Gestão de Pessoas

Baixe grátis uma planilha de RH e organize os dados do setor em um só lugar

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 3 mins de leitura | ← voltar

A sigla RH vem da expressão Recursos Humanos, que engloba o conjunto de colaboradores de uma empresa. Assim também é chamado o setor que faz a gestão dessas pessoas, conduzindo processos como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, políticas de remuneração e benefícios e administrando a relação entre os funcionários e a empresa.

Como você pode ver, esse é um departamento fundamental para a gestão de pessoas de uma empresa. Para ajudar você a entender mais sobre o papel do RH e como manter os dados do setor organizados, fizemos este post e disponibilizamos uma planilha de RH para download gratuito. Tenha uma boa leitura!

Importância do departamento de RH

O papel do departamento de recursos humanos é alinhar o desenvolvimento pessoal de cada funcionário com o desenvolvimento de toda a empresa. Desde a etapa de recrutamento, o departamento de RH tem a tarefa de analisar o perfil dos funcionários, encaixá-los nas equipes que mais lhe correspondem e, posteriormente, avaliar o desempenho destes funcionários.

Quem trabalha nesta área também deve compreender o modelo de negócio da empresa e seus objetivos à médio e longo prazo. Aliados aos gestores e diretores, é o departamento de RH que cria a estratégia corporativa responsável pela motivação das equipes de colaboradores e a harmonia entre todos os colegas de trabalho.

Indicadores de RH

Existem alguns pontos chaves que devem ser analisados para que se compreenda se os recursos humanos de uma empresa estão produzindo de uma maneira eficaz, são eles:

  • Índice de rotatividade
  • Tempo médio dos funcionários dentro da empresa
  • Custos de treinamentos
  • Custos de rescisões dos funcionários
  • Número de faltas dos funcionários

Existem inúmeros outros, mas cada empresa deve analisar seu ambiente organizacional e construir seus próprios indicadores. Por exemplo, uma empresa que trabalha com consultores ou vendedores que não precisam bater ponto ou cumprir carga horária rígida possui indicadores muito diferentes do que uma empresa onde todos precisam bater ponto.

Baixe grátis uma planilha de RH

Leia também