Conciliação Bancária com o ContaAzul

No treinamento sobre importação de extrato bancário e conciliação com o ContaAzul, é passado detalhamente o processo para fazer isso e manter o saldo bancário atualizado no sistema. 

Para você assistir ao curso gravado nos passe seu e-mail!

Transcrição do Vídeo

Conciliação Bancária significa conferir as contas bancárias da sua empresa com o controle financeiro interno. Esse tipo de ação tem por objetivo verificar se os dados financeiros são consistentes, averiguando se o saldo bancário interno, os lançamentos e as datas de ambos evidenciam as mesmas informações.

No curso, ensinaremos como dinamizar sua rotina, exportando um extrato bancário para a ContaAzul a fim de manter a gestão financeira de sua organização sempre em dia. Veja como é fácil:

O primeiro passo é entrar na sua conta pelo internet banking (através do site do seu banco) e visualizar seu extrato dentro do prazo que você deseja (nos últimos 30 dias, por exemplo). As informações que aparecerão na tela poderão ser salvas no seu computador. Opte por salvar o documento em formato .ofx, pois ele é compatível com o software ContaAzul.

Em segundo lugar, faça seu login no software, vá até a aba Financeiro, no menu horizontal, e clique em Importar Extrato, na coluna à esquerda. Você verá, a seguir, o botão azul de Importar Extrato Bancário no meio da tela. Clique nele para fazer a transição de dados.

Por último, selecione o extrato previamente arquivado em seu computador e clique em “abrir”. Selecione, abaixo, a conta bancária vinculada ao documento e clique em “continuar”. Um botão verde de Conciliar estes lançamentos aparecerá para que você confirme a operação.

Se você seguir esses três passos corretamente, seus lançamentos estarão imediatamente disponíveis na ContaAzul. Suas despesas aparecerão em vermelho, enquanto sua receita estará em azul.

Na caixa à esquerda, aparecerá uma bolinha vermelha com um número referente às conciliações que ainda estão pendentes. Ao passar o mouse por cima de cada um dos lançamentos descritos na tela, você verá as seguintes opções:

Adicionar ao Financeiro;

Encontrar Lançamento já Cadastrado e Conciliar; e

Importar Lançamento como uma Transferência.

A primeira permite que você cadastre informações a serem conciliadas mais tarde.

A partir daí, o próprio programa identificará, na segunda opção, valores e datas iguais para sugerir uma conciliação. Isso acontecerá sempre que a despesa estiver registrada, mas ainda não tiver sido marcada como “paga”.

Por fim, se você fez uma transferência entre contas, também poderá identificá-las dessa forma através da terceira opção apresentada acima.

Saber exatamente qual é o saldo financeiro da sua empresa é imprescindível para garantir seu futuro e evitar problemas de gestão. Entender os lançamentos de sua conta corrente e confrontá-los com os dados do setor financeiro permitirá que você tenha maior controle sobre suas contas, e é justamente para isso é que serve a conciliação: para que você mantenha todas as suas finanças organizadas e atualizadas.

Conciliar suas contas bancárias por meio de um software como o da ContaAzul agiliza esse processo, permitindo que você só se preocupe com o que realmente importa na sua empresa.

Se você gostou de saber mais sobre essa função da ContaAzul e sobre como a Conciliação Bancária é importante para a sua empresa, fique atento ao nosso blog e aos nossos cursos para aprender ainda mais! E se ainda tiver alguma dúvida ou sugestão, escreva para a gente!

  • Naiara Oliveira - Embaixadora ContaAzul

    Apresentador(a):

    Naiara Oliveira - Embaixadora ContaAzul

    Analista de Marketing da ContaAzul

  • O que você vai aprender:

    Como importar o extrato bancário no sistema.
    Fazendo a conciliação.
    Manter o saldo atualizado
    E muito mais!