Inovação

Encontre ideias inovadoras para o seu escritório

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 7 mins de leitura

Encontre ideias inovadoras para o seu escritório

Encontrar ideias inovadoras para se diferenciar no mercado não é uma busca apenas dos clientes que um contador atende. Seu escritório contábil também pode ter nessa a estratégia perfeita para se destacar dos concorrentes. Mas você sabe por onde começar?

A inovação na contabilidade

Quando se pensa em inovar, é natural fazer uma relação direta com a tecnologia. Afinal, o mundo mudou muito desde que você saiu da faculdade e uma grande parcela desse novo momento se deve às inovações trazidas pelos meios digitais.

Se você utiliza um sistema de gestão online para importar eletronicamente os dados de seus clientes, sabe bem do que estamos falando. Aliás, já destacamos aqui no blog a pesquisa realizada pelo consultor Roberto Duarte, que identificou essa tecnologia em 54% das organizações contábeis.

Mas a presença desse recurso, ainda que não seja uma regra nos escritórios, talvez não represente a inovação que realmente diferencie você dos concorrentes, justamente por muitos deles adotarem a mesma e valiosa estratégia. Então, como encontrar ideias inovadoras de verdade?

5 ideias inovadoras para o seu escritório

Você já parou para pensar que a sua atividade é privilegiada do ponto de vista da inovação? A razão é fácil de entender: o contador tem diariamente a oportunidade de resolver criativamente problemas de seus clientes e influenciar em seus processos para atender de forma alternativa às suas necessidades, garantindo a efetividade dos resultados.

Quem nos faz essa lembrança é o famoso escritório contábil americano Robert Half, em artigo publicado em seu blog, abordando como se inspirar e inovar na atividade. Se você também quer pensar fora da caixa e criar uma cultura de inovação, veja agora as cinco melhores ideias para isso.

1. Jogar para inovar

Já pensou em encontrar soluções diferentes e eficazes para problemas comuns a partir de um jogo no local de trabalho? Essa foi a proposta do designer Tim Brown durante a conferência Serious Play da TED, em 2008.

Na palestra, ele abordou a relação entre pensamento criativo e jogos. Destacou, por exemplo, que uma cultura de trabalho que dá permissão para jogar é mais apta a encontrar altos níveis de criatividade.

OK, seu escritório não é o Google, onde o ambiente de trabalho é construído para estimular a criatividade. Mas se você busca a inovação, permitir-se jogar pode significar explorar uma nova ideia ou, no mínimo, ajudar a fazer com que todos se sintam melhor enquanto trabalham.

Jogos de exploração, construção e interpretação são os mais indicados por Brown. Mas é preciso ter regras, principalmente quando a atividade ocorre em grupo. São elas que levam um jogo a se tornar produtivo. Não sabe por onde começar? Defina quando e o que jogar.

2. Comunicar para inovar

Contadores por vezes são vistos como profissionais de alto poder de concentração, mas fechados ao diálogo. Você já evitou reuniões ou qualquer interação humana para se dedicar com mais atenção a análises contábeis?

Ainda que esse tipo de comportamento não combine com você, se permita observar o outro lado: o quanto investir em comunicação o deixa aberto a novas ideias. Esse exercício, envolvendo não apenas colegas de trabalho, permite trabalhar diferentes perspectivas.

E não podemos esquecer de mencionar que a comunicação ajuda a manter a sua equipe mais motivada e participativa. Tal qual no jogo, como mencionamos antes, o fato de se dispor a ouvir o que os colaboradores têm a dizer pode aproximar o seu escritório da inovação.

3. Inovar quando está cansado

Essa proposta pode parecer absurda à primeira vista, mas você sabia que sua capacidade de encontrar uma ideia inovadora pode ser maior nos momentos em que está mais cansado?

Foi o que revelou um estudo conduzido pelo Departamento de Ciência Psicológica do Albion College, nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, solucionar problemas de uma forma diferente pode estar relacionado à atenção dedicada a eles.

Quem empurra questões difíceis e desafios que demandam inovar para o início da manhã ou o fim da noite, por exemplo, tende a reduzir o controle da atenção, o que significa dar margem a ideias que não são impedidas pelo próprio julgamento.

Tente lembrar de alguma situação para a qual você encontrou a solução nessas condições inusitadas. Talvez o que a pesquisa sugira comece a fazer mais sentido.

4. Relaxar a mente e concentrar-se

Que contadores precisam de concentração para a execução de suas tarefas, todos já sabem bem. Quando debruçado sobre a análise de documentos, o profissional deve se entregar a eles, deixando em um lugar momentaneamente esquecido do cérebro os demais problemas e demandas.

Infelizmente, isso nem sempre é possível e as interrupções prejudicam o seu raciocínio e até mesmo o pensamento criativo. Elas não necessariamente partem de elementos externos, mas muitas vezes são uma armadilha da própria mente, que não consegue encontrar e se limitar ao ponto focal.

Não por acaso, o conceito de plenitude mental tem cada vez mais sido associado à gestão do estresse. Uma mente tranquila pode abrir espaço para a criatividade e a inovação no ambiente trabalho. Você já aprendeu a meditar para se concentrar plenamente?

5. A inovação em movimento

Você ainda não esqueceu a ideia de jogar no escritório, certo? Vamos voltar a falar sobre ela agora, mas não apenas em razão do seu aspecto lúdico e desafiador. Conforme o jogo, ele o coloca em movimento e, cada vez mais, estudiosos estabelecem uma conexão entre exercício e criatividade.

Albert Einsten começou a propor a Teoria da Relatividade enquanto andava de bicicleta. Será que você não pode encontrar ideias inovadoras ao levantar da cadeira e se mexer? Vale dar uma volta pelo prédio ou até aproveitar seu intervalo para uma partida de tênis ou uma aula de ioga.

A questão aqui é que o exercício do corpo ajuda no oxigênio da mente. Pensar fora da caixa é também se permitir estar fora dela (no caso, do seu escritório), se movimentando e estando aberto a novas realidades e visões. Acredite, você pode se surpreender.

Pronto para inovar?

Vimos ao longo deste artigo algumas dicas de ouro do escritório Robert Half para encontrar ideias inovadoras também no seu negócio. Como sugestão final, recomendamos que se permita experimentar novas formas de enxergar desafios e propor soluções. Quem sabe o seu pensamento criativo não esteja apenas esperando uma oportunidade diferente para se manifestar?

Como você tem lidado com o estímulo à inovação no seu escritório contábil? Comente!

Leia também