Materiais Educativos

Compartilhe essa página

Glossário

Despesa incorrida

O que é despesa incorrida?

Despesas incorridas são aquelas que são registradas no período em que ocorreram, ou seja, no momento em que passaram a existir, independentemente da data do pagamento agendado. As despesas incorridas possuem relação com o regime de competência, que é um princípio da contabilidade o qual impõe a obrigatoriedade de registrar receitas e despesas dentro de seu período de competência. É possível citar como exemplo de despesa incorrida, a conta de luz ou a folha de pagamento dos funcionários, pois as duas despesas normalmente são registradas em um mês e pagas no início do mês seguinte.

Principal Função

As despesas incorridas possuem como principal função, promover uma maior organização financeira empresarial e prever os futuros gastos financeiros da mesma. O processo é um pouco complexo, mas o importante é entender que as despesas incorridas devem ser registradas no momento exato em que nascem as obrigações correspondentes a elas, podendo o pagamento ocorrer meses depois de seu registro, dessa forma o valor da obrigação financeira futura permanece no passivo da empresa, até que a mesma seja efetuada. Com o reconhecimento das despesas no período de sua competência, as organizações empresariais conseguem administrar melhor suas despesas e se preparar financeiramente para as obrigações futuras.

Divisões das Despesas Incorridas

Entende-se por despesas os mais variados gastos que uma empresa possui, de forma direta ou indireta, com o intuito de obter lucro, ou seja, gerar receita. Quando as despesas ocorrem o ativo e o passivo da empresa sempre sofrem mudanças e por esse motivo é necessário classificar os lançamentos como ativos ou passivos.

  • Ativo: Entende-se por ativo todos os ganhos financeiros, aplicações, recursos, bens e direitos da entidade empresarial, que existam no presente ou futuro. As despesas quando são registradas normalmente diminuem o ativo da empresa, mas no caso das incorridas elas só diminuem os valores monetários do ativo na data em que ocorrer o pagamento das obrigações.
  • Passivo: As dívidas e obrigações da empresa são registradas no passivo, portanto quando ocorre uma despesa o passivo aumenta, no caso das incorridas, os valores monetários envolvidos são registrados no passivo apenas quando as obrigações da empresa são quitadas.