Controle financeiro empresarial em uma plataforma online de gestão

Sua empresa precisa de controle financeiro? Centralize tudo em um único sistema

4,9 4
ContaAzul

Eu procurei a ContaAzul com o objetivo de facilitar e ganhar agilidade na emissão de Notas Fiscais. Demorava 10 horas para emitir cada NF-e e com a ContaAzul passei a fazer em apenas 2 minutos."

Saiba mais

O controle financeiro de sua empresa mais simples e fácil

Ganhe tempo e agilidade com o Controle Financeiro Online do ContaAzul

Controle financeiro ContaAzul: online e confiável para sua pequena empresa

Painel de Controle

Encontre com rapidez um painel de controle da empresa com a visão geral de sua empresa. As principais informações do seu negócio de forma simples para você ter na mão os dados de que precisa para tomar a decisão certa.

Controle financeiro empresarial

Com o ContaAzul, você realiza toda a gestão de seu negócio com um único sistema de controle financeiro. Cuide da saúde de sua empresa com uma visão de relatórios em tempo real, das contas a vencer à situação do fluxo de caixa. Para administrar as finanças, quanto mais precisa for a informação, melhor a decisão que você pode tomar.

Decisões baseadas em dados

Como micro e pequeno empresário, você sabe bem que é baseado em informações precisas que você consegue antecipar problemas, resolvendo dores do negócio. O saldo precisa bater e os lançamentos têm de estar classificados para a contabilidade concluir o fechamento do mês. O ContaAzul tem como missão auxiliar os empresários e tornar mais simples tarefas desse tipo. Por ser um programa financeiro completo, ele permite o controle de caixa e fornece uma visão mais ampla de todas as partes do negócio.

Planejamento

Com o ContaAzul, você realiza toda a gestão de seu negócio com um único sistema de controle financeiro. Cuide da saúde de sua empresa com uma visão de relatórios em tempo real, das contas a vencer à situação do fluxo de caixa. Para administrar as finanças, quanto mais precisa for a informação, melhor a decisão que você pode tomar.

Responsabilidades

Em um time, cada um tem um papel e responsabilidades. No controle financeiro de uma empresa, é preciso que todos saibam os objetivos e obrigações. Com o controle de acesso por perfis de usuários, você pode liberar a seus funcionários a visão de determinados relatórios e fluxos de gestão e limitar outros. Essa separação aumenta o foco no trabalho de cada membro da equipe e assegura informações visíveis apenas a quem precisa.

Sincronize suas contas com o banco

Você faz seus lançamentos no ContaAzul. Ao mesmo tempo, no dia a dia, o dinheiro entra e sai de sua conta bancária. O que vale é o dinheiro, certo? Sim, mas é importante que, no controle financeiro, os lançamentos financeiros previstos coincidam exatamente com cada movimentação na conta corrente. A tecnologia do ContaAzul é desenvolvida para facilitar e garantir essa sincronia essencial para a saúde de sua empresa.

Integração bancária

A integração com internet banking dos principais bancos do país permite que o extrato de suas contas bancárias esteja sincronizado com o controle de movimentações financeiras do ContaAzul. Automaticamente, os dados são trazidos para você ganhar tempo e categorizar entradas e saídas financeiras

Controle de contas a pagar e receber

Ganhe agilidade ao gerenciar suas contas a pagar online. No ContaAzul, você aplica filtros por data, por categoria e por centro de custo. Receba também avisos sempre que uma data de vencimento estiver próxima, seja para realizar o pagamento, seja para buscar uma renegociação de prazos com o fornecedor, por exemplo.

Emitir recibo para clientes

Deixe de lado o bloco de recibos em papel. Melhore o controle de recibos emitidos com ferramentas online. Você agiliza a emissão desse tipo de documento após o recebimento de um pagamento.

Análise de pagamentos vencidos e pendentes

Responda rápido: de onde vem cada real que entra no caixa de sua empresa? Quanto tempo você demora para receber por suas vendas e contratos assinados? Por mais que seu negócio tenha uma ideia desses tempos, a precisão na resposta de prazo de recebimento é decisiva na hora de decidir sobre desconto de duplicatas ou mesmo decidir sobre outras formas de crédito, considerando a situação do capital de giro da empresa.

Relatório por centro de custos

Além de uma visão geral das despesas de sua empresa, é possível visualizar suas despesas agrupadas por centro de custo. Esse tipo de controle gerencial de despesas organizadas por centro de custo (ou setor) permite saber quanto cada produto ou área da empresa consome de recursos. E quanto cada um pode contribuir em um momento de redução.

Fluxo de Caixa Online

Utilize o fluxo de caixa em tempo real para analisar os lançamentos financeiros de sua empresa e fazer projeções. Tenha também a visão e o controle mensal e por dia, compatíveis com o regime de caixa e de competência. Você pode analisar lançamentos financeiros sem confusões com o saldo de caixa. Livre-se do antigo livro de caixa e evite quebras, identificando de maneira mais organizada os momentos em que há sobra dinheiro na conta de sua empresa para investir. Demonstrativos atualizados automaticamente e acessíveis online são mais seguros e precisos para entender a situação das finanças de seu negócio.

Fluxo de caixa diário sob controle

Fluxo de caixa diário ou operacional é o controle financeiro que acompanha movimentações financeiras, entre entradas e saídas. Seu controle é um elemento básico de gestão, porque permite saber se sua empresa tenha dinheiro disponível para uma conta a pagar ou para tomar decisões sobre investimentos, solicitação de empréstimos, antecipação de recebimentos, entre outras ações. Esse tipo de monitoramento fica mais ágil e preciso com um software como o ContaAzul.

Fluxo de caixa mensal

O fluxo de caixa descontado permite uma visão geral do negócio, considerando vendas à vista e a prazo, bem como despesas com fornecedores, pessoal, encargos e tributos e materiais de consumo. Fluxo de caixa mensal é uma forma de controle financeiro de uma empresa, considerando pagamentos e recebimentos a cada mês e ano. Diferentemente do acompanhamento operacional (diário).

Relatório de lançamentos de caixa

Um relatório reúne lançamentos de caixa de contas a pagar e a receber para calcular o saldo disponível e as projeções para os dias seguintes. Agrupado em cada uma das contas de seu plano de contas, o relatório de caixa pode ser organizado conforme o regime de caixa (data em que as movimentações financeiras são realizadas) ou regime de competência (quando o contrato é assinado, a nota fiscal emitida ou o compromisso assumido). É comum, na gestão da empresa, que essas datas sejam diferentes, por questões de prazo de pagamento e recebimento.

Integração com a contabilidade

Em vez de enviar para a contabilidade documentos impressos ou por e-mail, que tal fazer isso automaticamente? Caso sua assessoria contábil use o ContaAzul para Contadores, você integra sua gestão financeira facilmente. Com mais transparência e agilidade, sua empresa ganha mais proximidade do contador, que pode atuar como um consultor de negócios para suas finanças.

Apoio do contador no dia a dia

Saiba que há muito mais possibilidades de ter o contador como consultor estratégico de sua empresa, inclusive se preparando para novas leis, organização contábil e recomendações financeiras, como fluxo de caixa, dinheiro e rentabilidade de produtos e contratos. No dia a dia, o contador é uma referência como fonte de conhecimento em administração para melhorar a vida de sua empresa. Separar tempo para aprender sobre planejamento financeiro e contábil nem sempre é viável para a maioria dos empreendedores.

Importar e exportar planilhas

Tem uma planilha financeira em Excel para o controle das finanças de sua empresa? Migrar para um sistema integrado é um sinal de amadurecimento na gestão, e o melhor é aproveitar o que você já tem de histórico em sua empresa. Você pode importar e exportar dados do ContaAzul com facilidade, dispensando a digitação manual. Basta subir o arquivo e explicar, para o sistema, o que está em cada coluna.

Nota fiscal eletrônica de produto integrada

Com o emissor de nota fiscal online do ContaAzul, você economiza tempo e trabalho, pois nosso sistema de emissão de NF-e é totalmente integrado com o processo de vendas. Você nunca mais vai precisar informar duas vezes os dados de um pedido!

Integrações que agilizam a emissão.

Uma das principais vantagens de usar o ContaAzul para acessar o site da Prefeitura é que as vendas, contas a receber e fluxo de caixa lançados no sistema são atualizados automaticamente com a emissão da nova nota, além de o emissor de NFS-e ser totalmente integrado com a emissão de vendas. Você nunca mais vai precisar informar dados de uma venda duas vezes! O envio de documentos ao contador também é mais ágil e preciso, para quem usa a integração com o contador.

Certificado digital fácil de importar

A assinatura de certificados digitais garante a segurança das transações online da empresa, como troca de documentos e mensagens. Esses certificados têm validade jurídica e são necessários para a comunicação com os sistemas da Sefaz.

Funcionalidades ContaAzul

Perguntas frequentes

Por que o ContaAzul é um ERP para pequenas empresas?

O ContaAzul é um ERP para pequenas empresas. Por isso, inclui os recursos necessários para a gestão de uma MPE. Isso inclui aspectos como o Financeiro (contas bancárias, contas a receber e a pagar, fluxo de caixa, faturamento, cobrança e fechamento), Vendas, (cadastro de produtos e serviços e controle de pedidos), Contratos, além de relacionamento com Clientes (com recursos de um CRM, como acompanhamento no funil de venda, relatórios de pedidos por cliente, vencidos e inadimplentes, envio de documentos, alertas de recebimento de e-mail e de aniversário etc.). 

ERP é a sigla em inglês para “Enterprise Resource Planning”, o que é traduzido normalmente como Sistema Integrado de Gestão. A proposta é que o sistema financeiro, cadastro de clientes, comercial, relação com a contabilidade e outros processos da administração e das finanças estejam organizados em um único software. A tecnologia permite ganhar tempo com a automatização de rotinas e aumento da precisão dos dados em que você toma decisões sobre os rumos de seu negócio.

Logo ao se cadastrar, o ContaAzul oferece um passo a passo com instruções simplificadas exibidas na tela. Ao inserir o CNPJ da empresa, são trazidos dados dos cadastro oficiais, como endereço e CNAE. A seguir, você personaliza o sistema com sua marca, para que relatórios, venda e mensagens enviadas pelo software tenham aparência profissional e caracterizada de seu negócio.

A partir daí, você pode importar dados de clientes, de vendas, do financeiro e de estoque a partir de planilhas e controles existentes ou começar a alimentar o ContaAzul com dados. Cadastrar produtos, clientes e vendas é igualmente fácil, sempre com instruções passo a passo exibidas na tela.

Sim, ContaAzul emite nota fiscal eletrônica de diferentes tipos.

Confira os tipos de nota disponíveis:

NFS-e: Nota fiscal eletrônica de prestação de serviço para mais de 600 cidades
NFC-e: Nota fiscal eletrônica do consumidor para 21 estados
NF-e: Nota de venda de produtos, quando sua empresa vende um bem ou mercadoria para outra empresa ou para o consumidor final, incluindo.
– Nota Complementar ICMS ST
– Nota de Compra ( Substituir a nota de entrada pelo nome nota de compra)
– Nota de Venda Consignada
– Nota de Venda à Ordem
– Nota de Venda para Entrega Futura
– Nota de Venda de Industrialização
– Nota fiscal de remessa
– Nota fiscal de retorno
– Nota fiscal de devolução
– Nota fiscal de exportação

Por ser uma plataforma online que conecta vendas ao financeiro, a geração de nota fiscal é simples de usar e ajuda sua empresa a ganhar tempo, trazendo dados de clientes, de produtos ou de serviços diretamente para o documento fiscal.

Ainda é possível cancelar notas (conforme legislação de sua cidade ou de seu estado), mantê-las armazenadas pelo prazo legal (5 anos) e importar as notas de compra emitidas contra sua empresa para alimentar o financeiro e o estoque, além de cumprir obrigações de manifestação do destinatário eletrônica junto à Sefaz Nacional

Fisco é o nome dado para as áreas do governo responsáveis por arrecadar impostos, em suas diferentes esferas. A autoridade fazendária municipal, estadual ou federal é chamada genericamente de “fisco”.

O termo refere-se ao Estado como gestor dos dinheiro público (Tesouro) para aspectos financeiros, econômicos, patrimoniais e tributários.

Para facilitar a vida do empreendedor e para que ele consiga acessar as informações de sua empresa de qualquer lugar, o ContaAzul é 100% online, funcionando bem mesmo se seu acesso à Internet não tiver a velocidade que você gostaria. Isso porque o ContaAzul é muito leve, otimizado para ser carregado rapidamente em qualquer velocidade de conexão.

Mesmo em conexão 3G ou 4G, de celular, que você já consegue trabalhar. Inclusive disponibilizamos planilhas de clientes, produtos e financeiro para caso você tenha alguma instabilidade, você pode cadastrar e importar no sistema quando sua conexão estiver reestabelecida.

Sim. O ContaAzul utiliza a mesma segurança que os bancos online, garantindo o tráfego e armazenamento seguro de todos os dados da sua empresa.

A segurança SSL garante que todas as informações trocadas entre seu computador e os nossos servidores ocorram em total segurança. Os certificados SSL usados pelo ContaAzul são os mesmos utilizados por bancos online e o cadeado verde ao lado da barra de endereços do navegador indica que a transmissão de dados é segura.

Além disso, o ContaAzul roda no datacenter mais conhecido e respeitado do mundo, chamado Amazon Web Services (AWS). Os servidores da AWS possuem inúmeras certificações de segurança, como ISO 27001 e PCI DSS.

Os lançamentos financeiros no ContaAzul podem ser feitos de diferentes formas. Além do cadastramento individual de contas a pagar ou a receber, em que você preeche os dados de cliente ou fornecedor e da venda ou despesa, há meios automatizados de fazer isso. A integração bancária automática ou com arquivo OFX para sincronizar extrato da conta corrente é uma delas: cada movimentação pode ser convertida em um lançamento financeiro, com a devida classificação. Os dados bancários ajudam, por meio da conciliação bancária, a dar baixa no que já foi liquidado. É possível ainda criar lançamentos a partir de notas fiscais (de entrada ou saída) ou pela busca automatizada de nota de compra do site da receita.

Com essa funcionalidade você pode manter o controle de todas as suas contas bancárias e seus respectivos saldos em um único lugar.

Para te dar ainda mais controle sobre as finanças da sua empresa, temos a opção de filtrar seus lançamentos financeiros por conta bancária. Com isso, você pode analisar individualmente o fluxo de dinheiro de cada uma de suas contas.

A integração bancária possibilita que você mantenha sincronizados os dados do extrato de suas contas correntes ou poupança com seu controle financeiro (contas a pagar, a receber e fluxo de caixa). Ela agiliza muito a conciliação bancária, ou seja, a tarefa de conferir a que corresponde cada movimentação financeira do extrato. Esse recurso é muito importante para saber exatamente onde está, de onde veio e para onde vai cada real de sua empresa. 

É a saúde financeira do negócio em jogo, e o ContaAzul tem funcionalidades avançadas para automatizar boa parte desse processo. A integração pode ser feita automaticamente ou por meio da importação de arquivo .OFX, padrão usado pelos bancos para exportar dados do extrato.

O principal benefício de usar ContaAzul Receba Fácil Cartão é a transparência, porque você consegue automatizar a conciliação entre o que você recebe e as vendas feitas no cartão. Assim, você tem acesso simples e direto ao valor exato dos repasses que vai receber, o que foi descontado (taxas cobradas, tarifas por antecipações de recebíveis, estorno, aluguel).
Muitos de nossos clientes relatam que, antes de migrarem para nossa solução, sofriam com a falta de transparência bancos ou operadoras. Com frequência ouvimos depoimentos de empresas que conviveram com meses de dados obscuros e atrasos no recebimento de diferenças entre o contratado e o cobrado. Tudo isso agora fica no passado.

Em parceria com a Stone, criamos uma solução única e inovadora para pequenas empresas para você parar de perder dinheiro. Por um preço justo, você tem uma solução muito mais completa de cobrança com controle financeiro.
Oferecemos uma tarifa padrão para todos os clientes, independentemente do seu volume de vendas, segmento ou porte. Você sabe desde o começo qual vai ser custo da maquininha e os percentuais cobrados por bandeira.

O ContaAzul oferece planos para diferentes tamanhos de empresa. Você pode explorar os detalhes em nossa página de planos e preços.

O DRE é complementar a outros tipos de relatório, como fluxo de caixa diário ou mensal. Nas análises de caixa, os eventos financeiros são apresentados de acordo com a data em que efetivamente o dinheiro foi movimentado, com lançamentos agrupados por categorias.

No DRE, vale a data de competência: o dia em que a obrigação financeira foi contratada, não necessariamente paga (data da nota fiscal ou de assinatura de um contrato, por exemplo). Por isso, em muitos dos grupos apresentados, status dessa conta (paga ou a pagar) não são considerados no demonstrativo.

Os dados reunidos no DRE Gerencial de sua empresa são coletados pelo ContaAzul dos lançamentos financeiros cadastrados no sistema. Especialmente para Comércio e Indústria, também são trazidas informações de Vendas (Valor da Venda e o Custo da Venda), atualizando o valor dos Custo dos Produtos no cadastro e gestão de produtos de sua empresa. Contas a pagar e a receber e conciliações bancárias devidamente atualizadas são essenciais para garantir a precisão do relatório.