Produtividade

Gestão Contabilidade: um caso de sucesso em produtividade contábil

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 5 mins de leitura | ← voltar

Gestão Contabilidade: um caso de sucesso em produtividade contábil

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) conta com 491 mil profissionais registrados em todo país e 82 mil escritórios contábeis. Esse grupo precisa dar conta de atender a uma multidão de empreendedores. Para se ter uma ideia, somente as optantes do Simples Nacional são 10.645.724 de empresas. O grupo de pequenas empresas juntamente com os aproximadamente 5 milhões de micro empreendedores individuais produzem para o Brasil R$ 842.011.583.441,52 e toda essa riqueza passa pela mão do profissional de contabilidade.

Olhando para os números, dá para ter uma ideia da importância do papel do contador para a vida dos empresários e seus funcionários e para a saúde financeira do país. O contador é responsável pela conformidade do empresário com o governo em diversas instâncias, principalmente no que se refere à tributação.

É sabido que a burocracia é um do grandes ladrões para a produtividade dos contadores. Claro, em função do impacto das ações deles para os cofres públicos e para a sociedade em geral, existem muitos processos burocráticos realizados com o objetivo de atender aos critérios do poder público.

Mas, e se uma tarefa que toma normalmente 10 horas do tempo do contador puder ser feita em uma hora? Isso é possível e pode ser feito gratuitamente com a ContaAzul para Contadores.

O objetivo da ContaAzul para Contadores é alavancar a produtividade dos escritórios contábeis e, com isso, liberar tempo para que esses profissionais atuem como parceiros de negócios de seus clientes, auxiliando no crescimento dos empreendedores, no que é conhecido como contabilidade estratégica.

Exemplos claros de como a tecnologia da ContaAzul para Contadores incrementa a produtividade dos escritórios de contabilidade poderão ser vistos nessa série de casos de sucesso de escritórios que atendem seus clientes por meio da contabilidade online, possibilitada pela integração com o sistema de gestão ContaAzul. Foi o caso da Gerencial Auditoria e Consultoria e da Syhus Inteligência Financeira.

O case dessa vez é da Gestão Contabilidade que, ao atender seus clientes com a ContaAzul para Contadores, viu sua produtividade aumentar muito, otimizando o tempo dos processos contábeis.

Nelson, diretor da Gestão, conta que, utilizando a ContaAzul para Contadores, ele conseguiu atender bem o cliente de uma forma muito rápida. Tal eficiência impactou positivamente seus clientes e os funcionários do escritório, pois o principal diferencial entregue pela empresa é a qualidade e agilidade no atendimento.

A fim de comparar o desempenho de sua equipe, Nelson aplicou um teste: com um mesmo cliente, a sua equipe fez todo o processo operacional da contabilidade tradicional e, outra vez, utilizando a ContaAzul para Contadores. Comparando os resultados, Nelson viu seu escritório reduzindo as 10 horas de trabalhos manuais para apenas 90 minutos.

“Uma ferramenta muito fácil de usar e que atende profundamente a necessidade dos contadores e dos clientes com um ganho enorme de tempo e produtividade”, afirma Nelson Boing.

Mas, de onde vem tanta produtividade? Usando a ContaAzul, o cliente já faz toda a parte de contas a pagar e receber e, automaticamente, faz os lançamentos que ficam disponíveis para o escritório por meio da integração. Por causa disso, Nelson fez um plano de negócios em que, paralelamente à contabilidade convencional, está estruturando a empresa para fazer o atendimento via ContaAzul, no processo de contabilidade online.

“Em vez de ficarmos digitando, recolhendo documentação, fazendo o lançamento de contas a pagar, contas a receber, confrontando isso com os extratos bancários, nós conseguimos, com a ContaAzul para Contadores, importar toda essa documentação que já foi previamente lançada pelo cliente, automatizando todo esse processo”, explica Nelson.

Guilherme Vieira, consultor de atendimento, também viu grande valor na ContaAzul para Contadores dentro da Gestão Contabilidade. Hoje, a sua rotina se baseia diretamente em entrar na conta dos empresários que utilizam a ContaAzul, verificar se estão utilizando de forma correta, se está havendo a conciliação bancária diariamente, para terem o fluxo de caixa real, permitindo ao dono do negócio analisar a sua empresa dentro da ContaAzul.

“Essa facilidade, do cliente de chegar até mim e perguntar qualquer eventual dúvida que ele tenha dentro do próprio sistema da ContaAzul, a gente consegue filtrar esse problema e resolver ele aqui dentro da própria contabilidade”, afirma Guilherme.

Quem é a Gestão Contabilidade?

Atuando na área contábil e de assessoria empresarial desde 1º de dezembro de 2002, a Gestão Contabilidade está presente em Santa Catarina na região norte, Vale e Alto Vale do Itajaí. Estrategicamente com a sua matriz situada em Joinville, suas filiais estão distribuídas em Itapoá e Vidal Ramos, somando mais de 40 colaboradores de nível operacional, de coordenação e consultoria direcionada.

Leia também