Inovação

A contabilidade do futuro, por Ronaldo Dias

Gabriel Manes Gabriel Manes | Atualizado em: 26/03/2024 | 6 mins de leitura

A Contabilidade do Futuro, por Ronaldo Dias

O avanço da tecnologia ocorre em tamanha velocidade que não há como deixar de sentir os efeitos do novo na nossa rotina. A forma como realizamos determinada tarefa talvez mude totalmente amanhã. Já pensou sobre isso? Ser um contador 2021 é uma ideia que assusta você? Para que possa refletir a respeito, leia a seguir o divertido e inquietante artigo que recebemos de Ronaldo Dias sobre a contabilidade do futuro.

A contabilidade do futuro – Ronaldo Dias

Hoje é 1º de abril de 2021, segunda-feira. No meu smartphone, recebi da Receita Federal minha declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) pronta, para eu confirmar o documento de arrecadação DARF do imposto de 2020. Importei e paguei no aplicativo do banco — que bom que nem precisei digitar nada.

Ninguém nem fala mais de SPED. Está tudo automático, com geração e validação em um perfil simplificado.

As mercadorias agora têm chip e os produtos são acompanhados durante o transporte por leitores RFID (Identificação por Radiofrequência) instalados nas estradas. Já foram desativados quase todos os postos fiscais.

Os produtos já vem com IVA (Imposto sobre Valor Agregado) e nem precisamos mais calcular um monte de impostos nos escritórios contábeis.

Ah, também não tem perigo de errar a tributação. Agora, temos um sistema que lê o chip do produto e traz toda a tributação incidente.

Os sistemas, com uso da inteligência artificial e OCR (reconhecimento ótico de caracteres), já contabilizam os documentos só com a foto que tiramos no celular.

Operações com compras, vendas, pagamentos e impostos já são automaticamente contabilizadas sem nem precisar lançar. Tudo já está integrado com o Fisco e com os bancos.

O mercado de ERPs se consolidou em poucas empresas de ERP online. Elas têm verdadeiras plataformas de serviços, que emitem os impostos e balanços no ERP online do cliente.

Acabou aquele serviço manual de ticar, conciliar e importar lançamentos contábeis.

Os escritórios de contabilidade têm chatbots (para comunicação quase humana com máquinas) integrados com o Watson, que tiram dúvidas e dão orientações aos clientes nas áreas tributária, trabalhista e financeira.

Você sabia que agora existem grandes grupos de contabilidade, que trabalham integrados, compartilhando sistemas de gestão de informações e performance, cálculo de honorários e área de TI (Tecnologia da Informação), em células distribuídas pelo país, que atendem clientes de todas as regiões, e muito uso de home office?

Rapaz, para quem não está em um grupo desses contadores está difícil, pois os honorários caíram muito devido à tecnologia e muitos não conseguem ter lucro suficiente.

Os empresários e contadores agora utilizam até uma plataforma online capaz de fazer um check-up das empresas, com exames científicos contábeis online, trazendo informações sobre:

  • Como está a saúde financeira?
  • Qual risco de quebrar? Em quanto tempo?
  • Meu faturamento cresceu, isso é bom?
  • Deixo o dinheiro no banco ou invisto em mercadorias ou matéria-prima?
  • Pego um empréstimo ou dinheiro dos sócios?
  • Como lucrar mais? Aumentar os ativos ou dinheiro disponível (melhorar fluxo de caixa)?

Tem até consultores online no chat para ajudar a colocar em prática as orientações.

Para os contadores, os tempos de arautos de más notícias, impostos, obrigações e imposições governamentais acabaram. Hoje, os profissionais com esse perfil são valorizados e respeitados. São reconhecidos como médicos especializados na saúde das empresas e felicidade do empresário.

Acabei de me formar em contabilidade. Nossa, estou atrasado para uma entrevista de emprego!

O entrevistador pergunta:

– Você tem experiência em contabilidade?

– Sim

– Ótimo! preciso que você auxilie o nosso TI a criar um script para buscar as informações anteriores e validá-las.

– …

– Você vai fazer isso usando esse óculos de realidade aumentada, que já mostra as informações nesta lente e você manipula neste teclado virtual inteligente que sugere informações na sua mesa. Você vai usar acesso remoto via browser, com o IP do nosso proxy. Claro que para entrar terá que usar um login e senha devido ao firewall. Quero que crie também indicadores de performance baseado na massa de dados do banco de dados SQL.

– …

– Ah, ia esquecendo: como agora as mercadorias tem chip, quero que auxilie a padronizar o nosso estoque e os códigos a utilizar. Também vou precisar que diga o que pode me indicar como regime tributário ideal, baseado nas informações do Sped Contábil dos últimos anos. E que configure e revise a tributação do nosso banco de dados, que tem 100 mil itens — você tem uma  semana para isso. E aí, quando você pode começar?

– …

– Está me ouvindo?? Ei, ei??

Suando muito, abro os olhos.

Ufa, acordei! Era só um sonho !

Ainda bem que estamos em 2017!

Pelo jeito, não vai adiantar só saber fazer lançamentos, importações de notas fiscais ou fazer conciliações e fechamentos.

Ainda dá tempo de eu aprender tudo isso e me preparar para usar a ciência contábil de forma mais eficaz!

Você também quer ser um contador 2021?

Precisamos agradecer ao contador Ronaldo Dias pelo envio do seu artigo. Ele coloca todos os profissionais diante de uma reflexão necessária. O que será da contabilidade do futuro? Como vamos nos encaixar nela? Ser um contador 2021 irá trazer mais desafios ou facilidades ao dia a dia?

Enquanto pensa a respeito, não deixe de se atualizar. Aqui no blog, já falamos sobre a necessidade do contador seguir estudando, mesmo depois de formado. Tudo evolui muito rápido e quem fica parado perde espaço. O mercado, cada vez mais, precisa de profissionais modernos, flexíveis e atentos a dar ao cliente o que ele deseja.

Você acredita que está preparado para ser um contador 2021? Comente!

Leia também