Marketing

Como o endomarketing pode ser decisivo nos resultados do escritório

Gabriel Manes Gabriel Manes | Atualizado em: 26/03/2024 | 7 mins de leitura

Como o endomarketing pode ser decisivo nos resultados do escritório

Formar uma equipe de primeira linha em um escritório contábil pode não ser fácil. Mas mantê-la é ainda mais difícil. Como o endomarketing pode ajudá-lo nessa tarefa é o que iremos descobrir neste artigo.

O que é endomarketing?

O endomarketing é um conjunto de ações com foco no público interno de uma organização. Se o marketing tradicional é voltado para a atração de clientes e a promoção de uma imagem positiva, o marketing interno objetiva a menor rotatividade de colaboradores, além de ganhos de motivação e produtividade no trabalho.

Em um escritório de contabilidade, como em qualquer outra empresa, o endomarketing pode ser uma solução para reduzir a taxa média de saída de funcionários em um determinado período, assim como o número de faltas ao trabalho.

A estratégia também pode ser aplicada com sucesso para aproximar os colaboradores das metas da empresa, fazendo-os acreditar nelas e criando uma sintonia entre todos, que acaba refletindo de maneira positiva no clima do escritório.

Como tirar proveito do endomarketing

Vamos imaginar que o seu escritório esteja em um momento de afirmação. Finalmente, você conseguiu montar um time qualificado, comprometido e competente, que mostra todas as credenciais para representar a sua marca. Você não vai querer perder nenhum membro dessa equipe, não é mesmo?

Mas a rotatividade faz parte de qualquer empresa, seja pelo funcionário que sonha em seguir carreira solo e abrir o próprio negócio, ou quem sabe prestar concurso para atuar na contabilidade pública. E sempre pode ter alguém descontente, talvez com o ritmo de trabalho ou com um colega, ainda que temporariamente.

Como fazer com que todos estejam engajados? Como assegurar que acreditem no escritório e queiram fazer parte do seu crescimento? Como manter a motivação e a produtividade em alta?

Certamente, uma abordagem de endomarketing pode ajudar nesses desafios. Confira quais são as três etapas para elaborar a sua:

Planeje suas ações

Ao contrário de uma estratégia de marketing tradicional, quem tem mais conhecimento para planejar ações de endomarketing são os profissionais de Recursos Humanos (RH). Se o seu escritório é pequeno, mas você identifica a necessidade de propor algo nesse sentido, pode você mesmo fazer um levantamento para descobrir o que a sua equipe pensa.

Pode parecer pouco eficiente o chefe conversar com seu funcionário para saber se está tudo bem, mas saiba que o simples ato de ouvi-lo já é uma ação própria do endomarketing. Então, esteja aberto a escutar inclusive o que não gostaria, ou seja, algo que você tenha que mudar na visão de algum colaborador. Se preferir, obtenha opiniões a partir de um questionário.

A partir daí, pode reunir as informações que obteve e analisar aquilo que incomoda sua equipe e o que mais agrada – ainda que o ambiente seja bom, as pessoas tendem a destacar os aspectos negativos. Em seguida, poderá passar à próxima etapa, que consiste na proposição de ações.

Coloque a estratégia em prática

Vamos listar agora possíveis problemas identificados no seu diagnóstico junto à equipe e as soluções propostas a partir de ações de endomarketing.

  • As pessoas são um tanto distantes e fechadas no escritório e pouco conversam entre si.

Como resolver: promover iniciativas de integração, como eventos fora do local de trabalho, talvez até envolvendo seus familiares.

  • Quando há dificuldade em algum relatório contábil, não percebe disponibilidade de receber auxílio.

Como resolver: estimular a comunicação interna por meios mais práticos, como um endereço de e-mail específico para isso e que todos aqueles que possam ajudar o recebam.

  • Os processos são bastante mecânicos e não sabe se está fazendo a coisa certa.

Como resolver: estabeleça uma avaliação periódica (feedback) para que o colaborador tenha mais segurança em suas ações, saiba reconhecer os erros e veja seus acertos valorizados.

  • Há anos repete a mesma atividade e não percebe evolução na carreira.

Como resolver: investir em treinamentos e cursos de maneira constante para que as pessoas se sintam preparadas para assumir novas tarefas no escritório.

  • Por vezes surgem boas ideias, mas não há com quem compartilhar.

Como resolver: ter um e-mail como canal permanente para receber sugestões por parte dos colaboradores, para que se sintam úteis na empresa.

  • A rotina no escritório por vezes é pesada, exigindo muito de cada profissional para a precisão dos relatórios e análises.

Como resolver: promover palestras motivacionais, realizar vídeos institucionais e outras dinâmicas de grupo que tornem o clima no escritório mais leve e descontraído.

Monitore, avalie e ajuste

Para que uma estratégia de endomarketing dê certo, não basta aplicar as ações e esperar que os resultados se concretizarem logo. É preciso monitorar como a sua ideia se comporta na prática.

É válido, durante a implementação, seguir ouvindo os colaboradores para avaliar se aquilo que você traçou como objetivo vem se confirmando na prática.

Por exemplo, você decidiu criar um endereço de e-mail para a troca de informações, dúvidas e sugestões entre os colaboradores, mas a adesão se mostrou baixa. Será que o recurso não é útil ou há outra barreira que esteja dificultando o seu uso? Pergunte àqueles que trabalham com você.

Conforme o retorno que receber, você pode ajustar a ideia. Talvez seja preciso você mesmo dar o exemplo e compartilhar com eles informações e dicas relevantes. Já se observa que não há disposição do grupo em aderir, o melhor é cancelar a ação e propor outra para o mesmo objetivo.

Além de monitorar as ações que estão em andamento, depois de um determinado período e sempre que um novo colaborador entrar no escritório, é válido repetir o esforço inicial da etapa de planejamento.

Leve o endomarketing ao escritório

Não importa o porte do seu escritório. Se você trabalha com outras pessoas, sempre haverá desafios para manter todos focados, motivados e produtivos. Em uma atividade que exige alta concentração, como a do contador, pode ser ainda mais difícil, mas o endomarketing é uma ferramenta capaz de ajudá-lo.

É claro que não há como garantir a satisfação interna de forma permanente, mas seu esforço pode ao menos evitar que um descontentamento chegue ao ambiente externo, atingindo um cliente, por exemplo.

Já se conseguir manter seu time integrado e batalhando em conjunto pelos resultados, terá dado um grande passo em direção ao crescimento e o sucesso.

Seu escritório já se beneficiou com alguma estratégia de endomarketing? Comente!

Leia também