Gestão

[Curso] Tendências da contabilidade

Gabriel Manes Gabriel Manes | Atualizado em: 26/03/2024 | 6 mins de leitura | ← voltar

[Curso] Tendências da contabilidade

O mercado está concorrido: como o seu escritório irá marcar posição? Vencer esse desafio é o foco de um curso sobre tendências da contabilidade que a Universidade ContaAzul abre agora aos contadores.

Tendências da contabilidade é o foco de curso

Você é um contador preocupado com o futuro? Então, está convidado a participar do curso Megatendências de contabilidade para posicionar o escritório como referência no mercado, oferecido desde já em plataforma online pela Universidade ContaAzul.

A iniciativa reforça a parceria da ContaAzul com contadores de todo o Brasil e tem como objetivo apresentar a eles o que vem por aí no setor pelos próximos anos.

A partir dessa atualização, é esperado que os profissionais possam conduzir os seus escritórios por um caminho de maior produtividade — característica que é peça-chave para enfrentar a alta concorrência.

Entre outras abordagens, o curso destaca a profissionalização das atividades, a segmentação dos serviços e a delegação de tarefas. Também indica estratégias e ferramentas capazes de levar seu escritório a marcar presença no mercado, sendo sempre uma opção buscada por aqueles que compõem o seu público-alvo.

Confira o conteúdo programático do curso:

  • Aula 1: Profissionalização para contadores
  • Aula 2: Delegar tarefas: o segredo do contador produtivo
  • Aula 3: Segmentação de mercado
  • Aula 4: Redes, fusões e aquisições
  • Aula 5: Concorrência global na contabilidade: seu escritório está pronto?
  • Aula 6: Como a integração contábil torna seu escritório mais competitivo
  • Aula 7: Matriz BCG e contabilidade: uma combinação que dá certo
  • Aula 8: Análise SWOT para analisar o escritório de contabilidade
  • Aula 9: Posicionamento das empresas contábeis
  • Aula 10: Omnichannel marketing
  • Aula 11: Marketing de conteúdo e inbound marketing para escritórios contábeis
  • Aula bônus: Webinar – as megatendências no mercado contábil, por Roberto Dias Duarte

Como participar do curso

As aulas online do curso sobre tendências da contabilidade já estão disponíveis no site da Universidade ContaAzul. Mas este conhecimento está restrito para parceiros. Para conseguir acesso ao curso é só seguir os seguintes passos.

Vamos ajudar seu escritório a integrar 5 novos clientes. Assim que chegarmos lá, você, contador, ganha acesso exclusivo ao curso online. Mais clientes integrados significa mais produtividade e mais tempo para qualificar seus serviços ou buscar novos clientes. É só entrar em contato com seu gerente de contas por e-mail ou pelo 0800 600 0921 para seu acesso ao curso ser liberado.

E o melhor: o conteúdo está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Como é você quem faz seus próprios horários, nem mesmo a rotina atribulada de um contador é justificativa para não se atualizar profissionalmente.

Comece assistindo ao vídeo de apresentação do curso. Em seguida, passe para a primeira aula, que traz dicas para a profissionalização do escritório de contabilidade, um assunto bastante atual.

Na sequência do curso, você terá contato com conteúdos diversos em vídeo, texto e multimídia. Após cumprir o conteúdo programático com as 11 aulas previstas, preencha o questionário de avaliação para testar seus conhecimentos sobre o que aprendeu.

E não deixe ainda de conferir a conferência digital ministrada pelo professor e empresário Roberto Dias Duarte sobre as megatendências no mercado contábil. Ele é sócio e presidente do Conselho da NTW Contabilidade, a primeira e maior rede brasileira de franquias contábeis

Ao encerrar sua qualificação no curso, tenha certeza de que estará melhor preparado para encarar um segmento já bastante concorrido e vencer os concorrentes, encontrando seus diferenciais e aquilo que mais destaca o escritório.

A difícil missão de se posicionar no mercado

“É melhor ser o primeiro na mente do consumidor, do que ser o primeiro no mercado”. A frase é de Al Ries, americano referência mundial em marketing, que já foi destaque aqui no blog.

Isoladamente, essa sentença pode ser interpretada de diferentes formas, mas a lição de Ries sugere que não se chega à liderança na área em que atua sem ter a preferência do seu público-alvo.

Traduzindo para o ramo contábil, significa dizer que você não precisa e nem deve se preocupar em ser o número 1 entre os escritórios. Essa será uma conquista natural se o seu nome vier à mente do cliente sempre que uma demanda surgir.

Assim, o desafio não é liderar, mas se posicionar. É ser lembrado e não esquecido. É ser o escritório contábil e não apenas mais um.

Se a concorrência é árdua, se o mercado parece saturado, não há como se posicionar sem encantar seu cliente. Então, a questão a responder é: como fazer isso?

Observe as aulas propostas no curso oferecido pela Universidade ContaAzul e perceba que muito do conteúdo, na verdade, foca no seu cliente. Quando se fala em ser mais profissional e produtivo, o objetivo está em otimizar processos e ser mais eficiente justamente para ele, o cliente.

As técnicas administrativas abordadas, como a Matriz BCG e a Análise SWOT, são centradas na gestão e se destinam a identificar o que pode melhorar e que diferencial pode ser decisivo para se destacar entre os concorrentes.

Veja que interessante: estamos falando de duas metodologias diferentes e um mesmo objetivo. No fim das contas, tudo gira em torno do cliente, pois ele é a razão de qualquer empresa existir — e não seria diferente em escritórios de contabilidade.

Não podemos deixar de destacar que o marketing também ocupa espaço no conteúdo do curso. E isso não é por acaso, já que de nada adiantaria construir uma estratégia voltada ao cliente e ele não ficar sabendo disso.

Se ficou interessado, não perca a oportunidade de aprender mais sobre a sua área de atuação, projete o futuro da contabilidade e planeje desde já a sua colocação no mercado.

Atualize seus conhecimentos

Neste artigo, apresentamos o curso que a Universidade ContaAzul oferece aos contadores para atualização de conhecimentos sobre clientes, tendências e posicionamento do escritório no mercado.

Essa é uma excelente oportunidade para se preparar para o que vem pela frente. Também representa um passo importante para construir a sua estratégia e não apenas sobreviver, mas sair vitorioso em meio à forte concorrência, o que já é uma característica atual e deve ser ainda mais presente na rotina do contador do futuro.

Participe, estude e amplie seus conhecimentos. Você, seu escritório e seus clientes só têm a ganhar.

Leia também