Gestão

7 mitos sobre o contador que podem estar atrapalhando seu negócio

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 2 mins de leitura | ← voltar

 

7 mitos sobre o contador que podem estar atrapalhando seu negócio

Muita coisa mudou na contabilidade desde o guarda-livros. Desvendamos 7 mitos sobre o contador que muita gente ainda não sabe. 

Mito 1- O contador é muito rígido e tradicional

Os contadores trabalham com seriedade, o que é diferente de ser fechado para o contato amistoso. A tecnologia ajuda o contador a atender melhor seu cliente, inclusive, ajudando-o a entender sua realidade, independentemente de ser presencial ou à distância.

Mito 2- Contabilidade é só matemática

Matemática é base da contabilidade, mas não é tudo. A profissão vai além da análise e gestão de custos, demonstrações financeiras, entre outros instrumentos matemáticos. A rotina do contador também abrange relações humanas nas organizações, ética e planejamento estratégico.

Mito 3- O contador só faz recolhimento de impostos

O contador vai muito além dos impostos. Ele analisa os números da empresa, dando vida a eles, propondo soluções e fazendo com que sejam a base para decisões estratégicas e eficientes por parte da pequenas empresas.

Mito 4- O contador é um mal necessário

Contador estratégico é peça-chave para longevidade das pequenas empresas. Por isso, elas devem aproveitar o amplo conhecimento e a experiência do empresário contábil como consultor, que pode agregar muito valor aos negócios, com soluções modernas e visão de longo prazo.

Mito 5- O contador está cercado por papéis 

A tecnologia chegou e o guarda-livros ficou no passado. Com muitas obrigações migrando para o digital, como o Sped, e soluções de integração contábil disponíveis no mercado, por exemplo, o contador tem a tecnologia como grande aliada para ampliar sua produtividade.

Mito 6- A contabilidade é um mercado tipicamente masculino

Cada vez mais mulheres ingressam no mercado contábil. A participação feminina só aumenta na área contábil brasileira. Desde 1950, a representatividade feminina foi de 4,3% para 47,4%. A realidade mudou para as contabilistas.

Mito 7- A tecnologia já dispensa os contadores

Tecnologia não substitui a capacidade de análise e recomendações. A tecnologia ajuda a realizar com mais agilidade as tarefas repetitivas, o que é ótimo para liberar o tempo do contador para apoiar os donos de negócios, ajudando com orientações especializadas.

Leia também