Gestão

Armazenamento de arquivos na nuvem é seguro?

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 5 mins de leitura | ← voltar

Armazenamento de arquivos na nuvem é seguro?

O armazenamento de arquivos na nuvem, ou cloud computing, apesar de já estar no mercado há um bom tempo, ainda sofre certo tipo de preconceito quanto a sua funcionalidade e, principalmente, quanto a segurança.

De acordo com a Dell, por meio da Global Technology Adoption Index (Índice Global de Adoção de Tecnologia), cerca de 90% das médias empresas brasileiras já aderiram a essa nova realidade para suprir algum tipo de necessidade dentro dos seus setores. Isso levanta a questão: o quão seguro é o armazenamento de dados em nuvem?


Apesar de muitas pessoas crerem que a nuvem é um lugar pouco seguro para armazenar documentos e por isso preferem manter todos os seus arquivos em seus computadores, servidores e afins, sabemos que todo e qualquer dispositivo eletrônico é passível de perdas, furtos e extravios de diversas formas. Seja smartphones, tablets, notebooks, PC’s, enfim, nenhum deles dura para sempre e alguns podem acabar surpreendendo negativamente caso o estrago seja irreparável.

Já imaginou como seria perder todos os XMLs e PDFs de notas fiscais de seu cliente devido à um problema no seu HD, por furto, incêndio ou algo do tipo? Ficar dependendo do backup automático é bastante arriscado e, apesar de existirem ferramentas para testar a sua integridade, elas são bem caras. Uma das vantagens do armazenamento na nuvem é a capacidade de manter seus arquivos intactos, sem a necessidade de backups manuais, mesmo se seu dispositivo eletrônico vier a falecer. Além, é claro, de poder acessá-los de outros dispositivos, onde quer que você esteja.

De acordo com a Computer World, existem sete princípios de segurança em uma rede em nuvem:

1. Acesso controlado de usuários

Possui arquivos confidenciais? Não se preocupe com isso. Na nuvem, você consegue controlar o acesso de usuários, assim como estabelecer privilégios específicos. Compartilhe seus arquivos confidenciais com quem você quiser, da forma como quiser, sem medo de vazar alguma informação.

2. Compliance com regulamentação

Como as fornecedoras de serviço na nuvem garantem total segurança dos dados armazenados nela, você, como administrador da sua conta, se torna o único responsável pela segurança, integridade e a confidencialidade de seus próprios dados.

3. Localização dos dados armazenados

Quem usa cloud, provavelmente, não sabe exatamente onde os dados estão armazenados, talvez nem o país onde as informações estão guardadas. Mas isso não é um problema, pois o fornecedor está disposto a se comprometer a armazenar e a processar dados em jurisdições específicas, assumindo um compromisso em contrato de obedecer os requerimentos de privacidade que o país de origem da empresa pede.

4. Armazenamento seguro

A tecnologia usada hoje possibilita que um mesmo arquivo seja dividido em várias partes e seja armazenado em diversos servidores diferentes. Desta forma, mesmo com chances remotas, se um servidor for invadido por hackers, a informação contida naquele servidor é apenas uma fração do arquivo e que fica sem significado por não ter a outra parte. É como um quebra cabeças de 100 peças e o hacker consegue acessar apenas uma peça, ou seja, não serve para nada.

5. Criptografia dos dados

Seus arquivos e dados jamais serão vistos por outro usuário de nuvem, a menos que você queira. Através de criptografia, seus arquivos serão acessados apenas por você, por meio do seu login e senha.

6. Recuperação dos dados

É praticamente impossível você perder um documento que está na nuvem. Mas mesmo que isso venha acontecer devido a alguma catástrofe digital, é possível recuperar seus dados. Isso graças ao backup automático que o fornecedor do serviço possui.

7. Viabilidade a longo prazo

Com o armazenamento em nuvem, você garante seu arquivo seguro por tempo indeterminado. Mesmo se a empresa prestadora do serviço vier a falir, ou ser comprada por outra, você tem total liberdade e disponibilidade de revogar os seus arquivos e migrá-los para outro fornecedor, a chamada portabilidade.

Talvez você ainda possua dúvidas sobre o assunto, mas saiba que é seguro, sim! A segurança é uma questão de sobrevivência para quem fornece tecnologia em nuvem. Se houver problemas de segurança, a falta de credibilidade faria a empresa fechar. Por isso, o cloud computing tem crescido e muito no Brasil e no mundo, de acordo com a pesquisa feita pela Coleman Parkes Research. É, sem sombra de dúvidas, o futuro do armazenamento e as muitas empresas que resistem a essa tecnologia estão apenas adiando o inevitável. Além disso, o cloud computing é um desafio que os escritórios de contabilidade irão encarar nos próximos anos, sabia? Confira nosso artigo sobre a as tendências da era digital e os desafios do escritório contábil.

Hoje, o ContaAzul para MPE’s e ContaAzul para Contadores já oferecem esse tipo de serviço e segurança. Nossos servidores estão sob domínio da Amazon Web Services, a mais segura rede de cloud computing do mundo. Para se ter uma ideia, nossa segurança de dados por criptografia é a mesma das que os bancos usam.

E você, já aderiu seu escritório contábil a essa nova realidade? Deixe sua opinião nos comentários.

Leia também