Gestão

DRE na ContaAzul: demonstrativo gerencial para seu cliente

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 3 mins de leitura | ← voltar

DRE no ContaAzul: demonstrativo gerencial para seu cliente

Tem Novidade ContaAzul para pequenas empresas. Para seus clientes que têm demanda para um DRE (Demonstrativo Gerencial dos Resultados), mesmo fora do regime de competência ou para intervalos diferentes dos exigidos por lei, nossa plataforma de gestão agora oferece esse recurso a mais. Sem finalidade contábil, esse novo relatório na ContaAzul permite que você possa concentrar mais tempo para oferecer análises e consultoria contábil e financeira.

Esse recurso já está disponível para todos os nossos clientes de micro e pequenas empresas nos planos com relatórios. Muitos deles demandavam — a nós e a você, contador — um relatório para saber se o negócio teve lucro ou prejuízo. Mesmo sem o rigor do DRE Contábil, o Demonstrativo Gerencial de Resultados do Exercício Gerencial é especialmente útil para isso.

Para ter essa visão, é preciso que as movimentações financeiras estejam devidamente lançadas no ContaAzul, com data de competência, com classificação correta e a devida conciliação bancária. É um incentivo a mais para micro e pequenas empresas mantenham a disciplina no controle financeiro.

Essa disciplina traz ganhos para todos. O pequeno empreendedor tem mais clareza da saúde financeira do negócio. E a contabilidade passa a ter mais confiabilidade nos dados inseridos pelos clientes no ContaAzul.

DRE no ContaAzul x DRE Contábil

Embora siga princípios e objetivos semelhantes, o DRE do ContaAzul não tem finalidade contábil nem substitui o demonstrativo exigido por lei das empresas do regime de competência. Ele é diferente do DRE Contábil, entre outros motivos, porque não apresenta dois grupos de informações: depreciação e provisionamento de Férias, 13º e o encargos sociais incidentes sobre essas ocorrências.

Ainda assim, o uso gerencial do DRE já traz ganhos importantes para uma micro ou pequena empresa, permitindo confrontar receitas e despesas ou comparar o cenário de diferentes meses, por exemplo.

Ouvimos relatos de muitos contadores que trabalham conosco que recebem demandas periódicas de um demonstrativo gerencial de resultados, especialmente por parte de clientes mais habituados com gestão. Ao incorporar essa funcionalidade, o ContaAzul permite que seu cliente acesse o relatório quando quiser, e você possa se concentrar em tirar dúvidas, prestar uma consultoria estratégica e entregar ainda mais valor.

Lá no ContaAzul Blog, voltado para pequenos empreendedores, como seus clientes, preparamos um artigo bem explicativo sobre esse novo recurso. Se quiser, compartilhe com ele este material sobre DRE Gerencial do ContaAzul.

Aproveite e compartilhe com seus sócios, sua equipe e seus parceiros. E conte para nós o que achou nos comentários.

Leia também