Robô contador: ameaça ou oportunidade?

Robô contador na contabilidade

Se você acompanha as notícias da área de tecnologia, certamente já ouviu falar sobre o robô contador. Mas você vê essa informação como uma ameaça ou oportunidade de crescimento para o seu negócio? É sobre isso que iremos falar neste artigo.

As máquinas substituirão os profissionais?

É inegável que a tecnologia tem modificado profissões. Neste ano, uma startup lançou um robô advogado. A máquina auxilia em processos, facilitando o trabalho do profissional. E há boas razões para ver esse tipo de solução como uma tendência. Como consequência, surge a dúvida: ocupações podem deixar de existir nos próximos anos?

Em meio à automatização de tarefas, no que diz respeito às finanças na empresa, essas notícias podem ser vistas como uma ameaça.

Pesquisas indicam que a profissão de contador é uma das mais suscetíveis a ser afetada pela informatização, com a tecnologia mudando os processos. Em 2013, pesquisadores da Universidade de Oxford identificaram uma chance de 97,6% de isso ocorrer em até 20 anos. Recentemente, foi um estudo na Holanda que estimou a possibilidade em 94%

O robô contador seria a razão principal para esses resultados. Isso aconteceria porque as pessoas tendem a preferir realizar determinadas atividades com máquinas. Entre elas, análises e balanços financeiros.

Mas quando falamos em robô contador, o que isso significa exatamente? Não pense em um robô tradicional, em uma lembrança que remonta ao antigo desenho animado Os Jetsons. A tecnologia, nesse caso, se materializa na forma de softwares como serviços.

Incluir atividades contábeis entre esses serviços, que venham a dispensar a necessidade do contador, é um dos maiores medos da categoria. Mas quem disse que a contabilidade online precisa ser ruim e caminhar para esse destino?

A tecnologia como aliada é uma escolha possível

Também é possível estar aí uma oportunidade para quem souber sair na frente. Se você tem uma empresa contábil ou atua de forma autônoma, é bom ficar ligado na movimentação do mercado. Ao conseguir utilizar a tecnologia a seu favor para otimizar o tempo e focar nas principais necessidades dos clientes, você pode sair ganhando.

Embora a tecnologia avance de forma inegável e isso cause alguma apreensão, o contador não deve sair do mapa, mas se reinventar. Veja só o que declarou ao jornal O Globo o  especialista em Recursos Humanos e sócio diretor da DSG Brasil, Celso Georgief:

“Não acredito no fim da profissão de contador, por exemplo. A função será aperfeiçoada, e este profissional deverá estar capacitado para maior envolvimento com aspectos de auditoria, departamento financeiro e análise de gestão”, afirmou.

A Deloitte, por sua vez, mencionou como uma boa prática de governança corporativa a otimização dos processos e a aderência aos padrões globais. Como consequências positivas desse movimento, a consultoria citou:

  • Eliminação das redundâncias ou operações sem valor
  • Simplificação de atividades
  • Redução do tempo de execução dos processos e possíveis inconsistências
  • Atendimento às boas práticas de governança e controles internos requeridos globalmente.

Mas, afinal, como não ter medo do robô contador e encarar o futuro de forma otimista, enxergando mais oportunidade dos que ameaças?

Contabilidade digital: uma necessidade para se destacar no mercado

Donos de negócios gostam de praticidade e, muitos deles, estão buscando a contabilidade digital. É uma estratégia inteligente para otimizar seu tempo e, dessa forma, não precisar entregar pessoalmente a documentação para os seus contadores.

Se é o que o seu cliente deseja, por que não oferecer a ele um serviço personalizado, que o ajude a melhorar a gestão do seu negócio?

Outro exemplo que podemos citar são as empresas que trabalham em formato home office. Elas estão crescendo e ganhando cada vez mais espaço no mercado. Isso sem falar em empreendedores que trabalham viajando.

Para eles, ter um robô contador poderia ser uma solução. Mas por que se restringiriam às máquinas se há algo que só você pode fazer? Aderir à tecnologia é também uma forma de estar mais presente, mais próximo do empresário. É uma excelente maneira de se posicionar como consultor.

Além disso, você como contador tem muitas vantagens, como:

  • Aumento da sua produtividade
  • Possibilidade de acessar os relatórios ao mesmo tempo que o seu cliente
  • Diferencial para o seu escritório
  • Possibilidade de ampliar seus canais de atendimento
  • Maior disponibilidade
  • Redução de custo
  • Inovação para o seu negócio
  • Facilidade de armazenar os documentos e informações em nuvem
  • Segurança do sistema em nuvem
  • Redução de espaço para armazenar arquivos físicos.

Como modernizar o seu escritório e ter o seu próprio robô contador

Se você refletir sobre as atividades operacionais de um escritório de contabilidade, muitas delas já estão automatizadas. Dessa forma, otimizam o seu dia a dia. Um exemplo é a automatização dos lançamentos bancários, com a importação dos arquivos diretamente do sistema de gestão empresarial.

Se você utilizar um bom software de gestão empresarial online para se integrar aos clientes, ele pode ser visto como um robô contador. Por que não? Afinal, agindo assim, você tira proveito da tecnologia para realizar a gestão contábil do seu cliente.

Ferramentas de apoio

Ao pensar em modernização, sem dúvidas é necessário analisar todas as ferramentas tecnológicas que podem te ajudar a ser um contador digital. Entre elas, podemos citar:

  • O aplicativo Evernote, que ajuda a organizar seus documentos digitalmente.
  • O Trello pode ajudar a organizar as suas atividades e compartilhar com sua equipe ou até mesmo com seus clientes.
  • O Skype é uma ferramenta essencial para fazer videoconferências e conversar sem custo com seus clientes.
  • O ContaAzul para Contadores, que pode ser visto como um robô contador, pois possibilita a integração contábil com o sistema de gestão do seu cliente.
  • O Diretório de Contadores, que é uma ótima opção para divulgar o seu escritório pela internet (diga adeus aos panfletos).
  • O Google Drive, que pode ser um complemento para organizar seus arquivos em nuvem.
  • O Google Agenda, que pode ajudar a organizar seus compromissos, convidar os participantes das reuniões e ser sincronizado com seu smartphone.

Não tenha medo do futuro

Existem diversos aplicativos e ferramentas que podem ajudar a automatizar os processos da sua empresa. Como consequência, isso aumenta sua produtividade. De quebra, permite que você tenha mais tempo de fazer o que mais importa. Ou seja, oferecer um atendimento personalizado e diferenciado para os seus clientes.

Não tenha receio do futuro, da tecnologia, da contabilidade online ou de um suposto robô contador. Se você souber se posicionar e ser o consultor que seu cliente precisa, o que vem pela frente é promissor. Aposte nessa ideia!

New Call-to-action

E você, como tem planejado o futuro da sua profissão e da sua empresa contábil? Comente!

 

Joaquim Torres

Sobre o autor do artigo

Joaquim Torres é CPO (Chief Product Officer) da ContaAzul. Engenheiro da Computação pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), tem MBA em em Gestão de Conhecimento, Tecnologia e Informação pela USP e é autor de livros sobre inovação e tecnologia.

ContaAzul 100% Gratuito para escritórios contábeis. Saiba Mais!

 

Deixe seu comentário