Gestão Financeira Empresarial para Iniciantes

Neste treinamento o economista Luis Costa, da controladoria da ContaAzul, apresenta as melhores práticas de gestão financeira empresarial para iniciantes.

Com o ContaAzul você poderá fazer a melhor gestão empresarial. Nunca mais dependa de planilha do excel :P
Vendas, Estoque, Financeiro, Fluxo de Caixa, Emissão de Nota Fiscal Eletrônica e mais!

Experimente grátis agora: http://conta.co/ca-cadastro

Para você assistir ao curso gravado nos passe seu e-mail!

Transcrição do Vídeo

Não conseguiu acompanhar o vídeo? Acompanhe a transcrição do conteúdo! :)

Para que a sua empresa possa lucrar e prosperar no mercado, é necessário ter um rigoroso sistema de gestão financeira. Isso porque tal ação permitirá que você saiba quais são seus custos fixos e variáveis e quanto seu negócio rende de fato, além de facilitar a medição da disponibilidade financeira projetada e a vivenciada.

E para que você, que está iniciando um empreendimento agora, saiba mais sobre esta metodologia, produzimos a transcrição do vídeo abaixo com tudo o que é necessário sobre a gestão financeira. Portanto, confira!

A gestão financeira visa projetar quanto de dinheiro será necessário para sua empresa nos próximos meses, como ela conseguirá este recurso e qual a melhor forma de utilizá-lo. Após definir o planejamento estratégico para um determinado período, alinhe as ações com as projeções financeiras da organização e defina qual será o orçamento para executá-las da melhor maneira possível. E não se esqueça de “prever” cenários distintos e alternativas para vivenciá-los.

A melhor maneira de começar uma gestão com o “pé direito” é fazendo um planejamento. Depois de analisar os objetivos da empresa para um determinado período de tempo, de saber qual o valor do recurso para executar o plano e de onde virá o dinheiro, você precisará fazer um controle. Nele, você definirá procedimentos e políticas de gastos, quem poderá gastar quanto e quem é o responsável por todo o sistema financeiro da empresa. Em seguida, chegará o momento de monitorar todas as ações. E para que isso aconteça, é preciso que todo seu sistema financeiro esteja organizado, com todas as informações registradas para fácil produção de relatórios.

Contas a receber, contas a pagar, bancos, fluxo de caixa: estes são os 4 controles essenciais da gestão financeira que deverão ser praticados diariamente. Em relação ao primeiro, é preciso criar um registro contendo o nome do cliente, o valor a ser recebido, a data de vencimento e a forma de pagamento (venda à vista ou a prazo). O procedimento em relação ao segundo é similar ao primeiro, mas deve constar também um “status” informando se a conta já foi paga ou não. O terceiro diz respeito ao controle de todas as contas bancárias que a empresa movimenta. Para fazê-lo de forma adequada, utilize um livro de contas correntes ou contrate softwares específicos. E o quarto e último refere-se aos registros das entradas e saídas de recursos financeiros que fazem o seu fluxo de caixa. Atente-se sempre ao saldo e averigue se ele está de acordo com as previsões.

Nada de perder tempo com caneta, papel e planilhas básicas do Excel. As tecnologias existem para otimizar nossas rotinas e no caso da gestão financeira não é diferente. Para fazê-la de forma rápida, segura, e de qualquer lugar onde você esteja, contrate um software específico para este tipo de gestão. Com ele, você terá respostas rápidas sobre a real situação financeira da sua organização, permitindo, assim, que decisões sejam tomadas com mais precisão e agilidade. Sem contar que estes sistemas são intuitivos, o que não exige conhecimento avançados sobre informática.

Gostou de saber um pouco mais sobre estes processos que irão auxiliá-lo a controlar as finanças da sua empresa? Ficou com alguma dúvida? Escreva-nos utilizando a caixa de comentários abaixo.

  • Naiara Oliveira - Embaixadora ContaAzul

    Apresentador(a):

    Naiara Oliveira - Embaixadora ContaAzul

    Analista de Marketing da ContaAzul

  • O que você vai aprender:

    Qual o papel da gestão financeira?
    Como começar com o pé direito
    Controles essenciais no dia a dia
    Principais erros na gestão financeira.
    Ferramentas