O que você vai ver neste post:
- O Mercado Livre é o maior marketplace da América Latina, que reúne milhões de compradores e chama a atenção de cada vez mais empreendedores;
- Neste artigo, entenda como o site funciona, as vantagens de vender nele, como criar seus anúncios, o que é possível comercializar, as taxas envolvidas e as melhores dicas para ter sucesso nessa empreitada;
- A Conta Azul facilita a integração com o Mercado Livre, agilizando o controle de vendas e financeiro. Teste agora grátis!
O Mercado Livre é atualmente um dos maiores players do comércio eletrônico na América Latina, conectando milhões de compradores e vendedores em um sistema robusto e eficiente.
Com um alcance gigantesco e uma interface de fácil uso, o site serve como um acelerador interessante para o e-commerce, permitindo que novos vendedores comecem a vender online com pouco investimento e uma enorme base de potenciais clientes.
Ficou interessado? Separe seus produtos e venha aprender conosco, acompanhando os seguintes tópicos:
- Por que vender pelo Mercado Livre e como funciona?
- Conheça as vantagens de vender pelo Mercado Livre
- Como anunciar produtos no site?
- O que é possível vender?
- Quais são as taxas para vender no Mercado Livre?
- 4 dicas para vender mais no Mercado Livre
- Vantagens de integrar o Mercado Livre ao ERP da Conta Azul

Por que vender pelo Mercado Livre e como funciona?

O Mercado Livre é uma plataforma que permite anunciar, comprar, pagar e vender produtos e serviços pela internet de forma muito prática. Ele funciona como um “shopping virtual”, em que todos os usuários podem ser comerciantes, compradores e anunciantes ao mesmo tempo.
Lançado em 1999, na Argentina, o site tem versões próprias em 18 países, incluindo o Brasil. É o principal marketplace da América Latina, apresentando mais de 60 milhões de ofertas em tempo real, como mercadorias, imóveis, carros e serviços, conforme os dados do próprio Mercado Livre.
O sucesso do marketplace é evidenciado pelas estatísticas: 9 vendas e 6 mil buscas por segundo. Esse dinamismo atrai muitos donos de negócios e faz com que invistam na plataforma para conquistar mais clientes. Entre as vantagens de vender pelo Mercado Livre, destacam-se os 211 milhões de usuários cadastrados, também citado na referência anterior.
Outro grande benefício é a estrutura pronta, desde a forma de pagamento (Mercado Pago) até o sistema de envios (Mercado Envios). Com essa estrutura os custos iniciais são reduzidos ao montar uma loja online, que geralmente exige investimentos altos em áreas como tributos e marketing.
Além disso, o motivo que mais agrada os usuários é a ausência de cobrança para a manutenção e ativação. Na conta básica, que já é super vantajosa, a única coisa que pagará é a porcentagem de comissão por venda.
E os benefícios não param por aí, ao vender no Mercado Livre, você pode:
- Personalizar a loja conforme o gosto e segmento;
- Vender em uma plataforma confiável e reconhecida no mercado;
- Começar do zero e crescer exponencialmente;
- Alcançar resultados rapidamente.
Conheça as vantagens de vender pelo Mercado Livre
Apostar no Mercado Livre para fazer vendas é um ótimo negócio, afinal, o site oferece diversos benefícios. Para você saber com mais detalhes, abaixo, apresentamos as principais vantagens, confira:
Plataforma já pronta
Não é preciso perder tempo com códigos para criar uma loja virtual. Com apenas uns cliques, é possível ativar a página no Mercado Livre, sem a necessidade de conhecimento em programação ou design e sem custos iniciais. Assim, você tira sua ideia do papel e começa a vender rapidamente.
Custo zero
Um benefício que chama muita atenção dos empreendedores digitais é a ausência de cobrança para a manutenção e a ativação. O usuário paga apenas a porcentagem de comissão por venda, que variam conforme a categoria de publicação. Se considerar o volume de usuários do site, o investimento é baixo e as chances de retorno são maiores.
Personalização
O site permite que a loja virtual seja personalizada. O dono do negócio pode inserir logo, cores e até URL, proporcionando grande autonomia. Isso é imprescindível para adotar estratégias que aumentem as vendas e, consequentemente, os lucros.
Sistema de pagamentos
Além da autonomia para fazer os anúncios, o Mercado Livre conta com as principais formas de pagamento e envio adotadas pelos lojistas tradicionais. Para quem já está acostumado a comprar mercadorias pela plataforma, é fácil e prático escolher entre as alternativas disponíveis, contemplando o público-alvo de forma completa.
Autoridade do Mercado Livre
A credibilidade do Mercado Livre proporciona tranquilidade para todas as partes envolvidas. O sistema de avaliação permite que o usuário confie mais facilmente na idoneidade das lojas virtuais.
Além disso, há o sistema Mercado Pago, que garante a entrega do produto comprado ou seu dinheiro de volta. Esse tipo de medida agrega confiança para o cliente fazer a compra mesmo sem ter outras experiências com o vendedor.
Como anunciar produtos no site?
Agora que você já conhece as principais vantagens de vender no Mercado Livre, chegou a hora de criar sua loja, colocar os itens para vender e começar a ganhar dinheiro. Acompanhe nossas dicas para fazer isso do jeito certo:
1. Crie sua conta e faça login (PF ou PJ e validação de dados)
O primeiro é acessar o site e criar uma conta. Para isso, clique em “Crie a sua conta”, no canto superior direito, ao lado da opção “Entre”. Agora, você terá duas opções para criar a loja:
- Pessoa Física: serão solicitados nome, sobrenome, e-mail e senha. Também será necessário validar seus dados e enviar a imagem de um documento de identificação (RG e CPF);
- Pessoa Jurídica: você terá que informar CNPJ, razão social e e-mail, além de criar uma senha forte.
2. Selecione seu mix de produtos
Após o cadastro e a validação dos dados, clique em “Vender” no menu principal. Em seguida, escolha os tipos de itens que irá comercializar: produtos (roupas, sapatos, celulares, entre outros), veículos, imóveis ou serviços.
3. Pense em títulos chamativos
Esse é o momento de vender o seu peixe. Crie títulos chamativos que detalham bem o produto, facilitando na hora da busca. Não esqueça de indicar marca, modelo e principais características, como cor e tamanho. Quanto mais detalhes você deixar expostos, melhor para o cliente encontrar e enxergar o valor da sua oferta.
4. Defina a categoria de cada produto
Agora que já colocou o título, é o momento de definir a categoria, uma forma de classificar e organizar as mercadorias. Lembre-se que as peças devem condizer com o que foi anunciado para que sua loja não seja punida futuramente. Cumpra as regras e siga os direcionais de forma correta!
5. Preencha a descrição do produto
Quanto mais detalhada for a descrição, melhor para o anúncio. Portanto, complete todos os campos e escreva corretamente os nomes das marcas para as pessoas encontrarem o item.
Fotos
A foto é a parte mais importante do anúncio. Por isso, capriche nas fotografias dos itens, garantindo boa qualidade, iluminação e um ambiente neutro, para que somente o produto chame atenção.
Quantidade de estoque
Informe a quantidade de estoque real para que ninguém seja surpreendido com uma mensagem avisando que o item não está disponível. O importante é ser sincero e não deixar o campo em branco.
Código universal
O código universal serve para validar um item e garantir que seja único. Se você não sabe onde fica o código do seu item, é só conferir as informações a seguir:
- É numérico.
- Tem de 8 a 14 dígitos.
- Está junto do código de barras, na embalagem do produto.
Existem aplicativos que escaneiam o código de barras e verificam na hora os identificadores exclusivos do produto. Entretanto, se mesmo buscando essas informações você não conseguir achar o código, o que pode ser feito é indicar que não se aplica (N/A).
6. Condições de uso, grades e cores
Especifique se o produto é novo, semi novo ou usado; tamanho, material, variações de cores e tamanhos. Lembre-se de ser o mais específico possível para atrair mais pessoas e se resguardar de possíveis reclamações no futuro.
7. Deixe claro o valor de cada item
No campo de precificação, você deve definir o valor de venda. Não esqueça de incluir a comissão na hora de calcular a margem de lucro. Deixá-la de fora dessa conta é prejuízo no faturamento.
Mas tome cuidado com os preços. Uma das vantagens que o ML oferece para o cliente é a opção de negociar com a loja. Tenha uma margem flexível e fique atento às negociações e pedidos de descontos.
8. Determine o seu tipo do anúncio
Existem categorias diferentes de anúncios:
- Grátis;
- Clássico com exposição alta;
- Premium com exposição máxima e parcelamento para os seus clientes.
As duas últimas opções são pagas, mas independente da escolha, o pagamento só ocorrerá quando a compra for efetuada.
9. Conheça os meios de pagamento e as formas de envio
A entrega é feita pelo Mercado Envios, a própria transportadora do Mercado Livre. O valor é calculado conforme o endereço do cliente e vendedor, incluindo também peso e medidas do produto. Você pode optar pela entrega gratuita para o comprador, entretanto, pagará o custo do envio. Além disso, é possível que o cliente opte por retirar pessoalmente.
10. Finalize seu anúncio e arrase nas vendas!
Para finalizar, coloque informações que você considera relevantes, como garantia e descrição personalizada. É possível criar um vídeo com o artigo anunciado para mostrar mais detalhes, melhorando a experiência de compra.
Pronto! Agora os seus produtos estão prontos para serem vendidos. Viu só como não é difícil? Vender no ML é um ótimo negócio, você só precisa planejar os anúncios, calcular bem a margem de lucro e organizar seu estoque e atendimento para oferecer uma boa experiência aos clientes.

O que é possível vender?
Não faltam opções para promover vendas na plataforma e ganhar um bom dinheiro. Para quem deseja aumentar os rendimentos ou começar a investir, vale a pena conferir alguns itens bastante comercializados no Mercado Livre.
Veja alguns dos produtos mais populares e inspire-se para iniciar suas vendas (lembrando que você pode ir além dessas dicas, já que é possível vender praticamente qualquer mercadoria no site!):
Roupas
Roupas para bebês, crianças, adolescentes e adultos fazem parte das ofertas da plataforma. Assim, você pode contemplar clientes de diversas faixas etárias, vendendo itens como:
- Acessórios;
- Blusas;
- Calças;
- Blazer;
- Cinta modeladora;
- Camisetas;
- Macacão;
- Vestidos.
Vale ressaltar que a maioria das lojas tende a se concentrar em um nicho, facilitando para o comprador, identificar a especialidade do vendedor e encontrar outros produtos relacionados.
Bolsas
As mulheres que procuram por bolsas têm boas oportunidades de compra na plataforma, porque esse item tem uma enorme variedade de ofertas. Há modelos disponíveis de diversas marcas e faixas de preço, como:
- Birô;
- Chenson;
- Louis Vuitton;
- Victor Hugo;
- Guess;
- Gucci.
Uma das vantagens de vender bolsas e acessórios no Mercado Livre é que você pode manter um estoque menor e, em parceria com os fornecedores, atender aos pedidos conforme as demandas.
Mochilas
Muitas pessoas buscam por mochilas no Mercado Livre. Há modelos para homens, mulheres, meninos e meninas. Pelo site, os usuários podem comprar esse item para estudar, levar o notebook para trabalhar e praticar camping, por exemplo.
As aplicações desse tipo de produto são diversas, assim como suas possibilidades de venda. Nesse sentido, vale lembrar de oferecer produtos relacionados. Uma mochila estudantil, por exemplo, pode ser acompanhada de materiais escolares, como estojos e cadernos estilizados.
Tênis e sapatos
São milhares de ofertas de tênis e sapatos à disposição dos compradores. Por meio da página, podem ser vendidos, por exemplo, botas, sapatênis, sapatos sociais e plataformas. Nesse mercado, também vale a pena se ater a um nicho de produto e atendê-lo bem. Lembre sempre que, no Mercado Livre, a segmentação pode fazer a diferença.
Uma loja virtual apenas com tênis acima de 43, por exemplo, é uma forma criativa de encontrar seu público e atender a uma demanda bem específica.
Relógios
Relógios também são itens muito buscados no Mercado Livre. Nessa categoria, uma dica importante é oferecer algo que não possa ser encontrado nas lojas tradicionais. Como o usuário não vai poder experimentar o relógio, é preciso oferecer bons motivos para a compra.
Perfumes
O Mercado Livre é uma ótima opção para quem deseja adquirir perfumes de marcas renomadas e voltadas aos mais diversos perfis de públicos, como Natura, O Boticário, Calvin Klein e outras.
Além disso, é possível encontrar itens específicos para crianças, homens e mulheres. Em outras palavras, há perfumes para todos os gostos, o que torna o site um ótimo ponto de vendas.
Brinquedos
A facilidade de encontrar brinquedos interessantes para a criançada é uma das grandes vantagens do Mercado Livre. Aqui, também é possível segmentar bastante a sua loja:
- Jogos;
- Bicicletas;
- Carros em miniatura;
- Bonecas;
- Brinquedos para bebês;
- Carrinhos de controle remoto.
Móveis
Cada vez mais, as compras para casa são feitas no ML. Armários, mesas, cadeiras e sofás são algumas das opções que os usuários podem comprar. Eles também têm à disposição estantes com prateleiras, mesas dobráveis, cadeiras infantis e berços.
Celulares
Muitas pessoas buscam celulares e smartphones no Mercado Livre. E, nesse caso, a vantagem não é tanto o preço ou a oferta de modelos que não estão nas lojas, mas aparelhos usados em boas condições.
Aqui, é preciso ter muito cuidado para descrever o produto com precisão e alertar o usuário para o fato de que não se trata de um item novo, e sim usado.
Notebooks
Entre os notebooks vendidos no Mercado Livre, há ofertas de modelos novos e usados. Mais uma vez, vale a pena ressaltar a importância da descrição precisa e objetiva dos produtos, para que as configurações e o estado dos aparelhos sejam bem detalhados para os leitores.
Quais são as taxas para vender no Mercado Livre?
A criação de anúncios no Mercado Livre não tem custos. Você só paga uma tarifa ao concluir cada venda. O preço depende se o anúncio é Clássico ou Premium, do valor e da categoria do item.
- Anúncio Clássico: tarifa de 10% a 14% por categoria, sem parcelamento e cobrança de R$ 6 por unidade vendida de produtos com valor menor que R$ 79;
- Anúncio Premium: tarifa de 15% a 19% por categoria, parcelamento de até 18x sem juros e R$ 6 por unidade vendida de itens abaixo de R$ 79.
Para saber qual a porcentagem exata a ser paga conforme a categoria do seu produto, basta acessar este link do próprio Mercado Livre. Os produtos da categoria “Livros” têm isenção do custo fixo, independentemente do seu valor.
É possível vender grátis. Contudo, esse tipo de anúncio dura somente 60 dias, tem baixa exposição e não oferece parcelamento.
4 dicas para vender mais no Mercado Livre
Convencido de que vale a pena vender no Mercado Livre? Então confira algumas dicas para melhorar seus resultados no e-commerce:
1. Descreva com precisão os produtos
Preencha as fichas técnicas com muito cuidado, inserindo informações de forma clara. Evitar erros de português e dados equivocados é essencial para manter uma imagem profissional.
Caso tenha dúvidas sobre alguma informação, pesquise para seguir os parâmetros de qualidade do Mercado Livre. À medida que um vendedor trabalha com precisão e transparência, maiores são as chances de fidelizar os compradores. Essa postura também permite obter boas avaliações, o que é visto pelos usuários de maneira muito positiva.
2. Tire boas fotos
Todo mundo já ouviu alguma vez um velho ditado popular: uma imagem vale mais do que mil palavras. No Mercado Livre, essa máxima deve ser seguida à risca pelos vendedores. Isso porque a qualidade das fotos impressiona positivamente o público-alvo.
Também é interessante expor diversas fotos de um mesmo produto para ajudar o cliente em potencial a fazer a escolha. É preciso que as imagens utilizadas retratem fielmente o estado de conservação da mercadoria. Lembre-se de agir com ética para ganhar a confiança dos compradores.
3. Responda às questões com cortesia e rapidez
Não basta usar o português corretamente para oferecer os produtos no ML. O bom senso e a educação são essenciais para responder às dúvidas dos clientes. Evite usar termos que possam mostrar falta de seriedade e compromisso. A concisão e a clareza devem sempre estar presentes nas mensagens.
Também não demore para responder aos questionamentos. Procure dar um retorno aos usuários em menos de 24 horas. Caso demore muito para responder, você corre o risco de não concretizar uma boa venda. A agilidade e a cortesia são extremamente valiosas na relação com o consumidor no marketplace.
4. Deixe bem claro como será o frete
Uma forma de evitar problemas com os clientes é detalhar, com precisão, como é a cobrança do frete. Alguns compradores têm optado pelo frete grátis como uma tática para expandir as vendas.
Recentemente, o Mercado Livre tem oferecido fretes grátis para as compras com valor superior a R$ 79 em algumas mercadorias. Para efetivar essa ação, o valor do envio é dividido de forma igual entre o lojista e a plataforma.
Um bom vendedor deve investir no frete grátis, porque é algo que influencia bastante os consumidores na hora da compra. Ficar atento às regras é uma maneira de aproveitar a potencialidade do site para fazer muitas vendas.
Vantagens de integrar o Mercado Livre ao ERP da Conta Azul
Agora que você já sabe que vender no Mercado Livre é bem simples, experimente os benefícios de integrá-lo com o ERP Conta Azul. Incorpore suas vendas no nosso software e facilite o controle dos recebimentos e saídas do estoque. O sistema de alerta te informa sobre as quantidades disponíveis e todas as confirmações de compra recebidas.
Para facilitar ainda mais o seu controle, algumas informações do Mercado Livre são puxadas automaticamente para a Conta Azul, como:
- Cliente;
- Produto;
- Preço do Produto;
- Quantidade do Produto;
- Nome do produto;
- Código do Produto;
- Valor de Venda;
- Nome do cliente;
- CPF;
- Telefone Comercial;
- Telefone celular;
- E-mail.
Cada venda no Mercado Livre é atualizada na Conta Azul Pro e, em poucos cliques, você emite nota fiscal e controla o financeiro sem redigitação.
Em vez de perder tempo trocando informações e corrigindo erros, a integração faz o comercial e o financeiro trabalharem juntos, com as mesmas informações. Além disso, é possível ter mais rapidez no faturamento dos produtos.
A Conta Azul ajuda você a controlar seus negócios e libera seu tempo para anunciar cada vez mais produtos no Mercado Livre. Centralize tudo em um único lugar.