O que você vai ver neste post:
- O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa ou pessoa, afetando diretamente a gestão financeira do negócio;
- O cálculo do patrimônio líquido resulta da diferença entre ativos (bens e direitos) e passivos (obrigações), indicando o valor real da empresa;
- Com a Conta Azul, você pode gerenciar o patrimônio do seu negócio de forma simples e integrada, automatizando processos e facilitando a contabilidade.
Você sabe o que é patrimônio? Pode até parecer um conceito simples, mas entender corretamente o que compõe o patrimônio de uma empresa ou de uma pessoa é essencial para a boa gestão financeira e a saúde do seu negócio. O patrimônio não se resume apenas aos bens materiais que você possui, mas também envolve os direitos e as obrigações que impactam diretamente o valor real do seu empreendimento.
No artigo de hoje, vamos explicar em detalhes o que é patrimônio, como ele é calculado e qual a sua importância na contabilidade de empresas. Se você quer entender melhor como esse conceito impacta no sucesso financeiro do seu negócio, continue a leitura!

O que é patrimônio?

Pode-se definir como patrimônio, o conjunto de bens, direitos e obrigações. Os bens nada mais são que o item material, de posse da entidade. Essa entidade pode ser empresarial, mas o termo também se aplica, com exatamente o mesmo sentido, para as pessoas naturais.
O patrimônio da empresa jamais se confunde com o dos seus sócios.
Podemos dar como exemplos de bens:
- Dinheiro;
- Estoques;
- Máquinas.
Os direitos são os item incorpóreos, mas que são valorizáveis e mensuráveis, cuja realização poderá ou não tornar-se um bem.
Podemos citar como exemplos de direitos:
- Contas a receber;
- Seguros a realizar, etc.
Já as obrigações são as contas a pagar, assim como os empréstimos, e outras situações do gênero.
Somando todo este conjunto, nós obtemos a Equação Base da Ciência Contábil, que é exemplificada da seguinte maneira:
Bens + Direitos – Obrigações = Patrimônio Líquido.
Patrimônio Líquido
O patrimônio líquido é relativo aos valores que os sócios ou acionistas possuem na empresa em questão, em um determinado momento. Nele, a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos representa o Patrimônio Líquido, que é nada mais que o valor contábil devido pela pessoa jurídica aos sócios ou acionistas, baseado no Princípio da Entidade.
O patrimônio líquido é dividido da seguinte forma no Brasil:
- Capital social;
- Reservas de capital;
- Ajustes de avaliação patrimonial;
- Reservas de lucros;
- Ações em tesouraria;
- Prejuízos acumulados.
Detalhes adicionais sobre o patrimônio em relação a empresas:
- A contabilidade de empresas registram somente os atos e os fatos ocorridos que sejam relativos ao patrimônio da mesma, e não possui relação com o patrimônio particular de seus sócios. Logo, pode-se observar que não se misturam transações de uma empresa com as de outra, por mais que elas sejam do mesmo grupo empresarial, permanece o respeito pela individualidade.
Concluímos que o patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações. Já o patrimônio líquido, é o relativo ao resultado da equação de ativos menos passivos exigíveis.