Playlist

Tecnologia na proposta de serviços contábeis: um caso de sucesso!

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 6 mins de leitura | ← voltar

Tecnologia na proposta de serviços contábeis: um caso de sucesso!

“Incentivar a adoção de um sistema de gestão fácil de usar e de baixo custo já na proposta de serviços contábeis desperta no micro e pequeno empresário o senso de urgência sobre ter o controle da empresa, principalmente dos custos e receitas.”

Ângelo Mori Machado
Diretor da Gerencial

É muito comum que o micro e pequeno empresário fique sobrecarregado com as atividades que deve cumprir. Geralmente, ele é o responsável por contratar funcionários, fazer o marketing, as compras e as finanças da empresa. Um verdadeiro faz tudo, mas que precisa de ajuda para conseguir pensar no desenvolvimento do negócio. Quem já viu esse filme no escritório de contabilidade?

Foi convivendo com essa difícil situação, que Ângelo Mori Machado, diretor da Gerencial Auditoria e Consultoria, teve uma grande sacada: facilitar o caminho para que seus clientes adotassem um software de gestão, capaz de dar total controle sobre a operação de uma MPE.

No modelo de proposta de serviços contábeis da Gerencial, existe um capítulo dedicado à tecnologia, mostrando ao empresário a importância de uma gestão organizada para a longevidade do seu negócio. Se o cliente não estiver familiarizado com a tecnologia, não tem problema. A equipe da Gerencial faz uma demonstração de como se usa um software de gestão explicando detalhadamente todos os benefícios.

Ângelo acredita que boas relações devem ser assim: ganha-ganha. De um lado o cliente tem acesso à informação de maneira dinâmica, organizada, ágil e eficiente. De outro, o escritório de contabilidade pode acessar o sistema remotamente e acompanhar (em tempo real!) tudo o que acontece com ele. “Trabalhando integrados, tanto o contador quanto o empresário têm mais chances de sucesso e crescimento”, declara o diretor da Gerencial.

Com a tecnologia, o processo de integração contábil acontece em poucos minutos, liberando tempo para que o contador possa, por exemplo, consultar documentos digitalizados ou conferir se o cliente fez a conciliação bancária adequadamente, dando uma retaguarda na operação. Ter tempo e as condições necessárias para ajudar nos desafios da MPE certamente amplia a percepção de valor sobre os serviços do contador.

Comitê ContaAzul: apoio exclusivo ao cliente

O desafio de incluir o uso da tecnologia no dia a dia do micro e pequeno empresário é grande, por isso, a Gerencial pensou “fora da caixa” novamente. A empresa percebeu que apenas encaminhar o cliente para o melhor software do mercado não bastava. A rotina na MPE é muito agitada e o empreendedor precisa de ajuda e orientação para conquistar o melhor resultado no menor tempo. Por isso, foi montado um comitê de profissionais treinados com o objetivo de apoiar o cliente na organização da empresa dentro do software de gestão, o chamado Comitê ContaAzul.

Para ter certeza de que essa estratégia era realmente boa para o negócio, o diretor conta que foi realizado um teste com dois grupos. O primeiro fez todo o processo de compra, implementação e uso do software de gestão sem acompanhamento e o segundo grupo teve apoio da Gerencial em todas as etapas.

“Pegamos pela mão e ajudamos em tudo para que a experiência com a tecnologia seja a mais proveitosa. Ajudamos a desenhar o plano de contas e a inserir os lançamentos, por exemplo. Os resultados obtidos pelas empresas acompanhadas foram muito superiores aos do grupo independente. Com certeza esse é um serviço que nos diferencia no mercado”, comemora o empresário contábil.

“Mesmo sendo uma ferramenta desburocratizada e fácil de usar, se o empreendedor tem uma equipe especializada para fazer o acompanhamento é outra dinâmica. É como ter um personal trainer: o exercício é o mesmo, mas os efeitos aparecem muito mais rápido e são mais consistentes”.

Confirmando que se estivesse próximo ao cliente os resultados seriam mais satisfatórios, logo veio a ideia de oferecer uma consultoria para profissionalização da gestão das MPE. Então, na proposta de serviços contábeis da Gerencial também consta a oferta dessa consultoria por meio de um pacote de horas. Com isso, o empreendedor otimiza o tempo de aprendizado e tem total segurança nos dados gerados. Além disso, o escritório gera mais um serviço para compor sua receita.

O empresário conta que os clientes têm recebido muito bem a inclusão da tecnologia na proposta de serviços contábeis. “Quem é que diz não para uma melhoria tão grande como essa, não é?”, diz Ângelo.

Ângelo conta que depois de iniciar esse trabalho de incentivo ao uso da tecnologia já na proposta de serviços, ele e os clientes têm mais tempo para conversar sobre o negócio, avaliar a performance da empresa em conjunto e discutir caminhos a serem tomados.

“Conseguimos nos comunicar mais, ainda que não seja pessoalmente, pois podemos acessar os dados de qualquer lugar. Com isso, as relações pessoais se fortaleceram e o resultado apareceu no caixa das empresas. Essa condição de proximidade com o uso da ferramenta é excepcional”.

Confira a história completa da Gerencial com o sistema ContaAzul, e veja como você também pode agregar mais valor para os serviços do seu escritório contábil e para o negócio do seu cliente:


Raio – X da Gerencial

A Gerencial Auditoria e Consultoria tem quase 40 anos de mercado e fôlego para muito mais. Seus profissionais altamente qualificados possuem formação nas áreas de contabilidade e economia, além de contarem com forte parceria na área do direito empresarial. O sucesso dos clientes é o combustível dessa empresa de serviços contábeis que está sempre em busca de novas soluções e tecnologias que permitam simplificar o dia a dia corporativo, tanto dos clientes quanto do próprio escritório. Sediada em Porto Alegre/RS, também conta com um escritório em São Paulo/SP, onde atende clientes de todo país.


Leia também