Gestão de serviços para pequenas empresas

Melhore a gestão de serviços com integração de contratos e financeiro

4,9 4
ContaAzul

O ContaAzul é um excelente sistema de gestão que nos ajudou muito, facilitou os processos, os controles internos e a gestão por parte da gerência e da diretoria.

Precisa de uma gestão mais simples e ágil?

Melhore a Gestão de Serviços com a integração de contratos e financeiro do ContaAzul

Controle a prestação de serviços de sua empresa com o ContaAzul

contaazul-contas-a-receber

Gestão de serviços qualificada

Uma gestão de serviços de qualidade para sua empresa depende de informações com precisão e clareza. Entenda como o ContaAzul permite ganhar tempo em seus negócios, com recursos de gerenciamento e controle de serviços. Do cadastro de clientes ao relacionamento, com todo histórico de propostas comerciais, você encontra recursos para diferentes necessidades de uma empresa de prestação de serviços.

contaazul-vendas-clientes

Cadastro de clientes e contratos

Cadastrar clientes de sua empresa, ainda na fase de prospecção, permite manter todo o histórico de relacionamento, sejam eles consumidores finais, sejam outras empresas. Tenha visão clara de relatórios por cliente e por centro de custo, conforme sua necessidade.

contaazul-integracao-bancaria

Ferramentas para o gestor de serviços

Ao final do mês ou do período contratado, é hora de fazer o faturamento e cobrar. Com as melhores ferramentas para o gestor de serviços, você emite boletos registrados de forma fácil e segura, e pode enviar o documento de cobrança junto da nota fiscal de serviço, de modo claro e transparente para o cliente.

contaazul-painel-controle

Controle de custos de serviço

O controle das finanças é a base para impulsionar as vendas e a rentabilidade de seu negócio, mas é preciso ter uma base administrativa sólida para gerenciar os processos comerciais, até o faturamento e cobrança. O ContaAzul facilita a gestão do dinheiro, para entender os custos fixos e variáveis do dia a dia.

contaazul-tela-de-criacao-vendas-recorrentes

Tipos de prestação de serviços

Com tantos recursos, o ContaAzul está pronto para apoiar a gestão de sua empresa para diferentes tipos de prestação de serviços. Flexível e escalável, sua empresa terá uma visão das vendas da prospecção ao faturamento, com recursos de cobrança e acompanhamento de clientes, para ampliar contratos e lucrar mais.

contaazul-emissao-nfe

Faturamento por cliente

Faturamento é o valor total recebido por sua empresa em um determinado período. O conceito se distingue do lucro, que é o saldo positivo resultante entre as receitas de vendas e pagamentos de despesas e custos do negócio. Faturar é importante porque envolve receber dinheiro, de modo formal — por meio de uma fatura ou nota fiscal. Ter uma visão clara do que acontece com cada cliente nesse processo administrativo é decisivo.

contaazul-tela-de-relatorio-pagamentos-centro-custo

Cálculo de serviço e preço

Quanto vale seu serviço e como convencer seu cliente de que o preço é justo? Uma precificação bem-feita é meio caminho para assinatura de contrato. O ContaAzul facilita essa tarefa reunindo informações decisivas por centro de custo e tipo de despesa para fazer o cálculo de serviço e preço a cobrar.

tela-IMPOSTOS

Imposto sobre serviços sugerido

Planejamento e recolhimento de impostos são um tema crítico para pequenas empresas, porque os impostos que incidem na nota dependem enquadramento tributário da empresa. Em muitos casos, os tributos são ISS (Imposto Sobre Serviço), PIS/Cofins e IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte). A alíquota do Supersimples é calculada também sobre os valores de faturamento da NFS-e, no caso das empresas optantes por esse regime. Para lidar com a complexidade do sistema tributário do país, receba sugestões de impostos sobre serviços diretamente no cadastro de tipos de serviço de sua empresa ou na emissão da nota fiscal de serviços. O ContaAzul usa seu histórico de serviços e as boas práticas de mercado para isso. Basta verificar e emitir em poucos segundos.

contaazul-tela-de-ordem-de-servico

Ordem de serviço

Crie e controle cada ordem de serviço para seus clientes, indicando a fase do processo (orçamento e proposta, aprovado, em andamento e concluído), para ter uma visão de cada pedido. Você pode manter documentado o serviço necessário e registrar informações de controle, visíveis apenas a sua equipe interna, não exibidas para o cliente.

contaazul-vendas-clientes

Controle de vendedores

Como está o trabalho de cada vendedor de sua equipe? Quais clientes têm orçamentos apresentados, aprovados ou recusados? O cadastro de cada cliente de sua carteira está atualizado, para garantir que suas vendas prossigam sem depender de um membro do time? O controle de vendedores é o processo de gestão que permite acompanhar o andamento e a produtividade de cada um, e garantir melhores resultados de venda para sua equipe.

Funcionalidades ContaAzul

Perguntas frequentes

O que é Recibo Provisório de Serviços – RPS?

É o documento que deve ser expedido por emitentes da NFS-e em eventual impedimento de emissão on-line da NFS-e. Também pode ser utilizado por prestadores de serviço sujeitos à emissão de grande quantidade de NFS-e (por exemplo, estacionamentos, instituições de ensino etc.).

Nessas hipóteses, o RPS deverá ser emitido no momento da prestação do serviço para cada transação. Depois, é obrigatório providenciar sua conversão em NFS-e mediante a emissão on-line ou envio de arquivos (processamento em lote).

Existem atualmente 3 tipos de notas fiscais eletrônicas, cada uma servindo para substituir determinados documentos: A NF-e foi criada para substituir as notas fiscais de modelos 1 e 1A, utilizadas nas operações de venda e prestação de serviço, que está relacionado à cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Já a NFS-e foi criada para substituir a Declaração de Serviço, documento exigido pelo município e que está relacionado à cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviço). Enquanto isso, a CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) substitui diversos documentos exigidos para se fazer o transporte de carga (Modelos 7, 8, 9, 10, 11 e 27).

O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), ou somente Imposto Sobre Serviços – ISS, é da competência dos municípios (CF/88, art. 156, III) e substituiu, com a Reforma Tributária feita pela Emenda nº 18, de 1965, o antigo Imposto de Indústrias e Profissões, que constituía a principal fonte de receita tributária municipal.

O Valor do ISS é definido de acordo com a natureza da operação, a opção pelo Simples Nacional, o regime especial de tributação e o ISS Retido, e será sempre calculado, exceto nos casos previstos em lei. A alíquota do ISS é definida pela legislação municipal. Quando a NFS-e é tributada fora do município em que está sendo emitida, a alíquota será informada pelo contribuinte.

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica é um documento fiscal, utilizado para o registro das prestações de serviços, gerado e armazenado eletronicamente.

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento fiscal, de existência apenas digital, que viabiliza a comunicação entre o prestador de serviço e a prefeitura do município, substituindo as tradicionais notas fiscais de serviços impressas. A NFS-e possui o objetivo de registrar as operações relativas à prestação de serviços por parte das empresas.

Em casos onde não é possível gerar uma NFS-e pontualmente, existe uma solução que é o Recibo Provisório de Serviços (RPS). O RPS é um recibo de responsabilidade do contribuinte e deverá ser gerado manualmente, possuindo uma numeração sequencial crescente. Este recibo deverá ser convertido em uma NFS-e no prazo estipulado pelo município onde sua empresa atua.

Existem quatro tipos de notas fiscais emitidas por quem é MEI (microempreendedor individual). Entenda o que está por trás de siglas como NFA, NFA-e, NF-e, NFS-e e NFC:

  • Nota Fiscal Avulsa: Essa é a forma mais fácil para os MEIs emitirem nota fiscal, porém não são todos os estados que possuem esse tipo de nota fiscal. Para emitir essa nota, o MEI deve ir na Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do seu estado e fazer a solicitação (ou num escritório da SEFAZ no caso de o estado não oferecer o serviço pela internet). Normalmente, pela internet é gratuito e é cobrado uma taxa para fazer a solicitação num escritório da SEFAZ. Verifique se o seu estado emite e quais os documentos que são necessários para isso;
  • Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e): É uma forma eletrônica e gratuita de emitir a nota fiscal avulsa, porém são poucos os estados que oferecem esse serviço. Ela funciona da mesma forma de uma nota avulsa;
  • Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e): O MEI pode, porém não é obrigado, utilizar as notas fiscais eletrônicas. Caso ele decida utilizá-la, terá que cumprir os mesmos requisitos de uma empresa não optante pelo MEI. Se você quer saber mais sobre o assunto, confira o nosso artigo sobre como emitir notas eletrônicas.
  • Nota Fiscal de Venda a Consumidor: Essa nota é utilizada para venda de produtos. Para fazer a impressão dessa nota numa gráfica é preciso pedir uma autorização AIDF na Secretaria da Fazenda do seu estado e depois imprimir numa gráfica seguindo as regras.

Quando sua atividade for comércio ou indústria, você deve:

1º– Solicitar a Nota fiscal avulsa diretamente na SEFAZ do seu estado. Em alguns estados esta etapa pode ser feita pela internet através de um requerimento online. Se o seu estado permite a emissão de Nota Fiscal Eletrônica avulsa, você deve pegar o nome do usuário e a senha de acesso do Sistema Autenticador e Transmissor de Cupom Fiscal (SAT) em um posto fiscal da SEFAZ. Alguns estados dispõem esta solicitação via internet, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, entre outros. No caso de dúvidas, busque algum orgão do SEBRAE na sua cidade.

2º- Guardar todos os documentos de compras de mercadorias realizadas pela sua empresa. Esses, junto com as nota fiscais de vendas, devem ser anexados ao relatório mensal de faturamento da empresa.