Gestão

Negócios contábeis 2.0: transforme problemas em oportunidades

Gabriel Manes Gabriel Manes | Atualizado em: 26/03/2024 | 3 mins de leitura | ← voltar

Negócios contábeis 2.0: Transforme problemas em oportunidades

Geralmente, os empreendedores vêem os problemas como grandes barreiras para o crescimento da empresa. Na realidade, os problemas precisam ser encarados com oportunidades de aprendizado, afinal, como diz o ditado: mar calmo nunca fez bom marinheiro.

Vivemos em uma realidade onde todas as profissões estão se transformando. Consequentemente, o mercado também muda, inclusive o contábil. Os contadores e profissionais contábeis de hoje estão notavelmente diferentes daqueles de 10, 20 anos atrás. Vemos a tecnologia da conectividade evoluir e tomar cada vez mais espaço na sociedade. É a era 2.0!

E esse movimento, em especial na área contábil, está ocorrendo de forma muito acelerada. O conhecimento técnico é fundamental, mas já não garante muita coisa. Ele, por si só, não basta. Os empreendedores dessa era 2.0 estão muito mais exigentes e não têm se contentado com o básico. A geração Y está mais ativa do que nunca no mundo dos negócios e, como uma de suas características, o senso de urgência está muito mais apurado. Isso vem requerendo uma visão contábil com vieses fiscal, de auditoria e consultoria, entre outros.

Hoje, quando uma empresa procura contratar um contador — ou uma empresa contábil—, geralmente, ela busca aquele que já possui conhecimento em sua área de atuação. Por exemplo, um supermercado prefere um escritório contábil com know-how no setor varejista; uma indústria, por sua vez, tende a escolher alguém com expertise neste campo, e assim por diante. Isso porque a especialização confere autoridade ao contador, possibilitando maior geração de valor para si e para seus clientes.

Contador, mantenha-se atualizado! Olhe atentamente para a eficácia e a produtividade do seu negócio, assim como para a sua concorrência. Você já ouviu falar da análise SWOT? É uma excelente técnica para avaliar os pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa e do seu setor. SWOT é uma sigla que significa Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por essa razão, o exercício também é conhecimento como análise/matriz FOFA.

Análise SWOT

O exercício de criar a sua matriz SWOT consiste em levantar o maior número possível de itens para cada área, podendo assim fazer um diagnóstico certeiro com o objetivo de encontrar alternativas estratégicas que tragam resultados viáveis. Dessa forma, você consegue descobrir como transformar os problemas em soluções.

Incentive seus colaboradores a trazerem ideias e sugestões inovadoras para dentro do escritório. Além de você acabar recebendo grandes ideias, valoriza e motiva a sua equipe. Comece a adotar estratégias e, em pouco tempo, verá os benefícios que essas técnicas podem trazer.

Empreender se torna menos complicado quando encontramos metodologias que apoiam nosso negócio. Este é um procedimento que deve ser copiado por todos os empreendedores da área contábil, pois é o primeiro passo para a diferenciação e valorização dos seus serviços.

Leia também