Marketing

Marketing 2.0 para escritório contábil: guia prático das redes sociais

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 6 mins de leitura

Marketing 2.0 para escritório contábil: guia prático das redes sociais

Você sabia que o termo “escritório de contabilidade” já soma cerca de 60 mil pesquisas por mês, somente no buscador do Google? É, o Marketing Contábil 2.0 chegou para ficar e não pode passar despercebido pelo seu escritório contábil.

Um estudo da We Are Social, agência mundial de mídias sociais, relações públicas e marketing, publicado no início deste ano, aponta que o Brasil tem 110 milhões de pessoas conectadas à internet e quase 50% desse total têm perfis em redes sociais, onde passam cerca de quatro horas diárias. O estudo assinala ainda que o acesso às redes deve crescer 12% em 2015.

Portanto, este é um momento bastante oportuno para você olhar as redes sociais com atenção e tornar sua interação mais profissional, com o objetivo de ganhar autoridade e relevância na internet, gerando negócios para seu escritório contábil. Anderson Hernandes, empresário contábil, escritor e palestrante, afirma que 90% de seus novos clientes viram seus vídeos nas redes antes de contratar os serviços. Ou seja, participar ativamente das redes sociais traz resultado, sim!

No video abaixo ele destaca o porquê esta estratégia é importante, explica como se posicionar como uma autoridade no assunto contabilidade, comenta sobre campanhas patrocinadas e dá dicas valiosas sobre como utilizar o Facebook para divulgar o seu escritório de contabilidade. Veja:

Após ver este vídeo, certamente você vai ficar mais propenso a implementar esta estratégia em seu escritório contábil. E aí vem a dúvida: o que publicar para seus clientes e futuros clientes? A dica fundamental é elaborar conteúdos relevantes para facilitar o dia a dia do micro e pequeno empresário. Você pode postar avisos sobre o prazo de entrega do Imposto de Renda da empresa, notícias sobre alterações na legislação, artigos com dicas para organização dos documentos fiscais e como proceder no desligamento de funcionários, por exemplo. Materiais com estes temas mostram que você pode ajudar o micro empreendedor, indo além da prestação dos serviços contábeis para os quais foi contratado.

Para ajudá-lo a mapear quais são as redes sociais mais importantes e como aproveitá-las da forma mais adequada, preparamos um guia rápido e prático. Aproveite!

Facebook

Essa ferramenta caiu no gosto dos brasileiros e é a mais usada. Para aproveitá-la da melhor forma possível, confira dicas fundamentais:

  • Não misture seu perfil pessoal com a página do escritório: para transmitir a seriedade necessária, você deve criar uma página profissional para a empresa e não misturar posts pessoais com publicações do escritório. As publicações da página profissional podem orientar seus leitores, por exemplo, sobre como proceder em uma recuperação judicial.
  • Busque fontes seguras de informação: para movimentar essa rede social, além das suas publicações, você pode compartilhar notícias de sites confiáveis como do jornal Valor Econômico, revista Exame, revista Isto É Dinheiro, Sebrae e ContaAzul, por exemplo.
  • Atraia o público para seu site: a grande sacada do uso dessa rede é gerar tráfego para o seu site. Você pode publicar um post com um link de um artigo do seu site, convidando seus seguidores para lê-lo. Quando o leitor clica, é direcionada para o seu site e lá pode ler mais artigos e conhecer mais sobre seus serviços.

LinkedIn

Com 20 milhões de usuários no Brasil, o LinkedIn é a maior rede de contatos profissionais do mundo e muito relevante para negócios entre empresas. Crie uma “company page” para divulgar conteúdo, estabelecer conexões com pessoas e empresas, e até mesmo recrutar funcionários.

Para aproveitar bem o marketing contábil 2.0 nesta rede, é fundamental mapear e participar dos principais grupos de discussão do seu segmento, porque aqui as chances dos empresários buscarem sua empresa diretamente para a contratação dos serviços são maiores. O próprio LinkedIn dá dicas sobre as melhores práticas para interação em grupos, como:

  • Participe de grupos de discussão para ganhar autoridade: se você atende MPEs (Micro e Pequenas Empresas) na região de Porto Alegre/RS, por exemplo, interaja em um grupo relacionado (como o Executivos e Empreendedores de Porto Alegre e RS), oferecendo informação útil quando surgir um tema voltado para contabilidade ou tributação.
  • Iniciar debates: o grupo está meio parado? Dê o primeiro passo fazendo perguntas ou pedindo opiniões sobre uma publicação, gerando engajamento e tráfego para o seu site.
  • Compartilhe links de artigos: oferecendo sempre informações prévias ou mesmo um pequeno resumo sobre o assunto, aguçando a curiosidade para clicar.

Acompanhe seu desempenho: em um painel que fica do lado direito da tela é possível avaliar o seu nível de contribuição em cada grupo que participa. Assim, você consegue acompanhar a suas interações e manter-se ativo.

Youtube

O relatório da empresa de tecnologia Cisco (Cisco´s Virtual Networking Index), indica que até 2016, 90% do tráfego de dados na internet será de vídeos online. Seu escritório contábil também pode aproveitar esta oportunidade!

Para começar, você só precisa do seu conhecimento e de uma conta no Youtube. O importante aqui é falar o que seu cliente quer (ou precisa) saber. Explique, por exemplo, quais os riscos de misturar os gastos pessoais com as finanças do negócio, prática tão comum quanto perigosa para as MPEs. Quer uma inspiração para começar? Veja o canal da Tactus Contabilidade. Lembrando que os vídeos também podem ser postados no seu site.

A dica final, porém não menos importante é: regularidade nas postagens. Mantenha-se ativo publicando conteúdo, ao menos, uma vez por semana, participando dos grupos e interagindo com seus seguidores.

Comece agora a usar as redes sociais para que seu escritório contábil se torne referência no mercado, gerando novos negócios!

Leia também