Materiais Educativos

Compartilhe essa página

Glossário

Irpj

O que é IRPJ - Imposto de renda pessoa jurídica?

O imposto de renda para pessoas jurídicas (IRPJ) é o imposto cobrado e específico para empresas com cadastros jurídicos, bem como todas as empresas que são registradas ou não, além de empresas estatais, pertencentes a sociedades mistas, estabelecimentos em estado de falência ou de negócios rurais.

Quando é feito?

O Imposto para pessoas Jurídicas, normalmente, é declarado anualmente ou trimestralmente. Se for declarado de forma trimestral, deverá ser pago em 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro. Entretanto, se acontecer alguma fusão com outra empresa, a data será aquela da fusão e não as datas informadas. Outra alteração na data acontecerá se a empresa individual for cancelada.

Como é feito o cálculo?

A alíquota é diferente de acordo com o modelo de tributação escolhido para declarar o IRPJ. Entretanto, normalmente, será cobrado 15% de todo lucro independente do modelo escolhido. Mas, se o valor que a empresa lucrou for maior que o valor de cada parcela multiplicado pelo número de meses e for maior que R$20.000,00, a empresa poderá sofrer um adicional de 10% que deve ser pago juntamente com os 15%.  Normalmente, isto só acontece com empresas que foram fundidas.

Modelos de tributação

Existem quatro modelos tributários para as instituições, sendo eles:

  • Lucro simples;
  • Lucro arbitrário;
  • Lucro real;
  • Lucro presumido.

Entretanto, não basta escolher o melhor modelo para a empresa, visto que, muitas vezes, um tipo de empresa enquadra-se apenas em um, e deste modo, não pode alterá-lo.

  • Lucro real: É o tipo em que a maioria das grandes instituições como bancos, empresas de seguros e previdência privada participam. É o modelo que participam as empresas com lucro maior que R$ 48 mi no exercício do ano anterior.