Sobre o que estamos falando?
- Realizar o controle de ponto é fundamental para garantir uma gestão assertiva sobre a jornada de trabalho dos colaboradores. Além disso, ele é obrigatório para as empresas com mais de 20 funcionários;
- Isso significa que entender seu funcionamento e particularidades é indispensável para todo empreendedor que deseja agregar mais segurança, conformidade e qualidade à sua administração;
- Neste artigo, entenda melhor o que é controle de ponto, o que diz a CLT sobre ele, seus principais tipos, benefícios e como escolher o melhor sistema para o seu negócio.
Além de ser uma obrigação para os negócios com mais de 20 colaboradores, o controle de ponto é muito comum nas empresas que desejam ter um domínio melhor sobre a jornada de trabalho da sua equipe.
As informações registradas no ponto de trabalho interferem diretamente na folha de pagamento e permitem entender com mais clareza os padrões de assiduidade e otimizar a gestão de pessoas.
Alguns veem o controle de ponto como algo ruim, que serve apenas para vigiar os funcionários. Mas a verdade é que ele serve para assegurar os direitos, tanto do colaborador quanto da empresa.
Afinal, controlar a jornada dos trabalhadores é uma das regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Portanto, se você quer agregar mais conformidade, qualidade e segurança à administração do seu negócio, precisa saber bem o que é controle de ponto e dominar suas principais particularidades!
Neste artigo, selecionamos as principais informações que você precisa saber a respeito do assunto. Acompanhe os tópicos e aproveite:
- O que é um controle de ponto?
- O que diz a CLT sobre controle de ponto?
- Quais são os tipos de controle de ponto?
- Entenda a importância de registrar o ponto dos seus colaboradores
- Como escolher o melhor sistema para gestão de ponto?
- Aprenda mais com a Conta Azul

O que é um controle de ponto?

O controle de ponto é o registro da jornada de trabalho dos colaboradores de uma empresa. Ou seja, significa anotar todos os horários que compõem um dia de trabalho, geralmente a entrada, pausa, retorno e saída.
Possuir um controle de ponto garante o bom funcionamento da empresa, além de ser uma forma de organização.
O que diz a CLT sobre controle de ponto?
O Art. 74 da Consolidação das Leis do Trabalho determina que um estabelecimento comercial com mais de 20 funcionários deve anotar os horários de entrada e saída dos colaboradores por meio de um registro manual, mecânico ou eletrônico.
A CLT também estabelece que alguns cargos são liberados das obrigações de registrar o ponto.
Previstos no Art. 62, os cargos de confiança e os trabalhadores em regime de home-office não precisam “bater o ponto”. Também estão isentos do controle os estabelecimentos com menos de 20 colaboradores.
Quais são os tipos de controle de ponto?
Para realizar o controle de funcionários em relação aos seus horários de entrada e saída, as empresas podem utilizar diferentes modelos de gestão de ponto. Os 4 tipos principais de registro são:
Ponto manual
O controle manual de ponto é um caderno ou catálogo em que os funcionários anotam os horários de entrada, almoço e saída.
Seu uso atende às determinações da lei, mas é um dos meios menos seguros que existem para controle de jornada, pois é muito fácil de fraudar, pouco funcional e está sujeito a erros operacionais na conferência das informações.
Ponto mecânico ou cartográfico
O ponto mecânico ou cartográfico foi a primeira invenção do relógio de ponto. Ele funciona através de um cartão, que o funcionário insere na máquina e carimba os horários.
Ele possui os mesmos contras do ponto manual. Ou seja, sua conferência não é prática e é necessário passar todas as informações para outro lugar no final do mês, o que pode ocasionar erros operacionais.
Relógio de ponto eletrônico
Muito comum atualmente, o registrador eletrônico de ponto, conhecido também como REP, é aquele aparelho que fica na parede das empresas, para os funcionários registrarem seus horários de entrada e saída.
O equipamento possui três meios de registro: cartão, biometria e senha. Mas, para a coleta dos dados registrados, é necessário a utilização de um complemento, o Sistema de Registro de Ponto (SREP).
Controle de ponto alternativo
O controle de ponto alternativo é a mais recente revolução do registro de ponto. Isso porque, não se trata de um relógio físico, mas sim de um software que funciona de forma online.
Seu uso está se tornando uma tendência crescente entre as empresas graças à maior variedade de formas de registro, que incluem computador, tablet e até mesmo um celular.
Todos os dados já são colhidos diretamente no sistema e o tratamento também é feito por ele, sem precisar de extensões ou sistemas complementares.
Entenda a importância de registrar o ponto dos seus colaboradores
Sem um bom controle de ponto, as empresas ficam sem os dados necessários para atender às obrigações no preenchimento da folha e ainda têm a gestão de pessoas prejudicada, pois há menos clareza sobre a jornada dos colaboradores.
Prezar por um bom controle de ponto de trabalho agrega uma série de vantagens ao negócio e aos próprios colaboradores, como:
- Pontualidade e assiduidade: garante que os colaboradores cumpram seus horários de entrada e saída, promovendo regularidade no ambiente de trabalho;
- Produtividade: melhora a eficiência operacional ao permitir a identificação de padrões de produtividade e oportunidades para otimização de processos;
- Transparência: proporciona clareza nas horas trabalhadas, ajudando a evitar mal-entendidos e promovendo uma comunicação aberta entre colaboradores e gestores;
- Gestão de horas extras: facilita o controle e a redução de custos relacionados a horas extras, ajudando a manter o orçamento dentro do planejado;
- Conformidade legal: assegura que a empresa esteja em conformidade com as leis trabalhistas, evitando multas e penalidades;
- Confiança: estabelece uma relação transparente entre a empresa e os colaboradores, aumentando a confiança e a satisfação no ambiente de trabalho;
- Melhoria no clima organizacional: reduz conflitos relacionados a horários e pagamentos, promovendo um ambiente de trabalho mais harmonioso;
- Apoio à gestão de pessoas: fornece informações precisas para o departamento de Recursos Humanos, auxiliando em avaliações de desempenho e planejamento de carreiras;
- Facilidade de auditoria: simplifica o processo de auditoria interna e externa, proporcionando registros claros e precisos das jornadas de trabalho;
- Segurança: assegura um registro seguro das jornadas de trabalho, protegendo tanto a empresa quanto os colaboradores de possíveis disputas.
Como escolher o melhor sistema para gestão de ponto?
Se a sua empresa gosta de inovar e estar por dentro de todas as tendências do mercado, os sistemas de controle de ponto alternativos, como o da PontoTel, são a melhor opção.
Além de possuir um bom custo benefício, o sistema garante que o seu negócio se mantenha protegido contra qualquer irregularidade. A solução funciona de forma fácil: em poucos cliques, o setor de RH consegue ter todas as informações necessárias para a Gestão de Ponto, gráficos, relatórios e muitas outras vantagens.
Além de ser mais econômico do que o relógio, o sistema também não exige tantas manutenções e pode ser utilizado de forma móvel, favorecendo a gestão de colaboradores externos, em jornadas remotas ou flexíveis.
Aprenda mais com a Conta Azul
Se você chegou até aqui, sabe que o controle de ponto é uma ferramenta indispensável para toda empresa que busca mais conformidade, eficiência e transparência no ambiente de trabalho.
Além de cumprir uma obrigação legal para os negócios com mais de 20 colaboradores, ele proporciona clareza sobre as jornadas e favorece a gestão de pessoas, beneficiando todos os envolvidos.
Portanto, adotar um bom ponto digital para funcionários pode fazer toda a diferença para se proteger contra irregularidades, assegurar que os direitos dos colaboradores sejam respeitados e promover espaço mais harmonioso e eficiente.
Agora que você já sabe tudo sobre controle de ponto, que tal continuar se informando e melhorando seus conhecimentos sobre o universo dos negócios? Neste artigo, nós abordamos tudo o que você precisa saber sobre rotinas financeiras. Acesse e dê mais um passo rumo a uma gestão ainda mais eficiente.