Materiais Educativos

Compartilhe essa página

Glossário

Dre

O que é DRE - Demonstrativo de resultados do exercício?

O Demonstrativo de Resultados do Exercício é também conhecido pela sigla DRE, e é uma demonstração contábil que visa catalogar todas as contas do balanço patrimonial da empresa de modo a evidenciar e justificar o resultado líquido da mesma durante o exercício que corresponde a exatamente 1 ano contábil. Na maioria dos casos, o ano contábil segue o mesmo padrão do ano civil, iniciando-se no dia primeiro de janeiro e terminando em 31 de dezembro, mas isso sempre fica a critério da empresa. Se é a preferência seguir este padrão ou alterá-lo da maneira que melhor lhe convier. É válido lembrar que para fins de contabilidade todos os meses do ano são considerados como tendo 30 dias e portanto o ano contábil terá exatos 360 dias de duração.

Qual a função específica da DRE?

A DRE tem como uma das principais funções confrontar todas as despesas realizadas, assim como as receitas que foram recebidas pela empresa no ano em questão. Sendo assim, se tornando uma forma de especificar todas as operações uma a uma dentro dos grupos de contas patrimoniais a que pertencem. O balanço patrimonial visa principalmente em fazer um comparativo com os anos anteriores. Já a DRE tem como objetivo maior esclarecer como se formou a situação líquida da empresa no final do exercício, ao levar em consideração os valores recebidos, bem como os valores gastos com a atividade empresarial e deduzindo as despesas das receitas para que se obtenha o valor do lucro.

Obrigatoriedade da DRE

Todas as empresas de capital aberto, ou seja, aquelas que negociam parte de suas ações na bolsa de valores, estão obrigadas perante a lei a apresentar publicamente duas demonstrações de resultado de exercício dentro do exercício. E é comum que isto aconteça a cada seis meses, portanto, é importante ficar sempre atento aos prazos.