O que você vai ver neste post:
- A Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) é um documento fiscal emitido apenas por prestadores de serviço, cujo objetivo é comprovar transações comerciais com pessoas físicas ou jurídicas;
- O ISS é um dos tributos cobrados nesse tipo de nota e não existe um prazo limite para emissão do documento. Apesar disso, o recomendado é logo após a execução do serviço;
- Com a Conta Azul Pro, é possível emitir as Notas Fiscais de Serviço com menos riscos de erros manuais e de uma forma muito mais rápida. Assim, você economiza tempo e fica em dia com as obrigações contábeis.
Cuidar de uma prestadora de serviços é uma tarefa desafiadora: nem sempre é fácil encontrar bons profissionais e manter um padrão de qualidade.
Além disso, também é preciso ter atenção ao executar alguns processos administrativos, financeiros, contábeis, como a emissão da Nota Fiscal de Serviço — NFS-e. Isso porque qualquer erro pode gerar um retrabalho imenso, o que não é nada interessante para quem já tem muita coisa para dar conta.
É muito comum que o empreendedor tenha algumas dificuldades com a emissão da NFS-e. Afinal, a sua expertise, ou seja, especialidade, é oferecer um serviço de qualidade para encantar e conquistar mais clientes.
Continue a leitura deste conteúdo para tirar as suas principais dúvidas sobre como emitir a Nota Fiscal de Serviço e entender melhor este processo. Prepamos um checklist completo, com tudo que você precisa saber sobre este documento.
Aqui, confira:
- Como funciona a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)?
- Qual é o prazo para emissão da NFS-e?
- ISS e a Nota Fiscal de Serviço
- Emissão de nota fiscal é com a Conta Azul!

Como funciona a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)?

A Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) foi criada em 2006 e trata-se de um documento fiscal emitido apenas pelas empresas, MEIs e autônomos que prestam serviços, cujo objetivo é comprovar essas transações comerciais perante à Receita.
Regulada pelas prefeituras, a NFS-e é obrigatória para todas as prestadoras de serviços. As únicas exceções são os autônomos e os MEIs, quando ambos vendem para pessoas físicas.
No entanto, caso o cliente seja uma pessoa física e exija uma comprovação do serviço prestado, mesmo você sendo MEI ou autônomo, o recomendado é emitir a nota. Isso reforça a seriedade do seu trabalho e a boa imagem da sua empresa perante o público.
Emita NFS-e pela Conta Azul Pro: experimente agora, sem pagar nada!
Qual é o prazo para emissão da NFS-e?
Não existe um prazo limite para emissão da Nota Fiscal de Serviço (NFS-e). Porém, o mais indicado é que ela seja emitida assim que o serviço é prestado. Assim, você não corre o risco de, em uma visita do Fisco, receber uma multa pela falta desse documento.
Caso você não consiga emitir a NFS-e por algum motivo, pode optar pelo Recibo Provisório de Serviços (RPS), documento que substitui a nota por até 10 dias, contados a partir da emissão.
ISS e a Nota Fiscal de Serviço
O Imposto Sobre Serviços (ISS), também chamado Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), é um dos tributos mais importantes cobrados em todas as Notas Fiscais de Serviços, independente do regime de tributação da empresa ou se o profissional é autônomo.
Ele impacta no valor final da nota e cada município tem autonomia para cobrar o percentual. Para entender melhor como ele é cobrado, vamos a um exemplo.
Se um dos seus serviços custa R$ 10.000 e a alíquota do município é de 5%. Para encontrar o valor, basta multiplicar 10.000 por 5%. O ISS sobre essa nota então é de R$ 500,00.
Embora os sistemas emissores de NFS-e façam o cálculo automaticamente, sabendo calcular esse imposto manualmente, você consegue definir melhor o valor dos seus serviços.
Entenda o que é o ISS e o que mudou nesse imposto.
Emissão de nota fiscal é com a Conta Azul!
A Conta Azul facilitou o processo de emissão das notas fiscais para que empreendedores, como você, economizem tempo, energia e dinheiro com essa atividade!
Com isso, você pode focar em outras tarefas do negócio que também merecem a sua atenção, além de manter a empresa em dia com essa obrigação contábil. Afinal, deixar de emitir notas fiscais é considerado crime de sonegação fiscal, com penas que podem variar desde multa até reclusão.
Através da Conta Azul Pro, além de gerenciar a empresa de onde estiver, você também pode:
Emitir mais de 10 tipos de notas fiscais de forma simples e com poucos cliques;
Consultar em tempo real quantas notas foram emitidas e canceladas;
Armazenar as notas na nuvem pelo tempo exigido pelo Fisco (5 anos) ou mais;
Economizar com impressão, pois elas podem ser enviadas automaticamente para o contador, sem a necessidade de malotes;
Importar os seus certificados A1 e A3. Como cliente da Conta Azul, você também ganha um desconto de 36% ao adquirir o certificado A1;
Fazer a conciliação bancária e fiscal de forma automática;
Reduzir o trabalho com digitação de informações e eliminar os riscos de erros, pois basta apenas cadastrar apenas uma vez os dados dos seus clientes e fornecedores.
O melhor é que a plataforma Conta Azul Pro foi desenvolvida para micro e pequenas empresas e é ideal para quem está começando agora!
Clique aqui para experimentar essas e outras facilidades da Conta Azul Pro sem pagar nada!