Gestão

Como está o fluxo de caixa do seu escritório de contabilidade?

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 5 mins de leitura

Como está o fluxo de caixa do seu escritório de contabilidade?No dia a dia do seu escritório de contabilidade, você já participou do processo de encerramento de muitas MPEs e conhece como ninguém as principais causas do insucesso. No estado de São Paulo, por exemplo, duas em cada 10 empresas fecham antes de completar dois anos de atividade, de acordo com o SEBRAE-SP, e o motivo é quase sempre o mesmo: problemas de gestão.

Sua própria experiência mostra que, mesmo tendo lucro, uma empresa pode ter que encerrar suas atividades por erros no planejamento do fluxo de caixa, não é mesmo? A manutenção de um fluxo organizado é imprescindível para manter a saúde financeira do negócio e garantir que ele possa continuar oferecendo um serviço de qualidade, remunerando seus funcionários adequadamente e gerando lucro. Então, certamente, o controle do fluxo de receitas e despesas do seu escritório de contabilidade é um exemplo primoroso para seus clientes, certo?

Se não for, está mais que na hora de falarmos sobre isso e tomar as providências necessárias para que a gestão financeira do seu escritório contábil seja um modelo a ser seguido. Afinal, seu escritório também é uma MPE e está sujeito aos mesmos desafios que seus clientes enfrentam.

O controle preciso do fluxo de caixa dá condições para que você possa tomar decisões seguras sobre o momento certo de investir ou de captar recursos. Hoje em dia, a melhor maneira de garantir a gestão precisa do fluxo de caixa do seu escritório é adotando um sistema de gestão online, porque ele mantém as informações atualizadas e disponíveis para que você acesse de qualquer lugar, além de não ter que se preocupar em fazer backup dos dados. A tecnologia traz muito mais controle, demandando menos tempo e esforço da sua parte, liberando sua agenda para cuidar dos seus clientes.

Com a economia retraída, os pedidos de recuperação judicial para evitar a falência devem bater recordes em 2015, de acordo com a Serasa Experian.  Em entrevista para o jornal O Estado de S. Paulo, o economista da Associação Comercial de São Paulo, Emilio Alfieri, explica que “O fluxo de caixa precisa projetar ascendência. Se as retas (que apontam a entrada e a saída de recursos) indicam que vão se cruzar, é um sinal negativo”. A melhor maneira de visualizar esse cenário é por meio de uma solução tecnológica que permita enxergar o fluxo por dia, semana, mês e ano. Assim, você vai conseguir se programar para cumprir com seus compromissos financeiros.

Vantagens de controlar o fluxo de caixa no escritório contábil

Acompanhar com regularidade e precisão o movimento financeiro do escritório contábil garante que você consiga ter uma rápida reação frente a qualquer problema no orçamento, evitando que a situação se agrave e chegue em um ponto irreversível. Além disso, o controle frequente também permite:

  • Ajustar as datas de pagamentos das contas do escritório para que fiquem alinhadas com as datas de recebimento dos clientes;
  • Cobrar clientes inadimplentes no prazo adequado para não comprometer seus compromissos financeiros;
  • Renegociar honorários com clientes que tiveram a demanda aumentada por conta de novas obrigações fiscais, mas que ainda não tiveram reajuste no valor mensal;
  • Ter solidez para continuar investindo e crescendo;
  • Fazer projeções de receitas e despesas para os próximos períodos;
  • Identificar qual é o mínimo de caixa que precisa ficar na empresa e aplicar o recurso extra, gerando receita financeira.

Quais os riscos para o escritório de contabilidade quando a gestão do fluxo de caixa não é feita?

Sem saber como estão as entradas e saídas do caixa, qualquer ação para corrigir um problema financeiro fica prejudicada, porque o contador não tem como saber a causa da dificuldade e ela pode se tornar recorrente prejudicando a saúde do negócio. E também há outros entraves:

  • Existe uma dificuldade grande para lidar com imprevistos, como a necessidade de compra de um novo equipamento ou de uma reforma de emergência no escritório;
  • Pode acontecer de não ter caixa suficiente para pagar pessoal como as horas extras necessárias na época da entrega do IR ou até o desligamento de um funcionário;
  • A falta de controle também retarda a evolução tecnológica fundamental para a longevidade da empresa, por não saber se há condições de investir.

Manter um fluxo de caixa perfeito é o exercício principal de todo empresário, e deve ser o seu também. Para isso, é preciso estabelecer a cultura de planejamento, olhando para o seu escritório de contabilidade como empresa que é. Nesse cenário a tecnologia é sua principal parceira!

Conte com os recursos tecnológicos disponíveis para controlar seu fluxo de caixa e garantir a longevidade do seu escritório de contabilidade!

Leia também