Marketing

Será a hora de rever sua estratégia de marketing contábil?

Gabriel Manes Gabriel Manes | Atualizado em: 26/03/2024 | 7 mins de leitura | ← voltar

Será hora de rever sua estratégia de marketing contábil?

Fazer marketing contábil pode não ser suficiente. Para seu escritório crescer de verdade, talvez seja preciso qualificar as ações. Será que chegou a hora de rever a sua estratégia?

Como mensurar resultados no marketing contábil

Você divulga seu escritório nas redes sociais, tem um site, eventualmente posta algo no blog, distribui materiais impressos, marca presença, mas sente que ainda não é o bastante? É como se o número de clientes fosse insuficiente para lhe dar segurança sobre estar seguindo na direção certa?

Em uma estratégia de marketing contábil, poucas sensações são tão ruins quanto não saber se o seu esforço está sendo eficaz. E não há outra forma de descobrir se não for medindo os resultados. Mas como?

Para um escritório de grande porte, que conta com profissionais especializados e até um time de marketing, tudo fica mais fácil. Afinal, o empresário contábil confia nas suas escolhas e sabe que aquele que mais entende do assunto trabalha com ferramentas capazes de mensurar os resultados das ações realizadas.

Mas se não é esse o seu caso, e o orçamento e a estrutura forem bem menores, muito da estratégia terá que passar pelas suas mãos. Então, não tem jeito: é preciso arregaçar as mangas e se dedicar à análise do seu plano de marketing.

Para medir a eficácia da sua estratégia digital, vale ler mais a respeito de fórmulas como Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e Retorno sobre Investimento (ROI), que permitem identificar o quanto seu escritório gasta para conquistar um novo cliente e o quanto lucra com cada ação de marketing.

Há ainda as chamadas taxas de conversão e de rejeição, métricas utilizadas para avaliar o comportamento do usuário em seu site. Por meio dela, você pode obter informações preciosas sobre interações com o conteúdo que oferece. Se a pessoa visita o site e rapidamente sai dele sem clicar em nada, não é um bom sinal.

Defina suas próprias métricas

Mas você não precisa ficar refém de ferramentas prontas. Para pequenos negócios, inclusive, uma alternativa interessante é criar suas próprias métricas, desde que alinhadas com os objetivos do escritório.

Para isso, assim como fez ao definir as estratégias, você precisa de um planejamento. Isso inclui:

  • Estabelecer objetivos que possam ser quantificados, como um crescimento de 10% no número de clientes ou no faturamento a partir da ação;
  • Determinar uma pessoa responsável pela coleta das informações;
  • Selecionar as fontes das informações que serão utilizadas — se tiver um sistema de gestão, tudo fica mais fácil;
  • Verificar os números do negócio, como vendas, margem de contribuição e geração de caixa;
  • Definir a fórmula de cálculo, ou seja, se os resultados serão avaliados com base no serviço oferecido, por cliente ou por período, por exemplo;
  • Criar uma planilha de controle e análise para comparar os objetivos propostos com os resultados alcançados;
  • É válido dividir o acompanhamento por períodos diferentes, criando gráficos para entender a variação dos dados e evolução da estratégia.

Ciclo PDCA integrado ao marketing

Você já ouviu falar do Ciclo PDCA? Essa é uma ótima ferramenta de gestão, que pode ser utilizada para qualificar a sua estratégia de marketing.

De forma resumida, o que ela faz é estabelecer critérios para que as suas ações estejam sob constante análise, monitoramento e melhoria. E a característica principal é que esse é um movimento cíclico e permanente.

A sigla PDCA identifica a letra inicial de cada uma das suas etapas (em inglês):

  • P – Plan: planejar
  • D – Do: fazer
  • C – Check: checar
  • A – Action: agir

Ao planejar, você define quais serão as ações a compor a estratégia de marketing contábil do escritório. Ao fazer, tais ações são colocadas em práticas. Ao checar, você se dedica à análise dos resultados. Ao agir, faz os ajustes necessários para qualificar o processo.

O segredo é garantir que o ciclo não apenas se complete, como se mantenha ativo. E você pode aplicar a ferramenta tanto ao conjunto quanto a ações individuais. Só assim poderá descobrir, por exemplo, que as postagens em redes sociais estão atingindo as metas a elas atribuídas, enquanto o conteúdo do blog não gera tráfego para o site, nem se posiciona bem no Google.

Como corrigir a sua estratégia de marketing

Chegamos agora ao ponto central do nosso artigo: você identificou a necessidade de rever suas ações de marketing contábil, só não sabe bem como fazer isso. Vamos conhecer um passo a passo que pode ser bastante útil neste momento.

1. Mantenha-se atualizado e atento ao mercado

No mundo do marketing, tudo está sujeito a mudanças — e de forma rápida e constante. Isso significa que aquilo que o seu cliente busca e onde busca pode alterar-se em um período curto de tempo. O mesmo vale para a maneira como seu concorrente lida com isso.

Quem fica de olho no mercado permanentemente tem maior chance de atingir seus objetivos e crescer, especialmente ao conseguir se antecipar, corrigindo ou substituindo a sua estratégia.

2. Qualifique os canais

Esteja pronto para testar novos formatos para suas ações. A experimentação é válida para monitorar o impacto de possíveis ajustes nos resultados obtidos. Se o seu blog não está atraindo clientes, defina como oferecer conteúdo com mais utilidade e relevância. Usar mais recursos visuais, como imagens e vídeos, pode ajudar a manter o visitante no site e estimulá-lo a interagir.

3. Agregue valor, não volume

Receber na sua caixa de correio (física ou virtual) uma dezena de materiais de divulgação da mesma empresa não necessariamente o torna cliente dela, certo? Muitos contadores erram ao propor uma estratégia de marketing baseada na quantidade e não na qualidade da abordagem.

Seja qual for a ação praticada, ela deve ser percebida como uma vantagem pelo cliente. Sua missão é convencê-lo quanto ao valor que o seu escritório tem a agregar para ele. Só assim será possível se destacar em meio à multidão.

Reveja suas ações para crescer

Neste artigo, apresentamos as principais dicas para medir os resultados de sua estratégia de marketing contábil e promover os ajustes capazes de fazer seu escritório crescer.

Lembre-se de que o sucesso de suas ações depende de uma análise constante. É assim, verificando, avaliando, corrigindo e ajustando que você chega mais perto de uma fórmula perfeita. E a recompensa desse esforço aparecerá nos resultados.

E você, está satisfeito com a sua atual estratégia de marketing contábil? Comente!

Leia também