou propaganda externa, seja na fachada ou em um outdoor, por exemplo. Pode haver alguma restrição prevista e é preciso respeitar a lei.

Contrate um profissional

Aqui, vale um recado curto e direto. Todo o investimento feito, seja financeiro ou em tempo, exige um resultado compatível. Seja criterioso ao contratar o profissional ou a empresa que vai executar o projeto para o seu escritório. Fuja de amadores.

Tenha cuidado ao mudar

Não é por que seu escritório contábil já tem boa solidez que não pode melhorar a comunicação visual. Tudo depende de um cuidadoso planejamento. Através dele, você pode identificar que o perfil do seu cliente está mudando e que sua imagem precisa acompanhar esse movimento.

Outra razão para mexer em um time que já está ganhando é para apresentar uma mudança, seja um novo serviço oferecido ou a segmentação em um nicho específico.

Mas atenção: ainda que você foque em novos clientes, jamais esqueça dos antigos. Não deixe aqueles que já fazem parte da sua carteira de fora da estratégia e preserve a relação que tem com eles.

Cuide da aparência do escritório

Hoje, você descobriu mais sobre a importância de conectar sua imagem aos clientes em uma estratégia focada no crescimento. Também conferiu boas dicas para fazer isso em seu escritório de contabilidade.

Aproveite esse conhecimento para refletir sobre como você é visto atualmente pelo seu público. Será que ele o percebe da maneira que gostaria? Ou sua imagem diz pouco a seu respeito?

Lembre que cuidar da comunicação visual de um escritório de contabilidade é cuidar da sua aparência. Não desperdice essa oportunidade de crescer.

E você, que atenção tem dedicado à comunicação visual do seu escritório? Comente!

Leia também