Como conseguir Investidores Para o Seu Negócio

A falta de capital para tirar a ideia do papel e manter a empresa no mercado é um problema para muitos empreendedores. Se esse é o cenário da sua empresa, uma opção é conseguir um investidor que aposte na sua ideia. Mas, como fazer para conseguir um investidor? É disso que o CEO da ContaAzul, Vinicius Roveda, vai falar neste treinamento online!

Para você assistir ao curso gravado nos passe seu e-mail!

Transcrição do Vídeo

Sua empresa está cheia de potencial, mas não consegue crescer por falta de investidores? Aprenda agora como solucionar este problema: a ContaAzul, uma empresa com muita experiência em investimentos, compartilha com você informações preciosas sobre como conseguir verba para o seu negócio. Empreendedor iniciante ou experiente, se você deseja expandir seu negócio, acompanhe!

Para que você consiga bons investimentos para seu negócio, é importante ficar atento a algumas questões:

Inovação: tenha um empreendimento diferente, “fora de série”.

Mercado: opte por um mercado com grande potencial e pesquise para compreendê-lo profundamente.

Equipe: monte um time fantástico, capaz de deixar o investidor louco para fazer parte dele.

Produtos: monte protótipos para facilitar o entendimento do que você irá produzir.

Concorrência: crie barreiras para dificultar a cópia de seus produtos e serviços pelos concorrentes.

Relacionamento: construir laços efetivo com seus possíveis investidores também é essencial.

Há, no mercado, vários tipos de investidores, cada um com suas especificidades. Contactados no momento certo, eles são capazes de alavancar seu negócio e trazer tudo aquilo que é necessário para que ele seja um sucesso.

Descubra qual é o investidor ideal para a sua empresa:

Os investidores anjo são aqueles que injetam de 50 a 500 mil em empresas iniciantes, até mesmo quando elas ainda nem saíram do papel.

Já o Seed, ou investimento “semente”, ocorre quando um produto já está definido e quando a empresa já possui alguns clientes. Os valores investidos, neste caso, giram em torno de 500 mil a 2 milhões.

Se a sua empresa já possui um bom faturamento e você está em busca de pessoas e organizações capazes de injetar valores entre 2 a 10 milhões, procure um Venture Capital.

Existem também os Private Equity, grandes bancos que fazem investimentos acima de 10 milhões em empresas já consolidadas.

Quando um investidor opta por participar de seu empreendimento, ele compra uma parte do seu negócio e vocês passam a ser sócios. Para que este relacionamento seja saudável, é importante criar um ambiente de cooperação entre as partes, e não de cobrança constante.

Aproveite também para explorar toda a experiência deste acionista para melhorar cada vez mais os processos dentro da sua empresa e não se esqueça de formalizar sua parceria através de um contrato.
Todo o investidor busca um retorno financeiro: ele espera multiplicar os valores aplicados em um negócio a fim de aumentar seus próprios recursos. Mas ele também precisa estar ciente de que corre riscos, inclusive de perder o que foi injetado, e de que os retornos só aparecem a longo prazo.

Cabe a você, que busca o apoio dele para colocar em prática suas ideias e expansões, oferecer toda a segurança e profissionalismo para que ambos obtenham os melhores resultados possíveis.
Um Advisor (ou Conselheiro) é um mentor que normalmente atua próximo ao CEO de uma empresa. Trata-se de alguém com experiência na área do seu negócio e que pode, em alguns casos, ser também um investidor. Sua função é auxiliar a empresa a encontrar soluções para seus desafios.

Entretanto, é fundamental estar ciente que os Advisors têm prazo de validade: eles são chamados para resolver problemas específicos de um momento da vida da sua empresa e, como ela está sempre mudando, pode ser que, passado este problema, seja preciso trocar de Advisor para solucionar seus novos desafios.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre como buscar investidores para seu negócio? Então continue acompanhando nosso blog e nossos cursos para saber mais sobre como seu empreendimento pode ter cada vez mais sucesso!

  • Naiara Oliveira - Embaixadora ContaAzul

    Apresentador(a):

    Naiara Oliveira - Embaixadora ContaAzul

    Analista de Marketing da ContaAzul

  • O que você vai aprender:

    Principais passos para buscar um investimento
    Quando buscar um investimento
    Tipos de investidores
    O que muda após receber o investimento
    Qual o objetivo do investidor
    E muito mais!