Gestão

O papel estratégico do contador para o crescimento das MPEs

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 3 mins de leitura | ← voltar

 

O papel estratégico do Contador para o crescimento das MPEs

O título deste artigo soa um pouco incômodo para mim. Ao mesmo tempo em que representa uma afirmação incontestável (o papel do contador é fundamental para a gestão e o desenvolvimento de qualquer pequeno negócio), me impressiono como não reflete a realidade atual do relacionamento dos contadores com as micro e pequenas empresas.

A verdade é que o contador é extremamente subutilizado pelas MPEs. Muitos empresários o veem apenas como “o cara que cuida dos impostos” e o responsável por cuidar da “papelada” da empresa. Lembram do contador uma vez por mês, quando têm de entregar os documentos para fazer o fechamento contábil, ou então quando existe um problema ou dúvida a respeito de algum aspecto burocrático. Alguns até se irritam pelo fato de o contador pedir tais documentos, fundamentais para que ele faça seu trabalho.

Esquecem que, do outro lado, há um profissional capacitado, com informações para conhecer a fundo os aspectos financeiros da empresa e que atende negócios que atuam em diferentes mercados, por isso, consegue ter uma visão aguçada. O contador poderia ser um consultor para os empreendedores em seus desafios diários de gestão. Mas por que isso não acontece?

Em meu dia a dia à frente da ContaAzul, tenho a oportunidade de conhecer e conversar com profissionais de contabilidade sobre a forma como atuam dentro das empresas. Minha percepção é de que os contadores não têm tempo para desempenhar esse papel estratégico, porque perdem boa parte do dia lidando com a tal papelada, digitando dados que têm pouco valor para os clientes. Perdem tanto os contadores, que poderiam ter seu conhecimento aplicado para aumentar o sucesso dos clientes, quanto os empresários, que deixam de ter o apoio deste que poderia ser um conselheiro.

A boa notícia é que a tecnologia pode mudar esse cenário nos próximos anos. Os sistemas de gestão empresarial mais modernos possibilitam que o contador tenha acesso aos dados dos clientes dentro do software e é possível, inclusive, exportar as informações diretamente para o sistema usado pelo escritório de contabilidade. Com essa facilidade, contadores que levavam mais de dois dias para fazer um fechamento contábil estão conseguindo fazê-lo em 15 minutos, ao clique de um botão.

Com a disseminação dessa tecnologia, é natural que o profissional de contabilidade consiga assumir esse papel estratégico. Por isso, deixo uma dica para você que é micro ou pequeno empresário: preste mais atenção neste cara que cuida da papelada. Ele pode ser, sim, “o cara” para o sucesso do seu negócio, e a boa notícia é que depende mais de você do que dele.

Este artigo está disponível no endereço:
http://novo.clipclipping.com.br/estadual/ler/noticia/2210150/cliente/231

Leia também